[google6450332ca0b2b225.html

domingo, março 31, 2013

Na Senda da Esperança?

                                                            
"Não deixem que vos roubem a esperança, ouviram?"
Papa Francisco, 5ª Feira Santa


A Esperança é a diferença entre o presente que vivemos baseados na aprendizagem do passado, na angústia quotidiana e no futuro aberto ao desconhecido. Mesmo se absurda, a esperança é sagrada e impele-nos à vida dando-nos as forças para enfrentar o esforço de fazer renascer dentro de nós um sentido de vida melhor quando somos, ciclo após ciclo, atacados pelas agruras da vida.
Olho à volta e tudo me parece podre: governos, autarquias e suas firmas, grandes empresas, associações… Qualquer bom marceneiro dirá que de madeira podre não se fará boa obra. Mas é assim que se pretende descontinuar este país. Até quando? Esta inocência crónica que afecta governantes, presidentes e administrações já mete nojo.
Em dia de Páscoa, dia de alegria, dia de esperança e de família, não me quero deixar dominar por pensamentos láparos…
A Fé que no Evangelho move montanhas andaria esquecida, talvez em mim, mas o novo Papa eleito trouxe à Igreja até então opulenta e rica a tendência ao olhar dos Evangelhos.
Congar disse um dia: "o Papa não está acima da Igreja, o Papa está dentro da Igreja."
Assim parece querer fazer este papa da esperança que me lembra João XXIII que na altura espanejou muita da poeira assente no Vaticano desde os tempos de Constantino.
Revive na esperança esta Igreja que celebra a Páscoa do Ressuscitado e humaniza-se. "Não devemos ter medo da bondade e da ternura - Papa Francisco". Esta afirmação é o sinal com que exortou a mesma Igreja à Alegria.
São estes os sinais do tempo que neste texto prevalecem e que vos deixo em desejo de uma feliz Páscoa, hoje numa prosa curta e desinspirada, fruto de uma gripe que se me colou ao corpo, que o domina e que torna doloroso qualquer simples pensamento. Até o sino da Capelinha vizinha, tão alegre, provoca, ritmadamente e de quarto em quarto de hora, um tremor de terra com epicentro na minha cabeça…
Tenhamos então Esperança e saibamos limpar as pragas que nos rodeiam, num momento cívico que apenas há umas dezenas de anos conquistámos.



Maria Teresa Góis

 http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/opiniao/378221-na-senda-da-esperanca

Sem comentários:

Enviar um comentário