[google6450332ca0b2b225.html

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

A Origem do Carnaval - parte I

Diz-se que o Carnaval tem origem na Grécia, nos cultos agrários, em 605 a.C. a 507 A.C.
Com o surgimento da agricultura os homens passaram a comemorar a fertilidade e produtividade do solo. O Carnaval pagão começa quando Pisístrato oficializa, na Grécia, o culto a Dionísio. séc.VIIa.c., e termina quando a Igreja Católica adopta esta festa em 590 d.C.
O primeiro conhecimento de Carnaval, como festa, foi no Egipto.Dança e cantares em volta de fogueiras, usando máscaras e disfarces, simbolizando a inexistência de classes sociais. A tradição chegou à Grécia e a Roma entre o séc.VIIa.c. e VI d.C. A separação das classes obrigava a que se encontrassem modos de celebração quase anónimas.
Em Veneza, com o Carnaval "rico", instala-se o Carnaval como instituição anual até aos dias de hoje, tomando formas e adaptações diversas, nas várias partes do Mundo.
Em 1545, no Concílio de Trento, o Carnaval é reconhecido pela Igreja, como forma popular de rua. Em 1582, o Papa Gregório XIII, transforma o calendário Julianao em Gregoriano e estabelece as datas de Carnaval.O motivo principal é não coincidir com a Páscoa católica que, por sua vez, não pode ter data fixa, para não coincidir com a Páscoa Judaica.
(tem continuação)

Sem comentários:

Enviar um comentário