[google6450332ca0b2b225.html

segunda-feira, agosto 06, 2012

a propósito de...MAPAS

Com o desenvolvimento de conceitos geométricos, novos instrumentos de medir a superfície terrestre foram desenvolvidos. Os Egípcios (cerca de 1300 a.C.) inventaram o côvado, um instrumento utilizado para demarcar terras, pois era preciso saber quanto de terras do faraó produziam. Os Gregos usaram as teorias da geometria para inferir que a forma da terra seu tamanho e os conceitos de latitude e longitude para demarcar as posições relativas de distintas feições (cidades, ilhas, montanhas). O matemático grego Pitágoras estabeleceu uma escola filosófica em Crotona (hoje Calábria), e criou a hipótese de que a Terra era redonda, a partir da observação de sua sombra na lua e da altura das estrelas. Eratóstenes (220.A.C.) foi quem calculou o raio da Terra através de observações ao Sol. Apesar de os antigos chineses terem um sistema bem definido para o mapeamento, a Cartografia actual vem das técnicas e conhecimentos estabelecidos pelos gregos onde se dava ênfase as relações espaciais e, desde então, os mapas tornaram-se instrumentos deste tipo de análise. Os romanos herdaram e ampliaram esse conhecimento, aplicando-os na construção dos seus mapas, deixando-nos um legado de mapas clássicos.
Reconstrução do mapa de Eratóstenes feito por A. Forbiger, 1775. Eratóstenes, o geógrafo de Cirene, concebeu o mundo habitado como uma ilha – Europa, Ásia e África – e antecipou a possibilidade da rota da península Ibérica às Índias margeando o continente africano, que Vasco da Gama depois percorreria.
Mapa Mundi de atlas coreano anónimo que teve grande circulação e cuja origem remonta ao século XI, apesar do atlas ser posterior ao século XV é, sem dúvida de procedência chinesa. A China ocupa o centro e o seu redor gira um continente em forma de anel. Numerosos países e ilhas nele assinalados são nomes de lugares fictícios mencionados no “Shan-haiChing” (livro das montanhas e dos mares), um clássico chinês das tradições geográficas antigas. O mapa foi talhado em madeira; o original sem data pertence à colecção da Prof. Nanba, de Nishinomiya (Japão).

O mapa Universal de El-Edrici, ou “Tábua Rogeriana”, do século XII, conforme a composição geral de todas suas cartas, por Konrad Miller. Nele é possível ver uma retícula formada por dez meridianos e oito paralelos, que determinam as correspondentes zonas climáticas. Dentro do tom correto da carta, é clara a deformação da península italiana, e dos mares Negro e Cáspio. A África está desenhada conforme o esquema dos mapas de Ptolomeu. A visão de El-Edrici é completa, e sem dúvida muito mais atinada que a de todos os mapas ocidentais da mesma época, pelo acerto e objectividade das formas, e abundância de topónimos incluídos.

in:"saiba mais, mapas antigos. br"

Sem comentários:

Enviar um comentário