[google6450332ca0b2b225.html

sábado, agosto 06, 2011

Foi descoberta uma caverna no Vietname suficientemente grande para albergar uma selva. A dimensão é tão exagerada que seria possível estacionar lá dentro um Boeing 747 ou construir um quarteirão de 800 metros com prédios de 40 andares. O espaço, uma das 20 cavernas encontradas no país no último ano, encontra-se nas profundezas de Hang Son Doong e pode até ser a maior passagem subterrânea do mundo.
A National Geographic apresenta este mês uma visão profunda sobre uma série de cavernas, entre elas a mais recente descoberta. A paisagem no interior é avassaladora, muito graças ao pé-direito de 244 m. A luz, a vegetação e as rochas são também invulgares. O campo de visão também se prolonga até ao infinito.
Calcula-se que, há muitos anos, tenha acontecido um desabamento de terras, o que deixou entrar a luz, seguindo-se o aparecimento de várias plantas.
Durante a guerra do Vietname, os soldados vietnamitas escondiam-se em várias grutas do Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, onde também se encontra este espaço agora descoberto, para se protegerem dos bombardeamentos americanos. As crateras das bombas funcionam agora como viveiros.O especialista em grutas, Mark Jenkins, explica porque é que só agora é que este paraíso natural foi encontrado: “Embora estas grutas sejam enormes, são praticamente invisíveis até estarmos mesmo em frente às suas entradas.”
O percurso no interior destas cavernas também não é tarefa fácil. As equipas de expedição usam parafusos de fixação para que as pedras suportem o peso das pessoas, que sobem e descem vários metros suspensas por cordas. 

(in:Sábado)

3 comentários:

  1. Que lindo lindo isto é.Fabuloso!
    Os mistérios que a nossa casa terra ainda esconde.
    Quantas maravilhas haverá assim por descobrir.
    Gostei muito!
    Bjnh
    Elena Sines

    ResponderEliminar
  2. Não estará lá dentro o AJJ? Cuidado, pois é um animal perigoso.

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Sensacional! A luz, a vegetação, o tamanho... É um ambiente com "efeitos especiais" da natureza
    (suspiro)...
    Abraço, verabruxa.

    ResponderEliminar