[google6450332ca0b2b225.html

segunda-feira, janeiro 24, 2011

Insectos serão fonte de proteínas alternativa à carne

Poderá a mentalidade ocidental mudar, caso se tenha de alimentar de insectos no futuro, como alternativa à carne? “Têm um sabor semelhante ao das avelãs, são ricos em proteínas, pobres em gordura e não transmitem doenças aos humanos que os consomem”, segundo uma equipa de cientistas holandeses. Na Tailândia, por exemplo, os gafanhotos fritos são uma das iguarias que os turistas não deixam de experimentar.
Os investigadores da Universidade de Wageningen (Holanda) acreditam que os insectos poderão vir a substituir a carne no nosso prato e justificam que são uma fonte de proteínas mais saudável e um alimento mais amigo do ambiente.

“Um dia, o Big Mac poderá custar em média 120 euros e um Bug (Insecto) Mac apenas 12 e as pessoas a escolher a última opção serão mais numerosas do que as que escolherão o hamburger”. Esta foi a frase, do entomologista Arnold van Huis, que mais surpreendeu numa conferência que decorreu na Universidade de Wageningen.

O encontro teve como objectivo apresentar os últimos resultados das investigações realizadas pelo grupo de trabalho e incluiu a mostra de vários petiscos menos habituais: chocolate com morcões, rolinhos de grilos, quiche de larvas, entre outros.

Marcel Dicke, responsável pelo departamento de Entomologia da Universidade de Wageningen, não acredita que a mentalidade ocidental mude facilmente e que as pessoas comecem a consumir este tipo de alimento. Abelhas, joaninhas térmitas são algumas das 1400 espécies de insectos comestíveis, revelou ainda acrescentando: “vai chegar o dia em que teremos forçosamente que reduzir o consumo de carne e teremos de encontrar uma alternativa”.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) explica que o planeta contará com nove milhões de habitantes, em 2050, e a superfície de terras agrícolas já começou a diminuir. Com dez quilos de vegetais produzem-se seis a oito quilos de insectos, comparativamente, apenas daria origem a um quilo de carne. Actualmente, já se consomem 500 variedades de insectos no México, 250 em África e 180 na China, onde são considerados um prato ‘gourmet’.

Jornal de Ciência, Tecnologia e Empreendorismo


2 comentários:

  1. Tukakuban,

    Com saudade de você, vim e li seu blog. Os meus foram renovados. Quer dar uma pasadinha?
    abraço carinhoso,
    chico miguel de moura

    ResponderEliminar
  2. Vamos lá ver...
    Euzinho, sim, eu mesmo já comi Gafanhotos fritos, Lagartas das árvores e, formiga "Salalé". Prezo-me de dizer que foi uma experiência que não me desagradou.
    Sabe o que são formigas "Salalé"? São aquelas que fazem uns grandes morros de terra, muito forte, e que se encontram em África.
    Se comemos camarões que se alimentam de seres necroses, porque não comermos gafanhotos que são herbívoros?

    ResponderEliminar