[google6450332ca0b2b225.html

domingo, fevereiro 15, 2009

GALILEO GALILEI


Nasce em Pisa a 15 de Fevereiro de 1564 - Físico, matemático, astrónomoe filósofo

Estudioso em várias frentes, Galileo desenvolveu estudos do movimento uniformemente acelerado, dos movimentos do pêndulo e enunciou o princípuio da inércia.Descobriu manchas solares, montanhas na Lua, as fases de Vénus, os 4 satélites de Júpiter,as estrelas di Via Láctea, tudo isto com os melhoramentos que introduziu no telescópio refractor.
Estas descobertas contribuiram decisivamente para que confirmasse a sua Teoria do HELIOCENTRISMO. Desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, o compasso geométrico, o termómetro de Galileo e foi o percursor do relógio de pêndulo.Em 1610 publica "Sidereus Nuncius"("Mensageiro das Estrelas" que, curiosamente, será apresentada em Portugal, integrada nas comemorações de "2009 Ano Internacional da Astronomia").
Em 1611 é convocado a Roma e apresenta as suas teses no Colégio Romano dos Jesuítas.
Em 1616, a Inquisição ou Tribunal do Santo Ofício, pronuncia-se sobre a Teoria Heliocêntrica declarando que a afirmação de que "o sol é o centro imóvel do Universo" era herética e a outra de que "a Terra se move" estava teologicamente errada.Por Galileo persistir nas suas convicções, é proibido de as divulgar e ensinar.
Em 1630 é julgado em Roma, condenado e preso a 13 Fevereiro de 1633.Os seus livros são censurados e proibidos, passam a fazer parte do Index, mas foram publicados nos Países Baixos, onde já imperava o Protestantismo.
Reza a lenda que Galileo, ao sair do tribunal disse:"Eppur si muove" ou seja, "contudo ela move-se", referindo-se à Terra.
Morre em Arcetri, Florença, a 8 de Janeiro de 1642, rodeado pela filha e pelos seus discípulos. É sepultado na Basílica de Santa Croce, a mesma onde repousam Michaelangello e Machiavelli.
Só em 1999 é absolvido pela Igreja Católica!

Sem comentários:

Enviar um comentário