[google6450332ca0b2b225.html

domingo, abril 28, 2013

Quero Abril de volta!

 
"Há sempre um zarolho ou um esperto que nos governa."
José Saramago

Sim, quero "Abril" de volta. Não aquele que nos traz a pujança da Primavera, de nascentes áureos e poentes ensanguentados, mas o ABRIL da Alegria, do abraço ao desconhecido, da Esperança, da Liberdade, dos direitos e deveres de Cidadão.
Quero Abril de volta para que as nossas crianças não deixem de viver a infância, os jovens não enterrem os sonhos e os mais velhos não se amortalhem demasiado cedo.
As troupes de espertos e zarolhos multiplicam-se com a facilidade de coelhos; tresanda a incompetência destes políticos de algibeira que, mesmo travando pelejas internas, acabam num coro uníssono para tramar o povo.
Pensam-se detentores da verdade, ditam oráculos, com falência crescente nas profecias. Assim, avolumam a tragédia do homem comum e pacato, desesperado de salvação, faminto de justiça e de comida, perseguido, emigrante involuntário.
Começa a ser perigoso nascer em Portugal! Não só pela incapacidade de apoio à saúde e à educação, à assistência social, pelas condições de pobreza a que 1/3 da população está votada, mas também pelo retrocesso de décadas. Ouvimos todos os dias os ditames de um governo que nos odeia só por existirmos, por comermos, por termos filhos e netos, por sermos sadios ou doentes, um governo que ameaça, que absurdamente cerceia qualquer poeira de esperança.
Pérfidos, inventaram uma dialéctica de palavras importadas, re-adaptadas, para assim justificarem o cadeirão onde assentam o fundo das costas.
Quero Abril de volta, íntegro nos direitos então conquistados! Contra a pobreza e o alheamento participativo, pelo direito maior ao voto consciente e filho de uma lucidez democrática, não prometido e manipulado.
Quero Abril de volta, quero que as vozes do ressentimento se transformem na voz que exige a dignidade, a igualdade de tratamento e de oportunidade, para que não se corra o perigo eminente de substituir a beleza e o perfume dos cravos, símbolo dos valores de Abril, pelo direito insatisfeito de revolta que, a acontecer, não será pacífica.
E, se não chegar a volta de Abril, tentemos o 1º de Maio!


Maria Teresa Góis