Longe vai op tempo em que o dia era guardadocomo dia Santo e íam ao campo "apanhar a Espiga" que, dependendo da região do país, é de um modo geral composto por pés de trigo, centeio, cevada, um ramo de oliveira, outro de videira, papoilas, malmequeres, um pouco de alecrim e outras flores campestres.O significado de cada elemento que compõe a “Espiga”, sendo que o trigo, o centeio e cevada representam o pão; o malmequer, o ouro e a prata; a papoila, o amor e a vida; a oliveira, o azeite e a paz; a videira, o vinho e a alegria e ainda o alecrim a saúde e a força.
Lembro-me de ver, em Lisboa, vender os ramitos da espiga e parece-me ainda ouvir o pregão: "olha a espiga" As pessoas paravam, compravam, levavam para casa pendurando atrás da porta, para que durante o ano lhes não faltasse o pão e o amor.
Pois eu nunca "comprei"...mas fui ao campo colher todos esses pezinhos, com que fazíamos os raminhos...Depois era pretexto para comer a merenda ...Mas como era dia Santo, a mãe não nos deixava ir sem irmos à Missa...Eu era a mais nova, mas os manos mais velhos e os seus Amigos não se importavam que eu fosse com eles...Com 10 anos, o mano mais velho 16 e a mana 14, já "namoriscavam" e eu Tomava conta deles!!! Como se isso fosse preciso!!! Obrigada por relembrar coisas que parecem num PASSADO tão distante!!! Enquanto tinha o grupo de alunos também saíamos sempre para fazer o tradicional piquenique e as lições giravam em volta do tema...
ResponderEliminar