[google6450332ca0b2b225.html

quinta-feira, agosto 25, 2011

Encontrado em Espanha misterioso objecto Neandertal

Parece uma pá ou um abanador, mas a única coisa que os arqueólogos têm certeza é que é um objecto único para o seu tempo. Uma equipa de investigadores espanhóis encontrou a marca de um objecto de madeira com 56 mil anos, que pertenceria a um grupo de caçadores recolectores Neandertais que vivia no que é agora o município de Capellades, no centro da Catalunha, Espanha.
“Não existe nada semelhante no mundo com esta forma naquela época, nem construído por Neandertais, nem por humanos modernos”, disse ao El Mundo Eudald Carbonell, director da escavações do sítio arqueológico Abric Romani, que está a ser escavado há três décadas.
“Até ao Neolítico, não existe uma peça semelhante”, disse o investigador, que pertence ao Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social.
O instrumento teria 15 centímetros de comprimento e oito de largura na região da pá, que termina numa forma bicuda, e o punho teria 17 centímetros de comprimento e quatro de largura.
O que os investigadores encontraram na camada foi a marca do objecto original que terá sido parcialmente queimado mas que depois foi conservado devido à humidade e à acumulação de musgos.
A descoberta foi feita durante a campanha de investigação que começou a 8 de Agosto e termina dia 31. Junto com esta descoberta, os arqueólogos encontraram objectos de madeira que poderiam ter sido utilizadas como bandejas, lanças e restos de caça – cavalos, veados e bovinos.
 fonte:Publico

Sem comentários:

Enviar um comentário