sábado, fevereiro 28, 2009
28 FEVº- DIA EUROPEU DAS DOENÇAS RARAS
sexta-feira, fevereiro 27, 2009
A linguagem e o mito
Joseph Campbell, um estudioso renomado no campo da mitologia e religião comparada, explica que os mitos têm quatro funções básicas: a função metafísica ou mística, a cosmológica, a sociológica e a pedagógica. A função metafísica deve despertar-nos para o mistério e o assombro da criação, para abrir nossas mentes e sentidos para uma conscientização do místico fundamento da existência, a fonte de todos os fenômenos. A função cosmológica deve descrever a ‘forma’ do cosmos, o universo, nosso mundo inteiro, para que o cosmos e tudo o que ele contém dentro dele seja vívido e vivo para nós, pleno de significado e significância; cada canto, cada rocha, monte, pedra e flor tenham seu lugar e significado no esquema cosmológico que o mito supre. A função sociológica deve estabelecer a lei e os códigos de ética e moral para que o povo daquela cultura os sigam, e que ajude a definir aquela cultura e sua estrutura social determinante. A função pedagógica deve nos ajudar a passar através dos rituais de passagem que definem os vários estágios significativos de nossas vidas - da dependência na infância à maturidade e à velhice e, finalmente, à morte, a passagem final. Os ritos de passagem nos fazem entrar em harmonia com o fundamento de nossa existência e nos permitir fazer a jornada de um estágio a outro com conforto e objectivo.
A experiência mística, o âmago da jornada espiritual que visiona Deus ou os Deuses, tem sido sempre uma experiência difícil de comunicar. Alguns diriam que é impossível contá-la. Outros diriam que esta é a função primária do mito: encontrar uma maneira de comunicar uma experiência mística vivida. Já que essas coisas não podem ser contadas por meios diretos, os mitos falam numa linguagem de metáforas, de símbolos e narrativas simbólicas que não estão presas pela realidade objectiva. Alguns acreditam que a experiência mística foi o que fez nascer a linguagem metafórica ou pensamento metafórico.
No nosso mundo ocidental pós-iluminista, temos nos voltado para a ciência para nos contar qual é a ‘forma’ do nosso mundo e do universo. Originalmente, entretanto, os mitos tinham esta função, explicando a história cultural, a religião, a estrutura de classes, a origem, e até mesmo a origem de acidentes geográficos de paisagens locais. Os mitos descrevem a forma do mundo e infundem cada parte dele com significado e significância. E embora um relato mítico seja considerado literalmente falso para nós hoje em dia, outrora ele foi considerado verdadeiro e ainda expressa uma metáfora verdadeira. Todos os mitos são verdadeiros neste sentido, segundo Joseph Campbell.
Campbell explica que a função sociológica do mito é apoiar e validar uma ordem social particular. O mito vai deixar claro quem está no poder, qual código ético é apropriado e como serão os rituais institucionais. O problema é que esses códigos são fixos, assim como a ordem natural, para todo o sempre; eles não estão sujeitos a mudanças. Se os tempos mudam, como eles têm mudado nos últimos milênios, não há um recomeço. Nossos mitos, segundo Campbell, estão seriamente datados. Tempos de mudança requerem novos mitos, e como nosso tempo está mudando muito rapidamente, nossa função mito-criativa não o está alcançando. Como resultado disso, estamos praticamente sem mitos. Campbell acreditava que nos tempos modernos precisamos de um mito que lide com o advento das “máquinas”. As máquinas, como elementos míticos, englobam nossas ferramentas, nossa tecnologia, e até mesmo o nosso “aparelho estatal” (o governo). E eles têm tamanha importância em nossas vidas que se faz necessária uma história para dar conta de seu “destino”. As máquinas vão nos esmagar ou nos salvar ? A tecnologia é nossa salvadora ou nosso algoz ? Qual é o lugar da máquina na ordem social ? Nós seremos seus mestres ou seremos escravizados por elas ?
Essa é a área em que Campbell sentia que precisamos expandir. Esse é o aspecto do mito que ensina como atravessar e viver nos diferentes estágios de nossas vidas. Nossos mitos (nossas religiões) nos dão rituais para viver, ritos de passagem para realizar. Aprendemos como ver o mundo e nós mesmos, do nascimento à morte. Por tudo isso, Campbell acreditava que os mitos podem nos ensinar lições importantes sobre como viver bem.
quinta-feira, fevereiro 26, 2009
Sambódromo na Ma(ma)deira
Um peixe de cabeça transparente
In: sapo.pt
- Lenda Judaica -
O assassinato de Abel por parte de Caim não veio como algo totalmente inesperado para os pais deles. Num sonho Eva havia visto o sangue de Abel fluindo para dentro da boca de Caim, que bebia dele avidamente, embora seu irmão implorasse para que ele não o tomasse todo para si. Quando Eva contou o sonho a Adão ele disse, em tom de lamentação:
– Ah, que isso não pressagie a morte de Abel pela mão de Caim!
Ele separou os dois rapazes, designando a cada um uma moradia distinta, e a cada um dos dois ensinou um ofício diferente. Caim tornou-se lavrador, Abel guardador de ovelhas. Tudo em vão: apesar dessas precauções, Caim matou seu irmão.
“Vejo agora que actos de bondade não levam a nada”.
A hostilidade de Caim para com Abel teve mais de uma origem. Ela começou quando Deus mostrou apreciação pela oferta de Abel, e demonstrou aceitá-la enviando fogo do céu para consumi-la, enquanto a oferta de Caim foi rejeitada.
Eles trouxeram seus sacrifícios no décimo-quarto dia de Nissan, seguindo a orientação de seu pai, que assim havia dito aos filhos:
– Este é o dia no qual, em tempos futuros, Israel oferecerá os seus sacrifícios. Portanto vocês também, tragam sacrifício ao seu Criador neste dia, para que ele tenha prazer em vocês.
O lugar que eles escolheram para apresentar a oferta foi o lugar onde se ergueria mais tarde o Templo de Jerusalém. Abel seleccionou do seu rebanho o melhor para o sacrifício, porém Caim primeiro comeu sua refeição, e depois de satisfazer seu apetite ofereceu a Deus o que sobrara, uns poucos grãos de linhaça – como se não fosse ofensa bastante oferecer a Deus um fruto do solo, o mesmo solo que Deus havia amaldiçoado! Não é de se admirar que seu sacrifício não tenha sido aceito em seu favor. Ele recebeu além disso uma repreensão:
– Se você corrigir a sua conduta, sua culpa será perdoada; se não, você será entregue ao poder da inclinação para o mal. Ela está batendo à sua porta, mas depende de você se você a dominará ou será dominado por ela.
Caim achou que havia sido injustiçado, e seguiu-se uma discussão entre ele e Abel.
– Eu achava – disse Caim – que o mundo havia sido criado através da bondade, mas vejo agora que actos de bondade não levam a nada. Deus governa o mundo com poder arbitrário, do contrário por que teria aceitado a sua oferta e não também a minha?
Abel discordou dele, insistindo que Deus recompensa as boas obras sem fazer distinção de pessoas. Se seu sacrifício havia sido aceito graciosamente por Deus e o de Caim não, era porque as suas obras eram boas e as de Caim perversas.
Porém esse não foi o único motivo do rancor de Caim para com Abel. Em parte foi o amor de uma mulher que ocasionou o crime. A fim de assegurar a propagação da raça humana, uma menina (destinada a ser sua esposa) nasceu junto com cada um dos filhos de Adão. A irmã gémea de Abel era de uma beleza fora do comum, e Caim desejou-a – pelo que vivia planeando modos e maneiras para livrar-se do irmão.
“E se eu te matar, quem vai requerer de mim o seu sangue?”
Não demorou e a oportunidade se apresentou. Certo dia uma ovelha que pertencia a Abel pisou uma plantação de Caim. Tomado de fúria, este exclamou:
– Que direito você tem de viver na minha terra e deixar que suas ovelhas se alimentem aqui?
Abel respondeu :
– E que direito você tem de usar os produtos das minhas ovelhas, fazendo para si roupas da lã que elas produzem? Se você despir a lã do meu rebanho, com a qual está vestido, e me pagar pela carne das reses que já comeu, então eu abandonarei a sua terra, como deseja, e viverei voando em pleno ar, se conseguir.
Pelo que Caim disse:
– E se eu te matar, quem vai requerer de mim o seu sangue?
– Deus – respondeu Abel, – que nos trouxe ao mundo, irá me vingar. Ele exigirá o meu sangue da sua mão, se você me matar. Deus é o juiz, e visitará com suas perversidades os perversos, e com suas maldades os maus. Se você me matar, Deus saberá o seu segredo, e dar-lhe-á punição.
Essas palavras deixaram Caim ainda mais furioso, pelo que atirou-se sobre o irmão. Abel era mais forte do que ele e o teria vencido, mas no último momento Caim implorou por misericórdia, e o gentil Abel, que havia imobilizado o irmão, deixou-o ir. Mal o havia libertado, Caim voltou-se novamente contra ele, e o matou. É portanto verdadeiro o ditado: “não faça o bem ao mau, para que o mal não recaia sobre você”.
quarta-feira, fevereiro 25, 2009
terça-feira, fevereiro 24, 2009
Vinho Mariani - 1865
A estranha beleza da Língua Portuguesa :)
Um político, que estava em plena campanha, chegou a uma pequena cidade,subiu para o palanque e começou o discurso:
- Compatriotas, companheiros, amigos! Encontramo-nos aqui, convocados,reunidos ou juntos para debater, tratar ou discutir um tópico, tema ou assunto, o qual me parece transcendente, importante ou de vida ou morte. O tópico, tema ou assunto que hoje nos convoca, reúne ou junta é a minha postulação, aspiração ou candidatura a Presidente da Câmara deste Município.
De repente, uma pessoa do público pergunta:
- Ouça lá, porque é que o senhor utiliza sempre três palavras, paradizer a mesma coisa?
O candidato respondeu:
- Pois veja, meu senhor: a primeira palavra é para pessoas com nível cultural muito alto, como intelectuais em geral; a segunda é para pessoas com um nível cultural médio, como o senhor e a maioria dos que estão aqui; a terceira palavra é para pessoas que têm um nível cultural muito baixo, pelo chão, digamos, como aquele alcoólico, ali deitado na esquina.
De imediato, o alcoólico levanta-se a cambalear e 'atira':
- Senhor postulante, aspirante ou candidato: (hic) o facto,circunstância ou razão pela qual me encontro num estado etílico,alcoolizado ou mamado (hic), não implica, significa, ou quer dizer que o meu nível (hic) cultural seja ínfimo, baixo ou mesmo rasca (hic). E ,com todo a reverência, estima ou respeito que o senhor me merece(hic)pode ir agrupando, reunindo ou juntando (hic) os seus haveres,coisas ou bagulhos (hic) e encaminhar-se, dirigir-se ou ir direitinho(hic) à leviana da sua progenitora, à mundana da sua mãe biológica ou à p.... que o pariu!
segunda-feira, fevereiro 23, 2009
Nova história da Cinderela
Há buéda time, havia uma bacana cujo cota já tinha esticado o pernil e que vivia com a chunga da madrasta e as melgas das filhas dela.
A Cinderela, Cindy p'ós amigos, parecia que vivia na prisa, sem tempo para sequer enviar uns mails ou ir ao msn.
Com este desatino todo, só lhe apetecia dar de frosques, porque amadrasta fazia-lhe buéda cenas e as filhas dela de "pacote" empinado tinham a mania que eram boas.
É então que a Cindy fica a saber da alta desbunda que ía acontecer:
Uma rave party, com a mitra toda que ela conhecia!!!A gaja curtiu tótil a ideia, mas as outras chavalas cortaram-lhe as vazas.Ela ficou bué mal, mas depois de andar à toa durante um coché e ter ficado mais solét, apareceu-lhe uma fada baril que lhe orientou um"dress" com "wonderbra" e tudo, mt bacano, vestiu-se, produziiu-se,man!!! ficou mm boa.
Só que ela tinha que orientar a cena até ao bater da meia-noite.
A tipa mordeu o esquema e foi para a borga sempre a bombar ou "alwaysbombaiting".
Ao entrar na rave galou um bacano cheio da paca, que era um pão e que também a topou.A Cindy passou-se dos carretos, grizaram-se e desbundaram "ól naite long", até que o alarme do móvel tocou, ela reparou que já era meia-noite e teve de se orientar bazando-se pró cubiculo dela.O mitra ficou completamente passado quando ela deu de fuga, foi atrás dela, mas só encontrou pelo caminho o jimmy da dama. No dia seguinte, com alt fezada, meteu-se à procura de um chispe que entrasse no jimmy.Como era alta cromo, teve uma fezada descomunal e encontrou a maluca,para grande desatino das outras fatelas que ficaram anhar. E tasse bem para sempre.
Fim
domingo, fevereiro 22, 2009
Origem do Carnaval - parte II
Determina-se, então, o equinócio da Primavera, que ocorre entre os dias 21 e 22 de Março no hemisfério norte. Observando a lua nova que antecede o equinócio, o 1ºdomingo após o 14º dia de lua nova, é o Domingo de Páscoa.
Como o 1ºdia de lua nova, antes de 21 de Março, é entre 8 de Março e 5 de Abril, a Páscoa só pode ser entre 22 de Março e 25 de Abril. O domingo de Carnaval é sempre no 7º domingo que antecede ao Domingo de Páscoa.
Curiosamente, o Carnaval brasileiro só surge em 1641, em homenagem a D.João IV segundo uns ou em 1723 com a chegada em massa de portugueses e africanos.
A palavra Carnaval também apresenta diversas versões.
Há quem defenda que a palavra deriva de carne vale (adeus carne) ou de carne levamen (supressão de carne). Esta interpretação etimológica da palavra, remete-nos para o ínicio do período da Quaresma, não apenas um período de reflexão espiritual mas também de jejum e alguma abstinência.
sábado, fevereiro 21, 2009
Dia Internacional da Língua Materna-21 Fevereiro
Estimam-se em quase 6000 as línguas faladas no mundo, mas cerca de metade está à beira da extinção. Neste contexto, a UNESCO propõe que a Internet contribua para a recuperação das línguas ameaçadas.
Volvida a comemoração do IV Centenário do nascimento, a 6 de Fevereiro de 1608, desse genial orador sacro, diplomata interventivo, defensor dos direitos humanos e escritor entre os maiores, que foi o Jesuíta Padre António Vieira, a quem o poeta Fernando Pessoa cognominou de «Imperador da Língua Portuguesa», esta celebração do «Dia Internacional da Língua Materna» envolve milhões de cidadãos, em todos os Continentes, irmanados pelo mesmo falar comum: o Português. 6.ª posição na lista dos idiomas mais falados no mundo.
Repito:"o PORTUGUÊS nos idiomas mais falados no Mundo"
Para que o PORTUGUÊS seja a nossa língua materna não se esqueçam de subscrever a petição que podem encontrar neste blog.
sexta-feira, fevereiro 20, 2009
A Origem do Carnaval - parte I
As melhores frases dos piores alunos* -
*O metro é a décima milionésima parte de um quarto do meridiano terrestre e para o cálculo dar certo arredondaram a Terra! *
*O cérebro humano tem dois lados, um para vigiar o outro.*
*O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.*
*Quando o olho vê, não sabe o que está a ver, então ele amanda uma foto eléctrica para o cérebro que lhe explica o que está a ver.*
*O nosso sangue divide-se em glóbulos brancos, glóbulos vermelhose até verdes! *
*Nas olimpíadas a competição é tanta que só cinco atletas chegam entre os dez primeiros.*
*O piloto que atravessa a barreira do som nem percebe, porque não ouve mais nada.*
*O teste do carbono 14 permite-nos saber se antigamente alguém morreu.*
*Antes mesmo da guerra a Mercedes já fabricava Volkswagen
*Pedofilia é o nome que se dá ao estudo dos pêlos.*
*O pai de D. Pedro II era D. Pedro I, e de D. Pedro I era D. Pedro 0*
*Nos aviões, os passageiros da primeira classe sofrem menos acidentes que os da classe económica.*
*O índice de fecundidade deve ser igual a 2 para garantir a reprodução das espécies, pois precisa-se de um macho e uma fêmea para fazer o bebé. Podem até ser 3 ou 4, mas chegam 2.*
*O homossexualismo, ao contrário do que todos imaginam, não é uma doença,mas ninguém quer tê-la. *
*Em 2020 a caixa de previdência já não tem dinheiro para pagar aos reformados, graças à quantidade de velhos que não querem morrer.*
*O verme conhecido como solitária é um molusco que mora no interior, mas que está muito sozinho.*
*Na segunda guerra mundial toda a Europa foi vítima da barbie (queria dizer, decerto, barbárie) nasista.*
*Cada vez mais as pessoas querem conhecer a sua família através da árvore ginecológica.*
*O hipopótamo comanda o sistema digestivo e o hipotálamo é um bicho muito perigoso.*
*A Terra vira-se nela mesma, e esse difícil movimento chama-se arrotação.*
*Lenini e Stalone eram grandes figuras do comunismo na Rússia.*
*Uma tonelada pesa pelo menos 100Kg de chumbo.*
*Quando os egípcios viam a morte a chegar, disfarçavam-se de múmia.*
*Uma linha recta deixa de ser recta quando encontra uma curva.*
*O aço é um metal muito mais resistente do que a madeira.*
*O porco é assim chamado porque é nojento.*
*A fundação do Titanic serve para mostrar a agressividade dos ice-bergs.*
*Para fazer uma divisão basta multiplicar subtraindo.*
*A água tem uma cor inodora.*
*O telescópio é um tubo que nos permite ver televisão de muito longe.*
*O Marechal António Spínola é conhecido principalmente por estar no dicionário.*
*A idade da pedra começa com a invenção do Bronze.*
*O sul foi posto debaixo do norte por ser mais cómodo.*
*Os rios podem escolher desembocar no mar ou na montanha.*
*A luta greco-romana causou a guerra entre esses dois países.*
*Os escravos dos romanos eram fabricados em África, mas não eram de boa qualidade.*
*O tabaco é uma planta carnívora que se alimenta de pulmões.*
*Na Idade Média os tractores eram puxados por bois, pois não tinham gasolina.*
*A baleia é um peixe mamífero encontrado em abundância nos nossos rios.*
*Quando dois átomos se encontram, vai dar uma grande bosta. *
*Princípio de Arquimedes: qualquer corpo mergulhado na água, sai completamente molhado. *
*Newton foi um grande ginecologista e obstetra europeu que regulamentou a lei da gravidez e estudou os ciclos de Ogino-Knaus. *
*Pergunta: Em quantas partes se divide a cabeça? Resposta: Depende da força da cacetada. *
*A trompa de Eustáquio é um instrumento musical de sopro, inventado pelo grande músico belga Eustáquio, de Bruxelas. *
*Parasitismo é o facto de um gajo não trabalhar e viver à 'pala' dos outros, de dinheiro, cigarros e outros bens imateriais. *
*Ecologia é o estudo dos ecos, isto é, da ida e vinda dos sons.*
*A Biologia é o estudo da saúde. E para beneficiar a saúde é que foi inventado o biotónico.*
*As constelações servem para clareficar a noite.*
*Ao princípio os índios eram muito atrasados mas com o tempo foram-se sifilizando.*
*O Convento dos Capuchos foi construído no céculo 16 mas só no céculo 17 foi levado definitivamente para o alto do monte.*
*A História divide-se em 4: Antiga, Média, Momentânea e Futura,a mais estudada hoje*
*A Bigamia era uma espécie de carroça dos gladiadores, puchada por dois cavalos.*
*As aves teem na boca um dente chamado bico.*
*A Terra é um dos planetas mais conhecidos e habitados do mundo.*
*A Latitude é um circo que passa por o Equador, dos zero aos 90º *
*Caudal de um rio, é quando um rio vai andando e deixa um bocadinho para trás!!!*
quinta-feira, fevereiro 19, 2009
As (re)tiradas de Alberto João Jardim
A Padeira de Aljubarrota
Brites de Almeida teria nascido em Faro, em 1350, de pais pobres e de condição humilde, donos de uma pequena taberna. A lenda conta que desde pequena, Brites se revelou uma mulher muito corpulenta, ossuda e feia, de nariz adunco, boca muito rasgada e cabelos crespos. Estaria então talhada para ser uma mulher destemida e valente.
Quando se deu a batalha entre portugueses e castelhanos, derrotados sete deles fugiram do campo da batalha para se albergarem nas redondezas. Encontraram abrigo na casa de Brites, que estava vazia porque Brites teria saído para ajudar nas escaramuças que ocorriam.
Quando Brites voltou, tendo encontrado a porta fechada, logo desconfiou da presença de inimigos e entrou alvoroçada à procura de castelhanos. Teria encontrado os sete homens dentro do seu forno, escondidos. Intimando-os a sair e a renderem-se, e vendo que eles não respondiam pois fingiam dormir ou não entender, bateu-lhes com a sua pá, matando-os. Diz-se também que, depois do sucedido, Brites teria reunido um grupo de mulheres e constituído uma espécie de milícia que perseguia os inimigos, matando-os sem dó nem piedade.
quarta-feira, fevereiro 18, 2009
Os pequenos NADAS de ontem
Tributo a David Mourão Ferreira
terça-feira, fevereiro 17, 2009
A Vida
Mal assadas ou Malassadas
segunda-feira, fevereiro 16, 2009
DITADORES
fome, é mais uma prova de que MUGABE ignora o sofrimentodos seus compatriotas e de que a partilha do poder com Morgan Tsvangirai-empossado 1º ministro dia 11 -ainda está por demonstrar.
In - Revista Visão 12 fevereiro).
Ao longo da História da Humanidade são vários os homens,DITADORES, que ao assumirem cargos políticos neles se eternizam e acabam envenenados pelo poder. Geralmente este facto dá-se em Países de grandes carências económicas, culturais e sociais.
Todos acabam aclamados "salvadores da pátria", criam à sua volta uma atmosfera de poder, de interesse e de corrupção, que em nada ajuda a evoluir esse país.
E, quanto mais poder têm, mais querem - já nem medem os seus horizontes geográficos ou humanos.Acabam por deixar que proliferem as personalidades egoístas e mesquinhas, chegando a tentar mudar o verdadeiro conceito da Moral. Os ditadores do Ocidente serão um tudo nada diferentes do Oriente, mas o fim é o mesmo. Em todos, a liberdade de expressão é a primeira a ser suprimida, a do pensamento, a cívica e, depois, por aí fora ao longo de décadas.
Quase todos causam o endividamento futuro das gerações, o atraso cultural, a lavagem de cérebro política dando aos seus correligionários e apoiantes a preferência laboral, outros chegam a permitir a mortandade pelas doenças, o genocídio pela política, desgraça e destruição.
Todos, de um ou outro modo, são derrotados pela História.
domingo, fevereiro 15, 2009
Acordo Ortográfico- Petição em defesa da Língua Portuguesa
De fato, este meu ato
refere-se à não aceitação
deste pato com vista a assassinar a Língua Portuguesa.
Por isso ... por não aceitar este pato ...
também não vou aceitar ir a esse almoço para comer um arroz de pato ...
A esta ora está úmido lá fora ... por isso, de fato lá terei de vestir um fato ...
Concordas com o modo de escrever acima exemplificado?Se não concordares, clica na imagem que se segue e assina:
GALILEO GALILEI
sábado, fevereiro 14, 2009
dia de S. Valentim
Pais adolescentes!
sexta-feira, fevereiro 13, 2009
uma citação de Karl Marx
Parece que era bruxo...
"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar
bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se
torne insuportável.
O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser
nacionalizados pelo Estado".
quinta-feira, fevereiro 12, 2009
DARWIN
quarta-feira, fevereiro 11, 2009
UMA GRANDE MIÚDA
terça-feira, fevereiro 10, 2009
Sou Anti-Globalização
O consumo é a lei do cidadão e todos os dias somos tentados por campanhas estratégicas de marketing que, muitas vezes, nos levam a adquirir, quase inconscientemente, o que não nos é imediatamente necessário.
Os tratados da Europa levaram os europeus ao precipício descontrolado da globalização.
E agora, para tentar minorar a crise, obrigam-se os Governos dos Estados Europeus e Americanos, e até um pouco por todo o Mundo, a injectar dinheiro nas firmas, a quase privatizar o que era de privados, na tentativa desesperada de um equilíbrio.
Só não percebo, e vendo e ouvindo as mesmas notícias que os "camaradas" bloquistas, comunistas, portistas (lê-se pórtistas!) e pêpêdistas, como essas iluminadas mentes não perceberam que a crise não é TUGA mas GLOBAL.
segunda-feira, fevereiro 09, 2009
História
O Amor de Si Próprio
Machado de Assis, in 'Elogio da Vaidade'
domingo, fevereiro 08, 2009
Problema de matemática
sábado, fevereiro 07, 2009
DEFICIÊNCIAS (Mário Quintana)
'Deficiente' é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino. 'Louco' é quem não procura ser feliz com o que possui. 'Cego' é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores. 'Surdo' é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês. 'Mudo' é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia. 'Paralítico' é quem não consegue andar na direcção daqueles que precisam de sua ajuda. 'Diabético' é quem não consegue ser doce. 'Anão' é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:·' A amizade é um amor que nunca morre.
sexta-feira, fevereiro 06, 2009
Antes que seja tarde!
Eu quero renovar a terra,
Desbravá-la e produzi-la
De grãos mortos e espigas plenas.
Quero cruzar os mares,
Navegá-los, balouçar nas ondas,
Medir e brincar nos ventos.
Antes que seja tarde !
Antes que seja tarde
Eu quero amar.
Assumir esse Amor e compartilhar
Tudo o que me invade.
Olhar cada filho bem nos olhos,
Rever a minha vida dia a dia,
Olhar as minhas mãos e,
Antes que seja tarde,
Não as ter nunca vazias.
Você é Racista??????????
Despistagem do Racismo!
Teste rápido para descobrir se é racista ou não...
Este teste foi aprovado pela mesma entidade que aprovou as recentesas OPAs em Portugal, por isso é 100% fiável e de natureza altamente intelectual.
Tem de responder rápido (instintivamente):
Num galinheiro existiam 30 galinhas.
Um preto levou 10.Quantas galinhas ficaram no galinheiro?
Resultado:
Se respondeu 20 galinhas - É RACISTA
Se respondeu 40 galinhas - Não é racista.
Explicação:
Ver mais abaixo...Se havia 30 galinhas e o preto levou mais 10, ficaram 40 galinhas. Ninguém disse que o preto as tinha roubado....
quinta-feira, fevereiro 05, 2009
Conheça os benefícios do TREMOÇO
quarta-feira, fevereiro 04, 2009
O EMBRULHO
Embrulhas a Alma em celofane,
Com cuidados mil!
Não vás amarrotar o papel
Que insiste em gemer sob a pressão,
Denunciando a forma no embrulho.
Deixa a alma a Deus ou ao Diabo,
E embrulha apenas o coração!
Podes por laços e fitas,
Papel colorido, brilhante...
Mas deixa presos os dedos e os olhos.
Põe mais um laço,
Dá um passo atrás e vê se está bonito
O embrulho do teu coração!
Agora, soltas os dedos, os olhos,
Esqueces o coração embrulhado
E recuperas a Alma!
terça-feira, fevereiro 03, 2009
domingo, fevereiro 01, 2009
Discuro na Assembleia das Nações Unidas - Uma história do tempo de Moisés
Um representante da Palestina começou:"Antes de iniciar a minha intervenção, quero dizer-lhes algo sobre Moisés. Quando Moisés partiu a rocha para que dela brotasse àgua e inundou aquela parte de terra, pensou -Que oportunidade boa de tomar um banho! Titou a roupa, colocou-a sobre as rochas e entrou na àgua.Quando saiu quis vestir-se e viu que a roupa tinha desaparecido.Um israelita tinha-a roubado."
O representante de Israel saltou furioso e disse:
"O que é que você está a dizer?Os israelitas não estavam lá nessa altura."
O representante Palestiniano sorriu e disse:
"E agora que tudo se tornou claro, vou começar o meu discurso."