terça-feira, março 31, 2009
António Aleixo
Nem grande sabedoria,
Mas dão-me as horas amargas
Lições de filosofia
À guerra não ligues meia,
Porque alguns grandes da terra,
Vendo a guerra em terra alheia
Não querem que acabe a guerra
.
Da guerra os grandes culpados
Que espalham a dor na terra,
São os menos acusados
Como culpados da guerra
Morre o rico, dobram sinos;
Morre o pobre, não há dobres...
Que Deus é esse dos padres,
Que não faz caso dos pobres?
.
Há tantos burros mandando
em homens de inteligência...
que às vezes fico pensando
que a burrice é uma ciência!
Torre Eiffel 120 anos
A torre é visitada anualmente por 6,9 milhões de pessoas.
segunda-feira, março 30, 2009
"A noite passada" - Sérgio Godinho
descias o Douro e eu fui esperar-te ao Tejo
A noite passada um paredão ruiu
É do inverno
E eu respondo que a migração dos pássaros é um sintoma de que os hábitos não mudam quando queremos; e a vontade dos que querem ficar leva-os à morte, como se entre morrer e amar houvesse um elo que não sabemos de onde vem, mas se manifesta na melancolia de um bater de asas, sob os ramos da árvore, quando o céu de chuva impede o voo para cima dos seus ramos.
Assim, voltei ao café onde tantas vezes te esperei: e não havia ninguém na mesa, como se a maldição tivesse tomado conta do lugar.É do Inverno, disse o patrão, ninguém sai de casa com este tempo.Não lhe dei outras razões. O que eu sei, levaste-o contigo, neste Inverno em que nem os pássaros querem ficar".
Nuno Júdice
domingo, março 29, 2009
Citações do Dia
D. Januário Torgal Ferreira, bispo das forças armadas, contradizendo em absoluto a tese defendida pelo Papa Bento xvI - in Diário Noticias
****************
«Quando a pessoa infectada não prescinde das relações e induz o(a) parceiro(a) (conhecedor ou não da doença) à relação, há obrigação moral de se prevenir», lê-se.
Uma prevenção com o objectivo «de não provocar a doença na outra pessoa». «Aqui, o preservativo não somente é aconselhável como poderá ser eticamente obrigatório», destaca D. Ilídio. Referindo-se em concreto às declarações de Bento XVI questiona a surpresa que elas levantaram.
«Que queriam que ele dissesse? Afirmando que sim, banalizava o valor, o sentido e a vivência da sexualidade, enquanto dimensão do ser humano, centro, símbolo e expressão das relações profundas da pessoa», lê-se ainda no texto.
Ainda sobre a sua posição relativamente ao Sumo Pontífice, o prelado português acaba por ser tácito: «Ainda bem que o Papa não cede a tentações de simpatia, facilitismo ou conveniência!». D. Ilídio contesta ainda a atenção dada ao tema ‘preservativo’ aquando da visita papal aos Camarões, destacando as posições do Vaticano relativamente a outros assuntos «como a pobreza, a fome, a justiça social (…) e os apelos a que os países ricos cumpram os seus compromissos a favor do desenvolvimento».
D. Ilídio Leandro - Bispo de Viseu
Pensar diferente
Os 3 últimos desejos...
sábado, março 28, 2009
"Um tempo para cada coisa"
Hora de verão
Os ponteiros do relógio vão adiantar uma hora, na madrugada deste domingo, em Portugal Continental e nas ilhas da Madeira e dos Açores, para se adequarem à hora legal de Verão, indicou o portal do Observatório Astronómico de Lisboa.
Em Portugal Continental e na Madeira, os ponteiros serão adiantados 60 minutos à 01:00, passado para as 02:00, enquanto nos Açores, a mudança será feita às 00:00, passando para a 01:00.
De cinco em cinco anos, Bruxelas estuda a existência da hora de Verão, que até 2011 é fixada à 01:00.
Na convenção moderna uma hora foi redefinida como uma unidade de tempo com 60 minutos ou 3600 segundos de duração. Isso é aproximadamente 1/24 de um dia da Terra médio.
A inteligência
O REFLEXO DO QUE É INVISÍVIL"
Rabbi Abba
"A inteligência é essa faculdade que consiste a ligar. E o que é que liga melhor do que a relação amorosa? Os signos de inteligência que percorrem o mundo são ao mesmo tempo signos de amor. Aquele que passa do pensamento lógico ao pensamento analógico é quem desobre a riqueza dos símbolos, e pode testemunhar as coincidências felizes entre o céu e a terra. Aquele que vive no secreto, que vê no secreto a medida de todas as coisas, esse é forçosamente alguém louco por se unir ao invisível."
Traduzido de "LE SECRET"
Jacqueline Kelen
Os 103 Magníficos -Arte
sexta-feira, março 27, 2009
Bonecas deficientes mais populares
Dia Mundial do Teatro - 27 de Março
Para alguns desses historiadores, a tragédia teria nascido de um culto, junto ao altar de algum Deus, e que seria uma das maravilhas espirituais do mundo marcando a união de drama e povo, afirmando e fortalecendo a Grécia de então. Para eles, drama tem o significado de acção e, entre todas as acções dramáticas, a tragédia seria a jóia de maior preço. Dificilmente existirá um poeta, um filósofo, um estadista ou um sábio, que não se tenha detido alguma vez, demoradamente, com seu pensamento, analisando a essência da tragédia, porque com certeza sentiu na própria vida os perigos que enfrentou quando, ao se empenhar em grandes tarefas, cruzou com a incerteza, a contingência de uma ideia em que se empenhara.
Sentiram, que não chega aquilo que na terra nos é oferecido como compensação de aflições íntimas. Sentiram muito mais: a divindade que não responde ao suplicante, por que não se pode colocar em palavras aquilo que ela poderia nos responder, já que as palavras não passam de uma invenção humana, e nada mais são do que metáforas. A divindade nos deixa apenas pressentir que existe, quer seja através das palavras elevadas dos fundadores das várias religiões e dos profetas, da linguagem dos poetas e escultores, da música e seus compositores ou do sucesso de um feito concretizado com coragem e amplitude de responsabilidade, ou mesmo, de um fracasso resultante da extravagância e da irresponsabilidade humana.
Tudo isto alimentou a tragédia antiga, a cujo campo pertencem os conflitos entre a moral e a paixão, a lei e o direito natural, a medida e o orgulho, entre o conhecimento e um impulso inconsiderado que nos tenta levar às estrelas. Da hipertrofia do eu, que resultam as exigências que visam o mundo e raras vezes serão satisfeitas. E, de contrários duros e inexoráveis, nasce a tragédia, a flor escura e turva onde as gotas do orvalho são lágrimas de um Deus compassivo.
Na decorrência desta criação artística do homem, seguiram-se as várias nuances da arte cénica, desenvolvidas através da comédia grega, do teatro greco-romano, dos mistérios medievais, o drama do renascimento e a comédia dell´arte, o drama pastoril e os dramas populares, o drama shakespeariano, o mimo, a ópera barroca, o teatro popular do barroco, a dramaturgia francesa de Racine, Corneille, Moliére, o drama alemão do iluminismo, a dramaturgia revolucionária do romantismo e do realismo, a dramaturgia burguesa, o drama social, o expressionismo e tantas outras vertentes desta arte que retrata o quotidiano das nações e da raça humana.
Pelo tanto de história, e pelo valor que representa na formação e educação cultural da sociedade, brindemos neste 27 de Março a mais um Dia Internacional do Teatro, aproveitando para orar aos nossos governantes no sentido de que, dediquem parte do seu tempo a promover a produção cultural deste país. Como dizia Garcia Lorca, "um povo que não ajuda ou não fomenta seu teatro, se não está morto, está moribundo."
IN: Carlos Pinto
quinta-feira, março 26, 2009
Frase do dia, do mês, do ano e do século
A Voz do Silêncio
Afasta-te da luz do sol para a sombra, para dares mais espaço aos outros. As lágrimas que regam o solo árido da dor e da tristeza fazem nascer as flores e os frutos da retribuição cármica. Da fornalha da vida humana e do seu fumo denso, saltam chamas aladas, chamas purificadas, que, erguendo-se alto, sob o olhar cármico, tecem por fim o tecido glorioso das vestes do Caminho." (...)
HELENA BLAVATSKY
- TRADUÇÃO E NOTAS DE FERNANDO PESSOA
Ciência e Saúde
quarta-feira, março 25, 2009
Iguarias q.b. - Pudim da tia Amélia
Mais um caso
Águeda: PJ deteve violador e identificou jovens que gravaram a cena
Menina violada e filmada Ana, nome fictício, tem 12 anos. Abandonada pelo pai quando ainda era bebé, vivia apenas com a mãe, que apresenta algumas deficiências cognitivas. Também Ana revela um atraso no desenvolvimento, embora frequentasse a escola C+S de uma freguesia periférica de Águeda. Há poucos dias, Ana foi vítima de abuso sexual por parte de um homem de 26 anos. Os actos sexuais foram gravados por outros dois rapazes – que têm 17 e 19 anos e que fizeram circular o vídeo da violação pela escola que a menor frequentava. A gravação foi passando de telemóvel em telemóvel, tornando a situação conhecida de todos.
In: Correio da Manhã
NOTA DA REDACÇÃO - Estes são os jovens (com letra pequena, claro) que frequentam as nossas escolas. Estes são os homens (com letra pequena, claro) de amanhã. Será uma percentagem não mínima porque já atinge os dois dígitos, mas é e sobretudo, uma percentagem preocupante que deve levar os responsáveis pela Educação a criar regras não facilitistas nas Escolas, deixar de ver no aluno "o coitadinho" e mandá-lo mesmo "às urtigas dos Pais" para que o eduquem e aturem porque a Escola é vocacionada para a instrução e não para a educação de base, que deve ser recebida desde o berço.Ah, os pais também não têm, não é o que se ouve? Não será melhor criar, então, Jardins Zoológicos familiares e tentar em terapia comum, incutir algumas normas nestes "chavalos"? Porque há-de o ensino ser deteriorado com quem não quer saber da escola, quer a ignorância e a vida vadia!
Chega de SUSTENTARMOS com os abonos, rendimentos mínimos, de inserção e mais mil e uma directivas de apoio, delinquentes. Aguardemos que a justiça faça justiça, o que eu duvido, mas as sequelas da Menina ninguém as apagará.
QUANDO TIVEREM CONHECIMENTO DE UM CASO, D E N U N C I E M - N O !
Há coisas
terça-feira, março 24, 2009
A Androginia das Almas
"Não há (nas almas) machos nem fêmeas; esta disposição só existe nos corpos", responde Ísis ao seu filho Hórus, que lhe pergunta como nascem as almas, se machos se fêmeas (Ménard, pp.203-204). Também entre os gnósticos encontramos alusões tanto à androginia de Deus, de quem as almas são emanação e reflexo. A androginia é ainda atestada nos Evangelhos apócrifos. O que demonstra que nos primeiros séculos da era cristã se respirava um misticismo sincrético bastante semelhante à tendencia hermética que volta a despertar no século dezasseis e se mantém daí em diante
No Evangelho de Tomé, Jesus diz, dirigindo-se aos discípulos: " Quando fizerdes os dois (ser) um, e...o interior como o exterior e o exterior como o interior, e o superior como o inferior...(e) o macho e a fêmea já não seja macho nem fêmea, então entrareis no Reino".
Nota-se a influência do célebre Pimandro de Hermes, em qe se proclama que o que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima; ou seja; que tudo é um.
in: LITERATURA E ALQUIMIA
Y.K.Centeno
E Jesus pediu a reforma ...
- Em verdade vos digo, bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...
Pedro interrompeu:
- Temos que aprender isso de cor?
André disse:
- Temos que copiá-lo para o caderno?
Tiago perguntou:
- Vamos ter teste sobre isso?
Filipe lamentou-se:
- Não trouxe o papiro-diário.
Bartolomeu quis saber:
- Temos de tirar apontamentos?
João levantou a mão:
- Posso ir à casa de banho?
Judas exclamou:
- Para que é que serve isto tudo?
Tomé inquietou-se:
- Há fórmulas? vamos resolver problemas?>
Tadeu reclamou:
- Mas porque é que não nos dás a sebenta e... pronto!?>
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada... ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo:
- Onde está a tua planificação? Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica mediatizada? E a avaliação diagnóstica? E a avaliação institucional?Quais são as tuas expectativas de sucesso? Tens para a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão?Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios? Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem? Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo? E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais? Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes? Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?
Caifás, o pior de todos, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva.
E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos...
Dia do Estudante-no meu tempo era assim!
Para que a Plebe saiba
PARA QUE A PLEBE SAIBA:
Fernando Nogueira:
Antes -Ministro da Presidência, Justiça e Defesa
Agora - Presidente do BCP Angola
Antes -Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais
Agora -Presidente do Banco Português de Negócios (BPN) e em prisa preventiva
Rui Machete:
Antes - Ministro dos Assuntos Sociais
Agora - Presidente do Conselho Superior do BPN; Presidente do Conselho Executivo da FLAD
Armando Vara:
Antes - Ministro adjunto do Primeiro Ministro
Agora - Vice-Presidente do BCP
Paulo Teixeira Pinto:
Antes - Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros
Agora - Presidente do BCP (Ex. - Depois de 3 anos de 'trabalho', Saiu com 10 milhões de indemnização!!! e mais 35.000€ x 15 meses por ano até morrer...)
António Vitorino:
Antes -Ministro da Presidência e da Defesa
Agora -Vice-Presidente da PT Internacional; Presidente da Assembleia Geral do Santander Totta - (e ainda umas 'patacas' como comentador RTP)
Celeste Cardona:
Antes - Ministra da Justiça
Agora - Vogal do CA da CGD
José Silveira Godinho:
Antes - Secretário de Estado das Finanças
Agora - Administrador do BES
João de Deus Pinheiro:
Antes - Ministro da Educação e Negócios Estrangeiros
Agora - Vogal do CA do Banco Privado Português.
Elias da Costa:
Antes - Secretário de Estado da Construção e Habitação
Agora - Vogal do CA do Banco Santander Totta
Ferreira do Amaral:
Antes - Ministro das Obras Públicas (que entregou todas as pontes a jusante de Vila Franca de Xira à Lusoponte)
Agora - Presidente da Lusoponte, com quem se tem de renegociar o contrato. Etc...etc...etc...
O que é isto? Não, não é a América Latina, nem Angola. É Portugal no seu esplendor .Somem agora as casitas de Lisboa a 35 euritos de renda em média, entregues quase todas a gente muito necessitada. Andam milhares a ver se conseguem pagar os empréstimos, renegociando os spreads, dilantando os prazos de pagamento, etc, e estes ' desgraçados' nem - IMI, Esgotos, Condomínio, Seguros, nada. Não são proprietários , portanto nem rendimentos colectáveis, como se alguém que anda 30 anos a pagar a casa, tenha rendimentos dela. Enfim, acho que isto só lá vai com outro 1755. Já agora no futebol contratam-se técnicos estrangeiros. Não podemos pedir uns técnicos estrangeiros para nos administrarem por uns anos. Logo se via o que conseguiam. Se os resultados, fossem bons ! Como Accionistas que somos, premiavamos os gestores, e como numa regulada economia de mercado, deixavamos o mercado funcionar. ( Sem termos que andar a injectar o nosso dinheiro nestas corjas de abutres, que nada produzem, mas tudo comem) Cunha? Gamanço? ...e depois este ESTADO até quer que se declarem as prendas de casamento e o seu valor. Já é tempo de parar! Não te cales, DENUNCIA!
Passa este e-mail, fá-lo circular.
In: e-mail que circula na net
segunda-feira, março 23, 2009
60 A HORA PLANETA -dia 28 Março
domingo, março 22, 2009
IGUARIAS q.b. - Delícia de Amêndoa
Dia Mundial da água - 22 Março
A escassez de água é o tema do Dia Mundial da Água deste ano, efeméride instituída pela ONU em 1992. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 1,6 milhões de pessoas morrem todos os anos por não terem acesso a água de qualidade ou a higiene. De acordo com dados revelados pela OMS, "90 por cento das mortes todos os anos por falta de água registam-se entre crianças com menos de cinco anos, a maior parte nos países em vias de desenvolvimento". "À medida que a água se torna rara, as pessoas são muitas vezes obrigadas a recorrer a fontes de água potável que podem não ser saudáveis", explica a directora-geral da OMS, Margaret Chan, numa comunicação no site da OMS. "Não têm água suficiente para a higiene básica - para se lavarem ou lavarem as roupas, para impedirem doenças, nomeadamente por contaminação da água ou da comida". A directora-geral da OMS lembra ainda que as alterações climáticas levam a que as "secas e inundações sejam cada vez mais frequentes e graves", o que leva à diminuição da qualidade da água e o aumento de doenças como a cólera, a febre tifóide, a malária e dengue.
sábado, março 21, 2009
Sabedoria
"Deixem-se de fingir"
com bancos e bancas de advogados, redacções,
editoriais, automóvel, bolsas e cátedras,
quintas herdadas, páginas literárias.
Deixem-se de uivar em defesa de ismos
que nenhum vos pertence ou a que pertenceis
a não ser para dançar a dança desnalgada
dos que não têm vergonha do povo português.
O único ismos em consonância com os arrotos
de bem comidos, e rosnidos de instalados
naquilo que criticam disfarçadando-se,
é o relismo - de reles. Nada mais.
15/1/1972 in :"QUARENTA ANOS DE SERVIDÃO" JORGE DE SENA
Discriminação Racial - 21 Março
In .wikipedia.org/
Dia Mundial da Poesia
21 Março-Dia Mundial Floresta/Dia da Árvore
A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.
A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913.
Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.
Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.
Fonte: ICN (http://www.icn.pt/).
sexta-feira, março 20, 2009
Antes as Mulheres - Miguel Esteves Cardoso
Primavera
DUPLICIDADE (no dia Mundial da Poesia)
posto que de dois modos é a vida,
a palavra é uma asa do silêncio,
o fogo tem uma metade de frio.
para recomeçar o infinito
e para não deixar de amar-te nunca:
por isso não te amo todavia.
Te amo e não te amo como se tivesse
em minhas mãos as chaves da fortuna
e um incerto destino desditoso.
Meu amor tem duas vidas para amar-te.
Por isso te amo quando não te amo
e por isso te amo quando te amo.
quinta-feira, março 19, 2009
Como evitar que as Papaias caiam quando estão maduras...
Mais uma de Alentejanos
- Compadres, este ano vamos comprar uma máquina nova para apanhar azeitonas, que faz tudo sozinha, ela recolhe as azeitonas das árvores, separa as folhas e ramos partidos e até retira os caroços. Vamos aumentar imenso a nossa produtividade e poupar muito na mão-de-obra.
Arqueologia- Novos achados em Luxor
Dia do Pai
Nos Estados Unidos da América, Sonora Luise resolveu criar o Dia do Pai em 1909, motivada pela admiração que sentia por seu pai, John Bruce Dodd. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia do Pai. Naquele país, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. Dia de S. José, considerado Pai Modelo na Religião Católica.Não sendo a provável data de nascimento de S.José, em 1621 o Papa Gregório XV apontou para ser esta a data da sua morte.
Países que celebram no terceiro domingo de Junho e apenas na Bélgica, Espanha e Itália a celebram a 19 de Março.
quarta-feira, março 18, 2009
"O Papa a Solução e o Problema"
"Distribuir preservativos não é solução", disse o Papa Bento XVI, nos Camarões. A posição da Igreja Católica sobre as relações sexuais é conhecida: ela deve ser praticada só por um homem e por uma mulher que tenham contraído casamento antes. No que diz respeito ao combate à sida, parece de eficácia irrefutável. Se a sida se propaga sobretudo pelas relações sexuais, se estas só se efectuarem entre cada casal, um transmissor de sida só infectará o cônjuge. Caso este morra, o sobrevivente terá de arranjar outro (a) companheiro (a) legítimo (a) para fazer nova vítima. Entretanto, lá no bairro certamente que já se desconfiará deste (a) viúvo (a) a repetições e duvido que haja mais casamentos com ele (a). Quer dizer, com esta posição da Igreja Católica sobre o sexo, a sida haveria de parar bem rápido. Há um porém neste raciocínio. E ele não está na conclusão: sim, a sida pararia se, havendo sexo, só fosse no casamento. O porém está no facto de haver sexo fora do casamento e muito. E como é assim, dizer que o preservativo, que diminui a transmissão, não é solução, passa a ser problema. No combate à sida, é isso que o Papa é: problema.
Nota da Redacção - Na minha opinião pessoal e baseada no conhecimento da Cultura Africana e nos depoimentos de Missionários que operam em África, a monogamia não existe, mesmo nos pretinhos baptizados.É a cultura, a Tradição, a lei da raça e das etnias. Chamar católicos e dizer que a religião aumentou, é uma utopia.Aumentaram os números e, entre eles, os 25 milhões de mortos em África, pela SIDA, da década de 80 para cá. Esta é a realidade que se prende com os Direitos Humanos, com a defesa da Vida. Não sei porque o meu pensamento me levou até ao felizmente deposto George Bush, quando ouvi as declarações do Papa, que incitava a juventude americana a fazer sexo oral para evitar a gravidez na adolescência. Há parvoíces, não lhe posso chamar TABUS porque é a vida humana que periga, que a Igreja Católica já deveria ter ultrapassado e que não têm razão de ser. O Espírito da Fé é o mesmo, através dos séculos, mas a Evangelização tem de ser adaptada, discutida, trabalhada, partilhada e preparada para quem se destina.Nunca à imagem e semelhança do Vaticano. Se assim fosse, não haveria pobreza entre os católicos. A prová-lo, os constantes apelos à solidariedade com as comunidades mais pobres que não devem ser ajudadas só com o dinheiro, medicamentos, sementes e alfaias agrícolas, livros ou roupas:devem ser ajudadas com a compreensão e o respeito!