Parece uma pá ou um abanador, mas a única coisa que os arqueólogos têm certeza é que é um objecto único para o seu tempo. Uma equipa de investigadores espanhóis encontrou a marca de um objecto de madeira com 56 mil anos, que pertenceria a um grupo de caçadores recolectores Neandertais que vivia no que é agora o município de Capellades, no centro da Catalunha, Espanha.

“Até ao Neolítico, não existe uma peça semelhante”, disse o investigador, que pertence ao Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social.
O instrumento teria 15 centímetros de comprimento e oito de largura na região da pá, que termina numa forma bicuda, e o punho teria 17 centímetros de comprimento e quatro de largura.
O que os investigadores encontraram na camada foi a marca do objecto original que terá sido parcialmente queimado mas que depois foi conservado devido à humidade e à acumulação de musgos.
A descoberta foi feita durante a campanha de investigação que começou a 8 de Agosto e termina dia 31. Junto com esta descoberta, os arqueólogos encontraram objectos de madeira que poderiam ter sido utilizadas como bandejas, lanças e restos de caça – cavalos, veados e bovinos.
fonte:Publico
fonte:Publico
Sem comentários:
Enviar um comentário