[google6450332ca0b2b225.html

domingo, junho 24, 2012

As homenagens

Diário de Notícias

As homenagens

Não basta ser brasonado de nome; é preciso merecê-lo

Maria Teresa Góis
 
 
"Caminhais em direcção da solidão. Eu, não, eu tenho livros."Marguerite Duras (1914-1996)

É costume que no dia 10 de Junho, dia de Portugal, o Presidente da República ou quem o representa, homenageie pessoas que por uma ou outra razão tenham contribuído para a sociedade com actos e obras valorosas e dignificantes.
Os nomes ou entidades são acordados por mútuo acordo dos governos e no caso da Madeiradeduzo que prevaleça a opção de escolha regional.
As pessoas podem ser mais ou menos simpáticas, mais ou menos populares, mais ou menos figuras politizadas. O que não podem deixar de não ter é obra feita, reconhecida como útil, necessária e influente no meio.
Em 05 de Novembro de 2011, subscrita por 327 identidades, sendo professores de diversos graus, editoras, livreiros, escritores e outros, foi dirigida aos senhores Presidente da República, Primeiro-ministro, Secretário de estado da Cultura, representante da República para a RAM, Presidente do Governo Regional da Madeira e ao Secretário Regional de Educação e Cultura da RAM, uma carta na qual se pedia que no dia 10 de Junho deste ano, meritoriamente, fosse distinguido o senhor Jorge Figueira de Sousa.
Este, livreiro de profissão, herdou de seu avô Jacintho Figueira de Sousa (1860) e depois de seu pai, a Livraria Esperança.
Deu-lhe vida, deu-lhe o primeiro lugar, no país, em número de diversidade de títulos, deu-lhe o empenho e trabalho diário, junto com a esposa e colaboradores.Foi eleito livreiro do ano de 2012, a nível nacional, e foi-lhe atribuído o prémio LER/Booktailors 2012.
Hoje com 80 anos e após seis décadas no meio dos livros, não sendo fácil manter a porta aberta e a actualização de títulos, tudo isso consegue.
Desprezar a obra, o vulto e a riqueza que representa para a Região termos, entre nós, a "Livraria Esperança", mesmo se à distância de um clique, é um acto cobarde ou de pura e adulta ignorância.
Assim se trata a cultura, a arte nobre de divulgar a literatura pela mão de um filho desta terraque muito lutou para dar continuidade a um sonho de séculos.
Não basta ser brasonado de nome; é preciso merecê-lo.

quarta-feira, junho 20, 2012

dia mundial dos Refugiados

Perseguidos por razões raciais, tribais, religiosas, políticas ou sociais, deixam as suas terras perdendo bens, laços familiares e afectividades, rumo a um país de acolhimento, quase sempre sem retorno.
Um flagelo que já vem do século XX e que se agrava nos nossos dias perante a passivividade e indiferença das potências mundiais.


segunda-feira, junho 18, 2012


Azinhaga do Ribatejo - 16 de Novembro de 1922
Lanzarote (Canárias) - 18 de Junho de 2010

BIBLIOGRAFIA :
 "O Ano da Morte de Ricardo Reis" (1988), "A Jangada de Pedra" (1988), "História do Cerco de Lisboa (1989), "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" (1991), “Manual de Pintura e Caligrafia” (1992), "In Nomine Dei" (1993), “Objecto Quase” (1994), "Ensaio sobre a Cegueira" (1995), "A Bagagem do Viajante (1996),"Memorial do Convento" (1996), "Cadernos de Lanzarote" (1997), "Todos os Nomes" (1997), "Viagem a Portugal" (1997), "Que Farei com Este Livro?" (1998), "O Conto da Ilha Desconhecida" (1998), "Cadernos de Lanzarote II" (1999), "A Caverna" (2000), "A Maior Flor do Mundo" (2001), "O Homem Duplicado" (2002), "Ensaio sobre a Lucidez" (2004), "As Intermitências da Morte" (2005), "Don Giovanni ou o Dissoluto Absolvido" (2005), "A Jangada de Pedra" (2006, edição de bolso), "As Pequenas Memórias" (2006),"A Viagem do Elefante" (2008), "O Caderno" (2009) e "Caim" (2009).

sexta-feira, junho 15, 2012

Desiderata


” Siga tranqüilamente entre a inquietude e a pressa, lembrando-se que há sempre paz no silêncio.

Tanto quanto possível, sem humilhar-se, viva em harmonia com todos os que o cercam.

Fale a sua verdade mansa e claramente, e ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes: eles também têm a sua própria história.

Evite as pessoas agressivas e transtornadas: elas afligem o nosso espírito.

Se você se comparar com os outros, tornar-se-á presunçoso e magoado, pois haverá sempre alguém inferior e alguém superior a você.

Viva intensamente o que já pode realizar, mantenha-se interessado em seu trabalho, ainda que humilde: ele é o que de real existe ao longo de todo o tempo.

Seja cauteloso nos negócios, porque o mundo está cheio de astúcia, mas não caia na descrença. A virtude existirá sempre.

Muita gente luta por altos ideais, em toda parte a vida está cheia de heroísmo.

Seja você mesmo. Não simule afeição nem seja descrente do amor, porque mesmo diante de tanta aridez e desencanto ele é tão perene quanto a relva.

Aceite com carinho o conselho dos mais velhos, mas, seja compreensivo aos impulsos inovadores da juventude.

Alimente a força do espírito que o protegerá no infortúnio inesperado e não se desespere com perigos imaginários: muitos temores nascem do cansaço e da solidão.

À despeito de uma disciplina rigorosa seja gentil consigo mesmo.

Assim como as estrelas e as árvores, você é filho do Universo, merece estar aqui, e, mesmo que você não possa perceber, o Universo segue cumprindo o seu destino.

Esteja em paz com Deus, como quer que você o conceba. Quaisquer que sejam os seus trabalhos e aspirações, da fatigante jornada pela vida, mantenha-se em paz com sua própria alma.

Acima da falsidade, do desencanto e das agruras, o mundo ainda é bonito.

Seja prudente e faça tudo para ser feliz!

Max Ehrmann (1872-1945)

quarta-feira, junho 13, 2012

lendo....

"-É artista?pintor?poeta?
-Não;sou simplesmente um atónito.
Ergui a cabeça e olhei-o sem responder.
-Para mim, continuou ele, o facto essencial e pasmoso das coisas é elas realmente serem.O facto de qualquer coisa ser é milagroso. O outro facto milagroso é estar eu aqui, a ter a consciência que elas são. Gozo este horror com todas as formas da minha alma. Conheço bem que nem as coisas são o que parecem, nem eu o que me sinto ser.A natureza transcende-se a si próprioa.Eu sou muito mais do que sou.Se isto lhe parece um paradoxo, a culpa é do Universo, que é paradoxal.-A Natureza é espírito, porque é uma ideia minha. Mas é uma ideia minha de uma realidade de que essa ideia é uma ideia.Por mais ligeira que seja à vista, só vê o lado da realidade que está criado para ela.
     Para mim, a Natureza é alma. A aurora, a tarde, a noite-o próprio dia-são para mim fenómenos espirituais.Olho-os como coisas minhas.Se na minha vista parcial dela é tão bela a natureza, como não será em solidez espiritual?
     Cada hora é para mim uma revelação.Dou cada minuto grças a Deus de ter esse minuto por meu."....

in:"O Mendigo e Outros Contos", Fernando Pessoa

terça-feira, junho 12, 2012

arte de rua, na R. de Santa Maria, Funchal I

A Rua de Santa Maria no Funchal é, talvez, das  primeiras artérias a ter o nome de rua.Situada na zona velha da cidade do Funchal, as casas centenárias estavam degradadas dando um ar lúgubre à rua estreita. Em boa hora o desafio à arte criativa foi feito e aceite.O resultado é este, sendo quase 200 as portas assim recuperadas.




sábado, junho 09, 2012

Descoberta a pérola mais antiga do mundo


No Golfo Pérsico, em tempos pré-históricos, estes objetos eram apreciados e faziam parte de rituais funerários
Arqueólogos franceses descobriram a pérola fina mais antiga de que há conhecimento, 7500 anos, fazendo recuar em 2500 anos a antiguidade deste tipo de objeto. A descoberta foi efetuada a escavação de uma povoação neolítica, nos atuais Emirados Árabes Unidos, em Umm al-Quwain, na costa do Golfo Pérsico.
A demonstração da antiguidade foi feita através de datação por Carbono 14. A pérola mais antiga do mundo, até agora, datava de 3000 anos antes da nossa Era e fora encontrada numa povoação pré-histórica no Japão. Os arqueólogos afirmam que a pérola de Umm al-Quwain estava na sepultura de um indivíduo e tinha clara ligação a ritos funerários.
Segundo os cientistas, a prática de pesca das ostras produtoras de pérolas é pré-histórica no Golfo Pérsico e Oceano Índico e fazia parte da identidade cultural da região. Em outros locais, foram encontradas pérolas colocadas sobre o rosto dos defuntos, nomeadamente sobre o lábio superior.

in: DN, Lisboa

quarta-feira, junho 06, 2012

curioso....

1. Fixa o olhar no ponto vermelho do nariz da rapariga durante 30 segundos certos.
2. Olha agora para uma superfície plana (o tecto ou parede vazia).
3. Pestaneja repetidamente e rapidamente. Diz lá !