[google6450332ca0b2b225.html

terça-feira, fevereiro 14, 2023

texto feito com ditados populares

 Este texto prova o quão deliciosa é a  língua portuguesa.


"Antes de ir desta para melhor, vou dar com a língua nos dentes e
lavar roupa suja. Com a faca e o queijo na mão, com uma perna às
costas e de olhos fechados, vou sacudir a água do capote. Ainda tirei
o cavalinho da chuva, tentei riscar este assunto do mapa, mas eu sou
uma troca-tintas, uma vira casacas e vou voltar à vaca fria.

Andava eu a brincar aqui com os meus botões, a chorar sobre o leite
derramado, com bicho carpinteiro e macaquinhos na cabeça, quando
decidi procurar uma agulha no palheiro.

Eu sei, eu não bato bem da bola, mas sentia-me pior que uma barata e
tinha uma pedra no sapato.

O problema é que andava a bater com a cabeça nas paredes há algum
tempo, com um aperto no coração e uma enorme vontade de arrancar
cabelos.

Passei muitos dias com cara de caso e com a cabeça nas nuvens como uma
barata tonta.

Mas eu, que sou armada até aos dentes, arregacei as mangas e procurei
o arquivo a eito.

Acontece que uma vez em conversa com um amigo ele disse-me «Tiras-me
do sério» e eu, sem papas na língua, respondi «Se te tiro do sério,
deixo-te a rir, é isso?».

Ele, de trombas e com os azeites, gritou em plenos pulmões «Esquece
Mafalda, escreves belissimamente mas não conheces nem 1/4 das
expressões portuguesas.»

Só faltou trepar paredes. É preciso ter lata! O primeiro milho é dos pardais.

Primeiro pensei ter posto a pata na poça, depois achei que ele tinha
acordado com os pés de fora e que estava a fazer uma tempestade num
copo d´água e trinta por uma linha.

Fiz vista grossa, mas depressa disse Ó tio! Ó tio! Abri-lhe o coração,
o jogo e os olhos na esperança de acertar agulhas e pôr os pontos nos
is.

Não lhe ia prometer mundos e fundos nem pregar uma peta, eu estava
mesmo a brincar.

Era um trocadilho. Pão, pão, queijo, queijo.

Rebeubéu, pardais ao ninho, fiquei com os pés para a cova, só me
apeteceu pendurar as botas e mandá-lo pentear macacos, dar uma volta
ao bilhar grande ou chatear o Camões.

Que balde de água fria! Caraças, levei a peito, aquela resposta era
tão sem pés nem cabeça que fui aos arames.

Eu sei que dou muitas calinadas, meto os pés pelas mãos e faço tudo à
balda. Posso até ser uma cabeça de alho chocho e andar sempre com a
cabeça nas nuvens mas não ia meter o rabo entre as pernas nem que a
vaca tossisse.

Pus a cabeça em água e fiquei a pensar na morte da bezerra. Caí das
nuvens e com paninhos quentes passei a conversa a pente fino, não
fosse bater as botas.

Percebi que ele tinha trocado alhos por bugalhos, apeteceu-me
cortar-lhe as vazas, mas estava de mãos atadas e baixei a bola.

Engoli o sapo, agarrei com unhas e dentes, dei o braço a torcer e
dei-lhe troco com o intuito de descalçar a bota.

Não gosto muito do vira o disco e toca o mesmo, mas isto já são muitos
anos a virar frangos e pus as barbas de molho.

Uma mão lava à outra e as duas lavam as orelhas, mas ele está-se nas
tintas, à sombra da bananeira.

Não deu uma mãozinha nem deixou-se comprar gato por lebre.

Ficou com a pulga atrás da orelha, pôs-se a pau antes de estar feito ao bife.

Pus mãos à obra, tentei fazer um negócio da China e bati na mesma tecla.

Dados lançados, cartas na mesa, coisas do arco da velha. Claro que dei
com o nariz na porta, o gato comeu-lhe e língua e saiu com pés de lã.

Água pela barba! Devia aproveitar a boleia antes de ficar para tia de
pedra e cal onde Judas perdeu as botas.

É que isto pode estar giro e estar fixe, mas não me apetece segurar a
vela com dor de corno e dor de cotovelo só porque não conheço 1/4 das
expressões portuguesas.

Mafalda Saraiva"

Sem comentários:

Enviar um comentário