[google6450332ca0b2b225.html

domingo, maio 27, 2012

O respeitável público

"A paciência dos Povos é a manjedoura dos tiranos"
DemetrioPianelli

"Senhoras e senhores, meninos e meninas, respeitável público". Era assim que começavam as matinées de Circo e a estas palavras mágicas do começo, crianças esbugalhavam os olhos e batiam palmas sem cansaços.
Os adultos que as acompanhavam olhavam tanta satisfação e alegria,aderindo com entusiasmo.
A curiosidade de ver ursos de bicicleta, leões obedientes e saltitantes, elefantes dançantes, trapezistas voadores em nada ofuscava a expectativa dos palhaços. Aí, era o delírio!
Da nobre arte, velha de séculos, temos hoje quotidianas imitações políticas que nos entram pela porta dentro sem pedir licença, queiramos ou não, dominam debates e chatsfacebookianos e até pululam nos adros das igrejas.
"Deve-se julgar da opinião e carácter dos povos, dos seus eleitos e predilectos" (Marquês de Maricá). Concordo plenamente pois se vivemos em democracia, teremos de aceitar as escolhas sufragadas ainda que deixem muitos travos de amargura. Deste estado vamos, a pouco e pouco,tomando o conhecimento.
Na Roma antigaos "César" de então não deixavam o povo passar fome e tédio: panem et circenses.
Hoje o circo também acontece; actuam palhaços e a ignorância ouve e bate palmas mal sabendo que o pão não será de novo distribuído, antes rareará. Assim são as ostentações de poder na tentativa, algo frustrada, de desculpa, de verdade escondida, de culpa não assumida. Nada voltará a ser como antes: a Madeira agita-se, já não tem medo, não se envergonha de discordar e no livro enorme da História, começa a virar a folha.
Quando o poder é incomodado é célere a recrutar novos soldados. Imberbes de política, tantas vezes de Educação, refugiam-se na grosseria de actos e palavras sob um tecto de falsas verdades cujo estampido não fará vítimas.
É com tristeza que vejo no panorama político português uma hoste de "jotas" sem experiência, rasos de incompetência, ávidos de importância, balofos de maus saberes. Não é com "políticos" destes que se ultrapassam crises, que se diluem carências, que se enfrentam adversidades.
A Madeira tem excelentes condições de turismo, um clima óptimo, um povo hoje menos risonho mas acolhedor. Não será com insultos e procedimentos cabotinos que se ultrapassará, com esperança, os tempos difíceis que só agora se vislumbram ao respeitável público.

Maria Teresa Góis
Diário de Notícias, 27 de Maio de 2010

http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/opiniao/326534-o-respeitavel-publico

Sem comentários:

Enviar um comentário