[google6450332ca0b2b225.html

sexta-feira, outubro 15, 2010

As lições do Chile


As lições que nos chegam do Chile, da Operação Resgate dos Mineiros de S. José.

Este país vulgarmente dito da América Latrina deu várias lições ao mundo que convém não ignorar.
O Chile:
Saído do Pinochet, refez-se. Tem feito contas com a história.
Saído de um tremendo sismo e tsunami, refez-se. Sem choradinhos.
Agora a Operação Resgate onde se viu a braços com um salvamento nunca antes feito noutra parte do mundo. Sacar cá para fora 33 homens encurralados a 700 m de profundidade.

Vamos começar pela lição de amor aos seu mineiros, em contraste com os russos, por exemplo, no caso do submarino onde deixaram morrer mais de 100 marinheiros da forma mais vil.
Não esqueço uma mulher a ser injectada em plena demonstração de repulsa, pela forma como o governo desprezou os seus homens, pelo estúpido segredo militar.
Não esqueço os mineiros chineses que morrem como toupeiras encurraladas.
Não esqueço os mineiros portugueses que são esquecidos nas suas doenças.

A Operação Resgate teve um planeamento exemplar. Não anunciaram um salvamento para amanhã, para depois ser adiado para o próximo mês e para o próximo ano, como sucederia cá.
Não, foi anunciado para o Natal e antecipado dois meses. Brilhante!

Na Operação Resgate não enriqueceu nenhum político. Nem mesmo vai acontecer nenhuma derrapagem financeira. A empresa mineira viu as suas contas congeladas para não se furtar às responsabilidades como pretendia fazer.

A Operação Resgate foi de tal forma planeada que não se viu ninguém, atropelar ninguém. Todos sabiam perfeitamente bem… o que fazer. Engenharia perfeita como dizia a BBC. Todo o mundo irá beber na experiência e na lição Chilena. Todo o mundo está vergado.

Na Operação Resgate os jornalistas estiveram sempre arredados da zona de trabalhos, com a sua bancada construída para o efeito. Mais de 2000.

Na Operação Resgate não se viram molhadas de polícias ou militares para conter a turba de familiares, jornalistas, curiosos e alcoviteiros.

Na Operação Resgate nenhum chefe de bombeiros, médico, engenheiro, ou penetra… deu entrevistas idiotas para a televisão.

Na Operação Resgate de S. José falou-se pouco e trabalhou-se muito e bem.

Na Operação Resgate nada foi deixado ao acaso. Tudo foi previsto, tudo foi calculado.
O joelho só serviu para dobrar a perna e não como mesa de trabalho.

O mundo está rendido à eficácia dos Chilenos.
Deixem de dizer América Latrina e olhem para o lameiro que está à porta.

Desconheço autor, recebido por email


3 comentários:

  1. Muito bom. E agora espero que se tomem as mesmas medidas objetivas para evitar novos desastres anunciados como esse: fiscalização em locais de trabalho inseguros. Essa mina deveria ter sido interditada a muito tempo. O que se espera, no mínimo, é que os culpados paguem por algo que custou muito mais que dinheiro: o que esses homens e suas familias passaram não há preço que resgate.
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. È exatamente também o que penso sobre estes dias de sofrimento para estes mineiros e suas famílias e um pouco por todo o mundo aceitamos como problema nosso também já que se tratava de pessoas a serem resgatadas. Um exemplo para todo o mundo sem dúvida.
    PARA OS NOSSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SERIA TAMBÉM
    BOM QUE APRENDENSSEM A LIÇÃO ....E NÃO ATRAPALHAREM QUEM QUER TRABALHAR ...

    ResponderEliminar