[google6450332ca0b2b225.html

terça-feira, julho 11, 2017

a origem da palavra SALOIO

Etnografia-ORIGEM DA PALAVRA SALOIO

Designa-se como saloio o habitante natural das zonas rurais do início do século XX em volta de Lisboa, a região saloia. A região saloia compreende vários concelhos, sendo os seus limites discutíveis. Alguns autores definem como região saloia os concelhos de Alenquer, Amadora,Arruda dos Vinhos, Cadaval, Loures, Mafra, Odivelas, Sintra, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.


ORIGEM DA PALAVRA SALOIO
 Quando D. Affonso Henriques conquistou Lisboa aos mouros, para não despovoar a terra, deixou-os ficar de posse de seus bens e casas, impondo-lhes certos tributos. Este beneficio e tolerancia, que a politica e a humanidade aconselhavam, se estendeu aos logares circunvisinhos da cidade. Esta foi logo augmentando em população christã, que em si absorveu a mourisca pelo decurso dos tempos, o que não era tão facil no campo. Dizem que a estes mouros dos arredores davam antigamente o nome de Çaloyos ou Saloios, tirado do titulo da reza que repetem cinco vezes no dia, chamada çala. Ficou subsistindo o nome, ainda depois de povoados esses logares por christãos; e talvez da mesma origem proviesse um antigo tributo que se pagava do pão cosido em Lisboa e seu termo, e que era conhecido pela denominação de çalayo.
in O Panorama, 21 de Abril de 1838( O panorama : jornal litterário e instructivo da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Úteis)


Saloias, por Silva Porto(1850-1893))

Sem comentários:

Publicar um comentário