[google6450332ca0b2b225.html

terça-feira, julho 20, 2010

Chá verde diminui gordura concentrada na barriga



Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto concluiu que o consumo de chá verde favorece a redistribuição da gordura corporal, diminuindo o tecido adiposo mais prejudicial para a saúde.
O estudo dos cientistas, hoje divulgado, permitiu concluir que o chá verde leva à diminuição do tecido adiposo visceral (a gordura que se concentra na barriga), mais nefasto para a saúde do que o tecido adiposo subcutâneo (gordura que se acumula por debaixo da pele, sobretudo nas coxas e nádegas).
A investigação, integrada num estudo dos efeitos de vários componentes alimentares na gordura corporal, avaliou dois grupos de ratos - a um foi dado a beber chá verde e a outro água, durante meio ano.
Todos os animais aumentaram de peso ao longo deste período, mas os ratos do grupo que consumiu chá 'ganharam menos peso do que o grupo de controlo', adiantam os especialistas daquela faculdade
Os cientistas analisaram ainda as diferenças encontradas no tecido adiposo subcutâneo e visceral nos dois grupos de ratos, tendo verificado que o tecido adiposo dos animais que beberam chá apresentava um número maior de células em proliferação e adipócitos (células que armazenam gordura) mais pequenos do que os do grupo de controlo.
O grupo que bebeu chá também apresentou um aumento do número de células em apoptose (morte celular programada) no tecido adiposo visceral, favorecendo a sua redução.
'Estes resultados podem advir da estimulação da produção de estrogénios no tecido adiposo provocada pelo chá verde', observa a cientista Rosário Monteiro, do Serviço de Bioquímica da Faculdade de Medicina.
Conclui-se assim, sustenta, que 'o consumo de chá verde interfere na organização da gordura corporal, criando um padrão celular mais saudável e menos propenso ao desenvolvimento de patologias'.DN, ciência

NOTA DA REDACÇÃO - Num País em que a "falta de chá" é notória ao virar de cada esquina sugiro, daqui da minha cadeira, que desatemos todos, quais ratos sedentos, a bebericar esse aromático e benéfico líquido, que não só faz o milagre de reduzir os pneus de estimação como ainda prolonga o tempo de vida. Vejam só a longevidade chinesa, tibetana e hindu! E, para aumentar a economia do país bebam chá DOS AÇORES: óptima qualidade e bem português.

Sem comentários:

Enviar um comentário