[google6450332ca0b2b225.html

domingo, julho 04, 2010

Há um Velázquez desconhecido numa cave da Universidade de Yale

O conservador de Yale refere as semelhanças entre a obra agora identificada e outra de Velázquez, “Almuerzo”, que pertence à Colecção do Museu Hermitage (DR)
É uma descoberta de grande impacto na comunidade artística internacional – uma tela de Velázquez, pintada nos seus anos de juventude, foi identificada no armazém de uma universidade norte-americana. O Museu do Prado guarda “um prudente silêncio” sobre o caso. A revelação é da revista “Ars Magazine”, que vem citada no jornal espanhol “El País”: foi descoberto um novo quadro de Velázquez (Sevilha, 1599- Madrid, 1660), situação que apanhou de surpresa a comunidade artística mundial, e que, a confirmar-se a sua autenticidade, se tornará na mais importante incorporação feita no último século relativamente à obra do génio andaluz. 
A tela em causa terá como título “La Educación de la Virgen”, e representa Maria ainda criança a aprender a ler, com São Joaquim em fundo. O autor da descoberta é John Marciari, conservador e chefe do Departamento de Arte Europeia do Museu de Belas Artes de San Diego, tendo ela já sido autenticada por “especialistas de prestígio indiscutível”, nota o “El País”. Mas a confirmação oficial está ainda à espera do veredicto da comunidade científica especializada neste domínio. fonte Público

Sem comentários:

Enviar um comentário