[google6450332ca0b2b225.html

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Gripe A: Beijo no pé do Menino Jesus é "errado"

O coordenador nacional da Pastoral da Saúde considera errado do ponto de vista da saúde o tradicional beijo no pé do Menino Jesus nas celebrações religiosas de Natal, aconselhando as pessoas a não o fazerem.
 "De facto, todas as pessoas a beijarem o mesmo pé do Menino [Jesus] em termos de saúde é errado e é daí que é um conselho que damos", afirmou à agência Lusa o padre Vítor Feytor Pinto. 
Sustentando que "como a Comissão Nacional da Pastoral da Saúde" pode dar este conselho, o sacerdote referiu não ser "necessário recorrer ao episcopado para dar esta orientação", que classificou como de "educação para a saúde".

O responsável explicou que na paróquia que dirige "há muito tempo" que os fiéis são convidados a não cumprirem esta tradição nas missas de Natal.
"Dizemos com muita beleza 'O Menino Jesus fica muito contente se lhe fizerem uma festa'. Então, façam a festa ao Menino e com essa festa vai toda a ternura que era transmitida por um beijo", explicou o coordenador nacional da Pastoral da Saúde, salientando que "há muita maneira de dizer ao Menino Jesus, na língua gestual, que efectivamente Lhe queremos bem".
"Na minha paróquia fazemos assim, com sucesso total", frisou, acrescentando: "Penso que é interessante que se multiplique este gesto, mas não tenho autoridade para dizer façam assim, desta maneira, daquela ou daqueloutra".
Sem adiantar nomes, o padre Vítor Feytor Pinto disse saber "de vários bispos que nas suas dioceses recomendaram" não se dar o beijo no pé do Menino Jesus "como uma coisa normal".
Confrontado se entende que com este acto se vai perder a tradição, o coordenador nacional da Pastoral da Saúde declarou que "não se perde nem se ganha, porque haverá pessoas que o fazem sempre, há outras que terão uma nova sensibilidade, outro tipo de gestos".
"Quem tenha preocupação pela saúde é lógico, compreende que isto se deve fazer", declarou.
DN, Lisboa
NOTA DA REDACÇÃO - Razão tenho eu que, desde sempre, nunca subscrevi este tipo de fé gestual e até me dá um pouco de gozo ver o olhar quase reprovador como olhavam para mim. Tal como na Páscoa na adoração da cruz, devem ser gestos de pura menção ou inclinação de cabeça. Lembro-me um ano, na igreja da Santa, em que o Padre chegou a dizer."é para beijar não é para babar!"...Palavras para quê?

2 comentários:

  1. O mais giro é quando se ouve no silêncio da Igreja, um 'CHUACKKKKK' terrivelmente sonoro... Até o Menino Jesus se deve sentir enjoado. hihih

    ResponderEliminar
  2. Nem tanto nem tão pouco!!
    Deixai o povo proceder às suas tradições culturais de sempre... E que a Gripe o acompanhe :P hehehehe

    ResponderEliminar