[google6450332ca0b2b225.html

quarta-feira, maio 19, 2010

Nasceu Got, o primeiro touro clonado

fonte jornal i
Nasceu em Espanha o primeiro bezerro clonado. Got, o nome do recém-nascido, veio ontem ao mundo na localidade de Frómista. Filho de uma vaca leiteira e de um touro de corrida de uma famosa ganadaria espanhola, o bezerro não foi concebido dentro do processo normal.
Os cientistas responsáveis pela clonagem explicaram, em conferência de imprensa, todas as fases da clonagem: foram retiradas células da pele do animal a ser copiado (neste caso o pai), que foram posteriormente implantadas num óvulo – que tinha já sido extraído da vaca. O novo óvulo, que continha apenas material genético do pai, foi depois implantado no ventre da vaca leiteira, que foi usada como “barriga de aluguer” durante o período de gestação.
Embora Espanha não tenha nenhuma lei que impeça a clonagem de animais, o Decreto 1201/2005 de 10 de Outubro regula a protecção dos animais utilizados em experiências científicas. A norma abarca os aspectos relativos ao seu bem-estar, bem como as condições em que é permitido o seu uso em testes autorizados, garantindo, assim, que o animal não sofre durante o processo.
Hoje é ainda esperado o nascimento do “irmão” de Got, o bezerro Glass, concebido segundo o mesmo método de clonagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário