Numa perspectiva de "quem te viu e quem te vê", actualiza-se a visão do Mestre com imagens actuais daquilo que Roque Gameiro viu há mais de 100 anos. Tanto quanto possível, replicam-se os ângulos de visão e as perspectivas (embora a pintura seja interpretativa e a fotografia apenas o consiga ser em muito menor grau). Os pares de imagens são numerados para facilitar os Vossos comentários.
As comparações são evidentes e interessantes por si só. Se forem relevantes, ir-se-ão adicionando algumas palavras mais.
Adições mais recentes:
E mais imagens virão...
2. Rossio
3. Colégio dos Meninos Órfãos (Rua da Mouraria)
No
título original, "Rua da Mouraria, Meninos Órfãos". Um ângulo apertado e
uma árvore "impertinente", tudo coisas incapazes de perturbar Mestre
Roque Gameiro.
4. Rua Maria Pia e Igreja do Triunfo
Seria
necessário elevarmo-nos 10 metros no ar, para conseguir ver o pequeno
Pátio João da Costa (em baixo à esquerda) segundo este ângulo. O terraço
da casa "por trás de nós" poderia dar a elevação necessária. Mas é
muito mais recente que o quadro... Entretanto, o Pátio está exactamente
na mesma, tendo apenas ganho um portão na entrada.
5. Calçada da Bica Grande
21 e 6. Rua do Benformoso
Roque
Gameiro pintou 2 aguarelas quase no mesmo local da Rua do Benformoso.
Uma cena completa a outra, e o mesmo ocorre com as imagens actuais. A
correspondência entre os dois quadros verifica-se na casa com o telhado
em bico.
O
que é interessante verificar neste par de imagens é a inesperada
quantidade de coincidências: A casa de ressalto é a mesma e as reixas
nas varandas ainda se mantém, mas resta apenas o último dos 3 edifícios.
O prédio rosa tomou o lugar dos outros 2. Duas portas desapareceram
junto ao sinal de trânsito "30" para dar lugar a um estabelecimento com
um nome delicioso; mas tudo o mais se mantém nesta casa, incluindo as
ferragens das varandas e um esboço da original moldura das janelas
curvas. O prédio a seguir é o mesmo, mas as águas-furtadas
converteram-se em 2º andar e o telhado em bico desapareceu. Finalmente,
no último prédio, a janelinha do telhado ainda lá está...
9. Beco do Castelo
10. Largo da Achada
O Largo da Achada levou obras recentes e ficou assim.
11. Jardim de S. Pedro de Alcântara, vista sobre a Baixa
13. Rua da Mouraria
O título da pintura é "Rua da Mouraria e Largo da Saúde"
14. Rua do Século, antiga Rua Formosa (Alto do Longo)
15. Arco de Jesus
16. Largo da Penha de França
17. Escadinhas dos Remédios (vistas de cima)
18. Rua de São Miguel
Mestre Roque Gameiro "flutuou" a cinco metros de altura para captar esta cena, algo impossível a este "fotografador".
19. Largo de São Miguel
20. Rua dos Remédios
22. Arco de Penabuquel
23. Pátio das Varinas na Rua do Castelo Picão
Quando
a pintura foi feita, este pátio dava directamente para a rua.
Posteriormente, colocaram um muro e uma porta onde dantes era o lancil.
Em consequência, não é possível recuar o suficiente.
24. Rua do Sol ao Rato, cruzamento com a Av. Álvares Cabral
O título da pintura é "Rua do Sol ao Rato, cruzamento com a Rua de São Bento".
Entretanto, a Av. Álvares Cabral veio interpor-se entre estas duas
ruas. Mas foi neste ponto que o Mestre colocou o seu cavalete. Ainda que
tudo esteja muito diferente, o prédio alaranjado à esquerda a meio da
subida parece o mesmo. E, lá em cima, na esquina com a Rua D. Dinis, o
palacete amarelo é definitivamente o mesmo.
26. Travessa do Terreiro do Trigo
27. Arco Escuro
28. Rua da Mouraria
O título da pintura é "Rua da Mouraria, Capela de Nossa Senhora da Guia"
29. Entrada norte do Pátio de Dom Fradique
30. Beco do Espírito Santo ao Largo do Chafariz de Dentro
31. Rua das Farinhas
33. Largo da Achada
34. Travessa de São João da Praça, vista de cima
35. Rua do Capelão (início)
36. Rua das Madres
37. Rua do Loureiro
39. Largo de Santo Estevão, visto de baixo
A
árvore cresceu (ou o pintor ignorou-a, coisa que uma fotografia não
faz). Só a imagem de baixo consegue encontrar os detalhes da pintura.
40. Largo de Santo Estevão, visto de cima
41. Escadinhas de São Miguel x Rua do Castelo Picão
43. Rua de São Miguel (entrada)
Os prédios de esquina desapareceram ambos. À esquerda, um baldio. À direita, um estaleiro.
44. Rua dos Cegos (casa quinhentista)
45. Calçada de São Vicente e Rua dos Corvos
46. Rua de São Pedro no Largo do Chafariz de Dentro
48. Largo do Convento da Encarnação
49. Rua dos Corvos
51. Escadinhas dos Remédios (vistas de baixo)
52. Calçada de São Lourenço vista do Largo dos Trigueiros
53. Travessa da Portuguesa vista da Rua do Marechal Saldanha
54. Rua de São Miguel
55. Chafariz do Largo de São Paulo
A
cena exigiria um posicionamento mais à direita, mas a árvore não o
permitiu. Ou a igreja aparecia na imagem ou o topo do chafariz
desaparecia.
56. Largo do Carmo (chafariz)
57. Rua de São Pedro Mártir
58. Rua do Vale a Jesus
60. Casa dos Bicos @ Rua dos Bacalhoeiros
O prédio vermelho não diminuiu, a Casa dos Bicos é que ganhou dois andares.
61. Rua da Judiaria
63. Pátio do Carrasco
66. Rua do Castelo Picão
67. Rua das Amoreiras (Igreja de N.Srª de Monserrate)
69. Cais das Colunas
71. Largo do Menino Deus
73. Igreja de Santa Luzia no Largo das Portas do Sol
74. Escadinhas de Santo Estevão
75. Largo do Menino Deus visto da Travessa do Açougue
76. Travessa de São João da Praça
79. Rua da Galé
81. Beco dos Curtumes
Esta
imagem (e também a #92) permitem constatar as alterações profundas que
ocorreram no Beco dos Curtumes, as quais transformaram um bonito recanto
típico de Lisboa num pardieiro imundo e mal-cheiroso.
82. Largo do Chafariz de Dentro
83. Cais do Sodré ("restos da praia")
(dir-se-ia que ainda é praia... pelo menos, o banhista deitado em cima do pontão seria capaz de jurar...)
87. Rua da Adiça
O título da pintura é "Rua Norberto de Araújo, antiga Calçada de São João da Praça". Mas neste ponto, a Rua Norberto de Araújo já se converteu na Rua da Adiça.
88 . Rua de São Pedro
89. Rua de São Miguel
Na imagem de baixo, outra versão do mesmo quadro, actualmente no Museu da Cidade.
90. Rua da Regueira x Beco das Cruzes
91. Rua da Madalena, Escadinhas de São Cristóvão
A "foto impossível"... Subindo ao 3º andar do prédio em frente (amabilidade da "POLLUX"),
o ângulo é semelhante mas o recuo é insuficiente (o Pintor parecia
voar...). Além disso, construíram um prédio sobre as Escadinhas,
ocultando o edifício em segundo plano. Mas por trás, ele ainda lá está
(imagem de baixo).
92. Beco dos Curtumes
Esta
imagem (e também a #81) permitem constatar as alterações profundas que
ocorreram no Beco dos Curtumes, as quais transformaram um bonito recanto
típico de Lisboa num pardieiro imundo e mal-cheiroso.
93. Rua do Arco a São Mamede
94. Rua do Século (Chafariz da Rua Formosa)
95. Chafariz das Janelas Verdes
96 . Rua da Mãe d'Água, Chafariz da Alegria
97. Cova da Moura (entrada para o Quartel)
O local é o mesmo, a entrada é a mesma, tudo o mais parece ter sido alterado.
99. Largo do Convento da Encarnação
100. Calçada do Combro ("Palácio dos Paulistas, antigo Correio-Geral")
103. Rua do Comércio
Impossível
reproduzir esta cena sem subir ao telhado do prédio "atrás de nós" (o
que Roque Gameiro provavelmente fez). E o único edifício imediatamente
reconhecível é a Sé, já sem os seus telhados em bico.
Imagens sem futuro
Roque Gameiro não poderia supôr que estava a pintar para memória futura. Mas algumas das suas imagens são hoje o único testemunho de recantos de Lisboa há muito desaparecidos. Outras permitem ter uma visão clara do que a passagem do tempo pode fazer: certos locais que hoje parecem imutáveis, não se reconhecem nas imagens de há cem anos.
Torrinha no cimo da Avenida da Liberdade (#77). Desaparecida.
Pátio do Peneireiro (#68) e Pátio do Prior (#42)
Ambos ainda existem, mas estão irreconhecíveis.
Arco de Santo André (#64 e 70). Desaparecido.
Calçada do Jogo da Péla (#47) e Largo do Rato (#98). Ambos totalmente irreconhecíveis.
Largo da Saúde e Paço de D. Fernando (#7 e 25). Desaparecido.
Rua do Arco do Marquês de Alegrete (#32). Desaparecido.
Convento das Francesinhas (#50). Desaparecido. // Convento da Esperança (#84). Irreconhecível.
Largo de Santo Estevão (#59) // Rua de Santo Estevão (#38) Recantos irreconhecíveis. Na segunda imagem, o prédio da direita ocupa provavelmente o lugar do actual Largo do Vigário.
Rua da Regueira (#80) e Rua de São Miguel (#8). Cenas irreconhecíveis.
Largo de Santo Estevão (#59) // Rua de Santo Estevão (#38) Recantos irreconhecíveis. Na segunda imagem, o prédio da direita ocupa provavelmente o lugar do actual Largo do Vigário.
Rua da Regueira (#80) e Rua de São Miguel (#8). Cenas irreconhecíveis.
Localização dos quadros de A. Roque Gameiro
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Clique para ver "O pintor A. Roque Gameiro em Lisboa" num mapa maior.
Clique para ver "O pintor A. Roque Gameiro em Lisboa" num mapa maior.
Alfredo Roque Gameiro escreveu o seguinte em 1925, no prólogo do "Auto da Lisboa Velha" por Afonso Lopes Vieira:
"Não esquecerei jamais a impressão de sumptuosidade e de admiração que senti quando, ahí por Fevereiro de 1874, vindo da minha humilde aldeia, entrei em Lisboa.
Não tinha visto até então mais do que os casebres dos modestíssimos lavradores a cuja família me honro de pertencer.
A Lisboa do fim do século XIX, e especialmente a cidade baixa, caracterisadamente pombalina, apesar do seu fraco movimento e da monótona harmonia das suas construções, impressionaram o meu espírito de provinciano ingénuo, moço e ignorante, como a ultima palavra do urbanismo estonteante das capitaes.
Começava n'essa ocasião o assentamento da linha de Carris de Ferro Americanos, do Terreiro do Paço ao Conde Barão, e existia, não havia muito, a carreira de vapores de rodas para Alcântara e Belém, de cuja opulenta frota fazia parte o roncador e cuspinhento vapor Progresso, com seu simbólico titulo de arrojado meio de transporte, e no qual tantas vezes embarquei.
Conheci eu mui particularmente as ruas de S. Paulo e da Bôa Vista, e comquanto ligassem a parte ocidental da cidade com a baixa, não eram então, e apesar de tudo, mais movimentadas do que é hoje qualquer rua dos bairros excêntricos.
Sob o ponto de vista pitoresco, julgo terem sido estas ruas as mais características, e de mais surprehendente efeito perspético, o qual lhes vinha do seu arco e da sua longa fila de prédios desegualmente altos, e em cujas fachadas haviam enxertado remates de variadissimas e graciosas curvas — evolução lógica da frontaria típica dos séculos anteriores.
Breve porem, estas ruas, e as do resto da cidade, passaram infelizmente pelas maiores e mais desconchavadas transformações e, mais por preversão do gosto do que por necessidades de facto, foram as construções pombalinas e os seus lindos pormenores, sendo substituídos pelas correntezas de banalissimos casarões de platibanda, cheios de reles exotismo, os quais, por minha desgraça e de alguns outros, que assim pensam, somos, quaes passageiros deste outro «Progresso» — obrigados, bem constrangidamente, a olhar todos os dias.
Vêm estas linhas para justificar e assignalar o desgosto profundo que desde sempre venho sentindo ao ver destruir-se todo o pitoresco de Lisboa, desgosto hoje corrente, mas que mercê da minha edade fui, talvez, dos primeiros a sofrer.
Essa sincera mágua e uma natural e saudosa atração pelas coisas do passado, levaram-me, desde ha trinta anos, a pintar em aguarelas, a desenhar e a documentar graficamente conforme pude e soube, todos os pormenores que pouco a pouco iam desaparecendo da fisionomia da cidade, tarefa onde puz o melhor dos meus esforços e o carinho muito verdadeiro que consagro ás coisas da minha Terra.
Essa tarefa é este livro — e eu não sei dizer melhor das suas intenções.
Affonso Lopes Vieira, que me acompanha com a sua alma de grande poeta e de grande português, melhor do que eu próprio me explicará.
Daqui pois lhe agradeço do fundo do coração as palavras com que ilumina as minhas despretenciosas e modestas notas gráficas.
Roque Gameiro"
fonte:
http://mariomarzagaoalfacinha.blogspot.pt
Fantástico este trabalho, ainda não tinha visto!
ResponderEliminarolá e parabéns desde já
ResponderEliminargostaria no entanto de apontar um lapso
na foto correspondente à entrada do quartel da Cova da Moura (97), os locais não correspondem.
o que fotografou na actualidade é a entrada lateral do Palácio das Necessidades (na realidade segundo um arranjo do arq. Raul Lino posterior às aguarelas de Roque Gameiro), mas o original do Roque Gameiro corresponde à entrada de um quartel existente ao cimo da Rua da Torre da Pólvora, à Cova da Moura, tudo entretanto desaparecido com o rasgar da Av.Infante Santo em meados do séc XX, como se conta neste outro blog http://biclaranja.blogs.sapo.pt/2007/05/05/
no mapa a sua foto corresponde ao ponto 6, a entrada do quartel de Roque Gameiro ao 2
cb