[google6450332ca0b2b225.html

quinta-feira, agosto 11, 2011

Convalescença

 
Todos os dias de manhã cedo este cão fiel
Senta-se silenciosamente ao lado da minha cadeira
Até eu reparar na sua presença
Ao tocá-lo com a minha mão.
No momento em que recebe este pequeno reconhecimento,
Ondas de felicidade percorrem o seu corpo.
No inarticulado mundo animal
Apenas esta criatura
Compreendeu o bem e o mal e viu
O homem completo,
Aquele a quem
Talvez a vida deu alegremente
Esse objecto de um amor livre
Cuja consciência assinala o caminho
Para o coração da consciência infinita.
Quando vejo esse coração emudecido
Que revela a sua própria humildade
Através de uma total auto-rendição,
Sinto-me incapaz de descobrir o valor
Que a sua simples percepção encontrou na natureza do homem.
A profunda ansiedade do seu olhar mudo
Apercebe-se de algo que ele não pode explicar:
Ele remete-me para o verdadeiro significado do homem no universo.

(Rabindranath Tagore, p.124)

2 comentários:

  1. Quanto mais conheço o ser humano, mais gosto dos animais. Todos os dias tenho essa ternura, pois não só os animais que coabitam comigo , bem como todos os outros que vêm cá bater à porta, são bem recebidos.
    Alimento gatos, cães, pássaros, rolas, enfim toda a espécie de bicharada.
    Até umas andorinhas que resolveram fazer seu ninho sobre uma porta de serventia diária e, constante já procriaram este ano pelo menos 4 vezes. Estou à espera que no próximo ano não se esqueçam de visitar-me. Sua casa fica à espera.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Deve haver alguma explicação para a relação entre cães e humanos. Falam com o olhar e o convívio com eles nos torna seres melhores. Desconfio de quem não gosta de animais.
    É....o que será que os cães viram em nós?
    Abraço.

    ResponderEliminar