[google6450332ca0b2b225.html

terça-feira, dezembro 01, 2009

O novo génio da pintura tem 7 anos e chama-se Kieron



A pontualidade é britânica, diz o senso comum. Mas nem sempre os fiéis de sua majestade estão à altura da tradição. Michelle Williamson que o diga. Depois de deixar o filho Kieron na escola, correu para a galeria de arte onde iam ser vendidas as primeiras aguarelas da criança de 7 anos. Em vez de chegar às nove em ponto, atrasou-se 15 minutos. Tempo mais que suficiente para que as 16 aguarelas fossem vendidas por 18 mil euros.

Os compradores eram de países tão diferentes como o Japão ou a Alemanha. "Foi incrível. A venda acabou antes de começar. Já tive vendas rápidas, mas nunca como esta", disse Adrian Hill, responsável da galeria Picturecraft, em Holt. As aguarelas, que estariam em exposição durante um mês, retratam barcos, igrejas e paisagens rurais. Na melhor da hipóteses, pensava-se que todos os quadros chegariam aos mil euros.

A rapidez da venda apanhou todos de surpresa, mas há uma razão simples: com 7 anos ninguém pinta com tanta perfeição. O talento de Kieron já foi comparado ao de Picasso. "Acredito que a última criança artista com este talento foi Picasso. Kieron está a melhorar a cada dia, e a rapidez com que aprende é impressionante. Ele domina certas técnicas que muitos artistas demoram anos a aperfeiçoar", disse Adrian ao "The Observer".

Quando Kieron Williamson começou a desenhar, fazia os mesmos rabiscos impercetíveis que os colegas da escola. No ano passado, contou a mãe aos jornalistas, ele não desenhava bem e eram os pais que faziam dinossauros para ele colorir. Tudo mudou numas férias. A família fez as malas e partiu para as regiões litorais de Devon e da Cornualha. A criança gostou tanto das paisagens e dos barcos que pediu aos pais que lhe comprassem papel e tintas. Quando regressou a Holt, Carol Ann Pennington, amiga da família, que é artista, viu o talento da criança e ofereceu-se para lhe dar aulas. Todos ficaram surpreendidos com com a selecção de cores, a noção de perspectiva e a sensibilidade para sombras, nada comum numa criança dessa idade. "Gosto de pintar porque é divertido e inspirador. Faz-me pensar em sítios que não posso ver", explicou Kieron.  

Truque de marketing? Génios de palmo e meio não são notícias raras. Em 2004, Marla Olmstead com apenas 3 anos revolucionou as galerias de arte ao usar uma técnica expressionista abstracta semelhante a de Jackson Pollock. Anos mais tarde, descobriu-se que a criança pintava porque os pais a obrigavam. A australiana Aelita André, de 2 anos, tornou-se conhecida este ano por vender quadros a mil euros e expor em várias galerias de Melbourne. Mas na realidade, os autores eram os pais. Quanto ao talento de Kieron, também se levantam algumas dúvidas. Keith, pai da criança, é dealer de arte e todos se questionam como é que de um ano para o outro a criança deixou de fazer rabiscos e passou para as aguarelas. Já os clientes que lutaram pelas obras no leilão não parecem preocupados com isso. fonte: jornal i

1 comentário:

  1. LICURGO NETO ARTISTA PLÁSTICO

    Conheçam o site do grande artista plástico Licurgo Neto, baiano de Esplanada.
    Licurgo foi o criador do espaço Varanda das Artes em Paquetá, onde se realiza um projeto para um centro cultural de artes plásticas.
    Licurgo utilizou diversos estilos de pintura para mostrar o seu talento, e através de exposições em diversos países, tornou-se conhecido internacionalmente.
    Seu estilo retratava a simplicidade de seu povo, suas origens, sua terra, os problemas sociais.


    Visite o site sobre a vida e a obra do artista plástico Licurgo Neto, com fotos, vídeos, depoimentos, e muito mais.
    Temos também dicas culturais atualizadas: programação de cinema, teatro, shows, restaurantes, etc.
    Guia de museus e galerias de arte do Brasil.
    Biografia dos grandes mestres da pintura, através de enciclopédia virtual.

    Acessem: www.licurgonetoartistaplastico.com.br
    www.licurgonetoplasticartist.com

    Siga-nos no Twitter:
    https://twitter.com/licurgoneto

    ORKUT: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=12342826574339554112

    ResponderEliminar