[google6450332ca0b2b225.html

sexta-feira, dezembro 25, 2009

carta aberta ao Menino Jesus

Olha Menino a esta hora, se calhar, ainda não nasceste em tanto sítio. Mas sei que isso é mentira e, por isso, te deixo estas linhas.
Sei que és pequeno hoje e é assim que a maioria Te vê, mas não me preocupo - arranjarás maneira de ler ou de ter quem Te leia estas letras. Estamos na noite de Natal. Somos do mesmo signo mas penso que ligas tanto a isso como eu!
Tenho pena que tantos se aproveitem do Teu nome para exploração, para o consumismo desenfreado e ignorando a existência da Pobreza , até com o pretexto para visitar a família e fazer de conta que tudo vai bem...
Hoje, na homilia, o António disse que o facto de a liturgia referir, ao menos duas vezes, o Jesus Salvador, que isso não era uma alegria mas uma tragédia. Concordo com ele. 
Pois claro, cantamos-Te loas e louvores e há pais e filhos que não se falam (mas cantam), vizinhos que se odeiam (mas cantam), pessoas que morrem de inveja (mas cantam), gente que abandona  animais (e cantam) e já nem lembro aquelas cenas que vão da infidelidade à ignomínia e que Tu bem conheces, melhor que estes mortais. 
António pediu silêncio e que cada um pensasse como eras o Jesus Salvador da nossa vida. Nem de propósito ou será que foi a Tua mãozinha gordinha que apagou as luzes todas? Olha que nem assim aqueles rabos sossegaram nos bancos e os cochichos se calaram.
No meu silêncio, eu que sou uma fala barato, não deixei de recordar aqueles que Tu quiseste levar para a terra e para o teu Céu, sabe-se lá porquê, mas que me fazem falta com a sua cumplicidade, os seus abraços e sorrisos, os seus apoios; tenho saudades! 
Lembrei ainda os que quiseram partir de motu próprio e que, mesmo assim, hão-de estar sob a Tua protecção. 
Também não esqueci os que são o "tráfego" da minha vida, cruzando-a em todos os sentidos, comigo fazendo Caminho.
Quero que não te esqueças Menino, da Mª dos Anjos. Custa-me vê-la fazendo kms no mesmo passeio, com fome e frio, sem eira nem beira, de manhã à noite. Como sabes a Segurança Social não é de segurança nem social e só existe para alguns.
Bem que também podias pregar um cagaço aqueles que Te põem no Presépio com a mesma delicadeza com que ajeitam a vaca ou o burro. Fugias, escondias-Te e ainda Te rias das suas caras de espanto.
E agora que vais ter honras de beija-pé durante uns dias (porque Te beijam o pé, a Ti, e aos reis e bispos é o beija-mão?)e já sabes que para o ano és "arrumado" por mais uns meses...É a vida, como dizia o nosso ex-primeiro.
Acabei de ver na TV que, em Roma, uma santa mulher se desequilibrou e caiu em cima de um homem idoso, octogenário. Também já eram horas de estar recolhido, em descanso, mais a mais com aquela idade!
E termino Menino, para que não Te canses. 
Hoje não é dia de Te pedir perdão (ensinou-me o António)já que Te entregaste, gratuitamente, a nós todos. Mas agradeço-Te que continues a velar pelos que amo e por todos aqueles que preenchem a minha insignificante vida, com mais ou menos importância.
Ah, e dá, ou manda dar, um abanão no Mundo porque isto parece que anda um pouco torto.
Conta comigo e um beijinho
tuka

 

1 comentário:

  1. Não é o Menino Jesus que se esquece dos demais, infelizmente é a própria Humanidade que se esquece de ser humana. E é triste, porque seríamos muito mais felizes se nos importássemos mais uns com os outros. Não há "luz" suficiente nas nossas cabeças, por mais falhas da mesma, por mais ou menos falta que possa fazer.

    ResponderEliminar