[google6450332ca0b2b225.html

quarta-feira, junho 13, 2012

lendo....

"-É artista?pintor?poeta?
-Não;sou simplesmente um atónito.
Ergui a cabeça e olhei-o sem responder.
-Para mim, continuou ele, o facto essencial e pasmoso das coisas é elas realmente serem.O facto de qualquer coisa ser é milagroso. O outro facto milagroso é estar eu aqui, a ter a consciência que elas são. Gozo este horror com todas as formas da minha alma. Conheço bem que nem as coisas são o que parecem, nem eu o que me sinto ser.A natureza transcende-se a si próprioa.Eu sou muito mais do que sou.Se isto lhe parece um paradoxo, a culpa é do Universo, que é paradoxal.-A Natureza é espírito, porque é uma ideia minha. Mas é uma ideia minha de uma realidade de que essa ideia é uma ideia.Por mais ligeira que seja à vista, só vê o lado da realidade que está criado para ela.
     Para mim, a Natureza é alma. A aurora, a tarde, a noite-o próprio dia-são para mim fenómenos espirituais.Olho-os como coisas minhas.Se na minha vista parcial dela é tão bela a natureza, como não será em solidez espiritual?
     Cada hora é para mim uma revelação.Dou cada minuto grças a Deus de ter esse minuto por meu."....

in:"O Mendigo e Outros Contos", Fernando Pessoa

Sem comentários:

Enviar um comentário