[google6450332ca0b2b225.html

domingo, abril 01, 2012

Vandalismo, Violência ou Terrorismo?

"A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota."
Jean-Paul Sartre


Sabemos que o terrorismo é um fenómeno quotidiano.
O século passado foi fértil em actos terroristas gerados pela ambição e pela corrupção moral, sem piedade pelas consequências geradas.
A falta de argumentação, de entendimento, de razão ou mesmo a atitude cobarde e anónima, levam ao terrorismo. E não refiro casos de guerra, refiro casos políticos que nesta Região Autónoma e desde o 25 de Abril de 1974 vão acontecendo e ficando impunes.
O termo "terrorismo" apareceu pela primeira vez em 1798 no suplemento do Dicionário da Academia Francesa, dado o pânico vivido naquele país de Setembro de 1793 a Julho de 1794. Muitos, ligaram-no à anarquia.
Gilles Lapouge (1923/-) dizia que "esses assassinos cegos se consideram santos, heróis, pessoas sacrificadas, que hoje provocam a desgraça com o objectivo de preparar a felicidade do amanhã".
Hoje, o terrorismo anárquico, violento e vingativo, actua neste cantinho do céu chamado Madeira. Não há mártires suicidas cintados de explosivos, invocando um facto religioso ou tribal. Mas há o fogo ou os explosivos nos bens alheios!
É a violência vândala, acobardada, quando alguns sentem que os aterros lhes fogem debaixo dos pés.
Se a vingança se serve fria, será que a impunidade se serve quente?
Sobre os acontecimentos ocorridos não se ouviram as vozes sábias, autoritárias do politicamente correcto que, quotidianamente, escribam na Região.
É comprometedor, no mínimo, esse silêncio complacente.
O radicalismo leva à desconfiança, à provocação. O ódio feito acção é um estado de espírito que exige tratamento.
Havendo na Madeira carências e falhas na medicação e meios de actos médicos, cumpridas que sejam as promessas de reposição da normalidade a curto a curto prazo, será urgente que se tratem estas patologias terroristas, se as analisem e as curem de raiz para que, um dia, não sejam os sadios a lhes tratar da saúde.

Maria Teresa Góis
 
Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário