[google6450332ca0b2b225.html

terça-feira, março 31, 2009

António Aleixo

Eu não tenho vistas largas
Nem grande sabedoria,
Mas dão-me as horas amargas
Lições de filosofia


À guerra não ligues meia,
Porque alguns grandes da terra,
Vendo a guerra em terra alheia
Não querem que acabe a guerra
.
Da guerra os grandes culpados
Que espalham a dor na terra,
São os menos acusados
Como culpados da guerra

Morre o rico, dobram sinos;
Morre o pobre, não há dobres...
Que Deus é esse dos padres,
Que não faz caso dos pobres?
.
Há tantos burros mandando
em homens de inteligência...
que às vezes fico pensando
que a burrice é uma ciência!

Torre Eiffel 120 anos

Inaugurada em 31 de Março de 1889, a Torre Eiffel foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa. O Governo da França planejou uma Exposição mundial e anunciou uma competição de design arquitetônico para um monumento que seria construído no Champ-de Mars, no centro de Paris. Mais de cem designs foram submetidos ao concurso. O comitê do Centenário escolheu o projeto do engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923), de quem herdaria o nome, da torre com uma estrutura metálica que se tornaria, então, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem. Com seus 317 metros de altura, possuía 7300 toneladas quando foi construída, sendo que atualmente deva passar das 10000, já que são abrigados restaurantes, museus, lojas, entre muitas outras estruturas que não possuía na época de sua construção. Eiffel, um notável construtor de pontes, era mestre nas construções metálicas e havia desenhado a armação da Estátua da Liberdade, erguida pouco antes no porto de Nova Iorque. Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição mundial (de 1889) expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase que foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de Rádio a salvou. Os últimos vinte metros desta magnífica torre correspondem a antena de rádio que foi adicionada posteriormente.
A torre é visitada anualmente por 6,9 milhões de pessoas.

In- Wikipédia

segunda-feira, março 30, 2009

"A noite passada" - Sérgio Godinho

A noite passada acordei com o teu beijo
descias o Douro e eu fui esperar-te ao Tejo
vinhas numa barca que não vi passar
corri pela margem até à beira do mar
até que te vi num castelo de areia
cantavas "sou gaivota e fui sereia"
ri-me de ti "então porque não voas?"
e então tu olhaste
depois sorriste abriste a janela e voaste
A noite passada fui passear no mar
a viola irmã cuidou de me arrastar
chegado ao mar alto abriu-se em dois o mundo
olhei para baixo
dormias lá no fundo
faltou-me o pé
senti que me afundava
por entre as algas
teu cabelo boiava
a lua cheia escureceu nas águas
e então falámos
e então dissemos
aqui vivemos muitos anos
A noite passada um paredão ruiu
pela fresta aberta o meu peito fugiu
estavas do outro lado
a tricotar janelas vias-me em segredo
ao debruçar-te nelas
cheguei-me a ti disse baixinho "olá",
toquei-te no ombro e a marca ficou lá
o sol inteiro caiu entre os montes
e então olhaste
depois sorriste
disseste
"ainda bem que voltaste"
Sérgio Godinho

Família RATZINGER no Douro português?


É do inverno

"Um dia pensarei que passei por ti como passam os pássaros por este campo que há de tornar-se seco, no Inverno; e que a primavera que vivemos não há de voltar, ao contrário dessa que todos os anos sucede ao Inverno, trazendo consigo esses pássaros de que me lembro ao pensar que estou sem ti, agora que todas as viagens chegaram ao fim, e uma pausa se prolonga até se tornar definitiva. Mas não é por pensar isso que me sinto longe de ti: o que talvez me faça sofrer, como se o sofrimento não fosse uma parte do amor, e se substitua a ele, quando o tempo impõe as suas regras, e nos lembra que dependemos de pequenas coisas para que tudo mude, de um dia para o outro, tornando-nos outros do que fomos, embora continuemos a sentir o que sempre sentimos. Então, dirás, alguma coisa valeu a pena?
E eu respondo que a migração dos pássaros é um sintoma de que os hábitos não mudam quando queremos; e a vontade dos que querem ficar leva-os à morte, como se entre morrer e amar houvesse um elo que não sabemos de onde vem, mas se manifesta na melancolia de um bater de asas, sob os ramos da árvore, quando o céu de chuva impede o voo para cima dos seus ramos.

Mesmo que peguemos nessa ave, de pouco servirá: o seu destino foi escolhido por ela, e quando isso acontece nada podemos fazer. Debate-se, procurando escapar aos dedos que a prendem; e esse gesto leva-a para onde não lhe chegamos, a não ser com o olhar, sabendo que no dia seguinte o ramo irá ficar vazio.
Assim, voltei ao café onde tantas vezes te esperei: e não havia ninguém na mesa, como se a maldição tivesse tomado conta do lugar.É do Inverno, disse o patrão, ninguém sai de casa com este tempo.Não lhe dei outras razões. O que eu sei, levaste-o contigo, neste Inverno em que nem os pássaros querem ficar".
Nuno Júdice

domingo, março 29, 2009

Citações do Dia

"Proibir o preservativo é consentir a morte de muitas pessoas"
D. Januário Torgal Ferreira, bispo das forças armadas, contradizendo em absoluto a tese defendida pelo Papa Bento xvI - in Diário Noticias
****************
«Quando a pessoa infectada não prescinde das relações e induz o(a) parceiro(a) (conhecedor ou não da doença) à relação, há obrigação moral de se prevenir», lê-se.
Uma prevenção com o objectivo «de não provocar a doença na outra pessoa». «Aqui, o preservativo não somente é aconselhável como poderá ser eticamente obrigatório», destaca D. Ilídio. Referindo-se em concreto às declarações de Bento XVI questiona a surpresa que elas levantaram.
«Que queriam que ele dissesse? Afirmando que sim, banalizava o valor, o sentido e a vivência da sexualidade, enquanto dimensão do ser humano, centro, símbolo e expressão das relações profundas da pessoa», lê-se ainda no texto.
Ainda sobre a sua posição relativamente ao Sumo Pontífice, o prelado português acaba por ser tácito: «Ainda bem que o Papa não cede a tentações de simpatia, facilitismo ou conveniência!». D. Ilídio contesta ainda a atenção dada ao tema ‘preservativo’ aquando da visita papal aos Camarões, destacando as posições do Vaticano relativamente a outros assuntos «como a pobreza, a fome, a justiça social (…) e os apelos a que os países ricos cumpram os seus compromissos a favor do desenvolvimento».
D. Ilídio Leandro - Bispo de Viseu

Pensar diferente


"Quando a gente pensa que sabe todas as respostas, ...vem a vida e muda todas as perguntas...! "

... um sujeito estava a colocar flores no túmulo de um parente, quando vê um chinês a colocar um prato de arroz na lápide ao lado. Ele vira-se para o chinês e pergunta:
- Desculpe, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz?
E o chinês responde:
- Sim, e geralmente à mesma hora que o seu vem cheirar as flores...!

« O RESPEITO PELOS OUTROS,É UMA DAS MAIORES VIRTUDES QUE UM SER HUMANO PODE TER.AS PESSOAS SÃO DIFERENTES, AGEM DIFERENTE E PENSAM DIFERENTE. NUNCA JULGUE. APENAS COMPREENDA...! »

Os 3 últimos desejos...

Alexandre "o Grande", um dos maiores conquistadores da história da humanidade, quando à beira da morte, convocou seus generais e relatou seus três últimos desejos:
1 - Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época;
2 - Que fossem espalhados no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistados: prata, ouro e pedras preciosas;
3 - Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.
Um de seus generais, admirado com esses desejos insólitos, perguntou a Alexandre quais as razões.Alexandre explicou:
1 - Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles não têm o poder de cura perante a morte;
2 - Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;
3 -Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.
Alexandre, o Grande, filho do imperador Fellipe II da Macedônia, nasceu em 20 de julho de 356 a.C. na Babilônia.
Durante sua infância teve como professor o filósofo grego Aristóteles. Sempre apresentou vocação para governar e, aos 2o anos, após a perda do pai, assassinado, assumiu o trono onde ampliou seu domínio através de conquistas e acordos.Alexandre morreu na Babilônia, a 13 de junho de 323 a.C. com a idade de 32 anos. O império que com tanto esforço edificou e que produziu a união do Oriente e do Ocidente, começou, então, a desmoronar.

sábado, março 28, 2009

"Um tempo para cada coisa"


Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus:
- Tempo para nascer e tempo para morrer
- Tempo para plantar e tempo para arrancar o que foi plantado
- Tempo para matar e tempo para sarar
- Tempo para demolir e tempo para construir
- Tempo para chorar e tempo para rir
- Tempo para gemer e tempo para dançar
- Tempo para atirar pedras e tempo para juntá-las
- Tempo para dar abraços e tempo para apartar-se
- Tempo para procurar e tempo para perder
- Tempo para guardar e tempo para jogar fora
- Tempo para rasgar e tempo para costurar
- Tempo para calar e tempo para falar
- Tempo para amar e tempo para odiar
- Tempo para a guerra e tempo para a paz
In: Bíblia, Eclesiastes 3.1,8

Hora de verão

Os ponteiros do relógio vão adiantar uma hora, na madrugada deste domingo, em Portugal Continental, na Madeira e nos Açores, correspondendo à hora legal de Verão.

A hora muda simultaneamente em todos os países da União Europeia.
Os ponteiros do relógio vão adiantar uma hora, na madrugada deste domingo, em Portugal Continental e nas ilhas da Madeira e dos Açores, para se adequarem à hora legal de Verão, indicou o portal do Observatório Astronómico de Lisboa.
Em Portugal Continental e na Madeira, os ponteiros serão adiantados 60 minutos à 01:00, passado para as 02:00, enquanto nos Açores, a mudança será feita às 00:00, passando para a 01:00.
De cinco em cinco anos, Bruxelas estuda a existência da hora de Verão, que até 2011 é fixada à 01:00.
Esta mudança é feita pensando no melhor aproveitamento da luz natural, sendo a poupança de energia daí resultante muito significativa. O pior é que o nosso relógio biológico não se adapta tão facilmente às mudanças, seja verão ou seja inverno, notando-se isso principalmente nas crianças pequenas e até nos animais. De qualquer jeito não temos outra forma; dar a voltinha ao relógio e, amanhã, acordar mais cedo.
A hora foi originalmente definida no Egipto como 1/24 de um dia, baseado no sistema de numeração duodecimal (que contava as articulações dos dedos de cada mão).
Na convenção moderna uma hora foi redefinida como uma unidade de tempo com 60 minutos ou 3600 segundos de duração. Isso é aproximadamente 1/24 de um dia da Terra médio.


BOM FIM DE SEMANA!

A inteligência


"O QUE É VISÍVEL NÃO É SENÃO
O REFLEXO DO QUE É INVISÍVIL"
Rabbi Abba


"A inteligência é essa faculdade que consiste a ligar. E o que é que liga melhor do que a relação amorosa? Os signos de inteligência que percorrem o mundo são ao mesmo tempo signos de amor. Aquele que passa do pensamento lógico ao pensamento analógico é quem desobre a riqueza dos símbolos, e pode testemunhar as coincidências felizes entre o céu e a terra. Aquele que vive no secreto, que vê no secreto a medida de todas as coisas, esse é forçosamente alguém louco por se unir ao invisível."

Traduzido de "LE SECRET"
Jacqueline Kelen

Os 103 Magníficos -Arte


O MISTÉRIO PROLONGOU-SE DURANTE MESES.QUEM TERIA SIDO O AUTOR DO QUADRO QUE REPRESENTAVA 103 FIGURAS DA HISTÓRIA MUNDIAL? AS PRIMEIRAS PISTAS INDICAVAM QUE A OBRA DISCUTINDO A DIVINA COMÉDIA COM DANTE SÓ PODIA TER SIDO PINTADA POR UM ARTISTA ORIENTAL - ENTRE BILL GATES, CHE GUEVARA, JULIO CÉSAR E YASSER ARAFAT ESTAVAM INÚMEROS LÍDERES E POETAS CHINESES. A RESPOSTA CHEGOU RECENTEMENTE QUANDO TRÊS FIGURAS CONTEMPORÂNEAS DO QUADRO FORAM IDENTIFICADOS COMO OS ARTISTAS CHINESES E TAIWANESES DUDU, LI TIEZI E ZHANG AN.
In: Sábado

sexta-feira, março 27, 2009

Bonecas deficientes mais populares


TILEY,é uma boneca simpática, de olhos grandes e boca pequenina e que anda numa cadeira de rodas.A criação da Kids Like Me, é uma das mais vendidas pela empresa britânica, que no ano passado facturou mais 25% do que em 2007.

E não é a única a apostar neste tipo de brinquedo, porque as bonecas com algum tipo de deficiência estão a ser um êxito em Inglaterra e Estados Unidos.Hà bonecas cegas, vendidas com cães guia, óculos escuros e vara, outras com síndrome de Down e outras sem cabelo - devido a quimioterapia.A Portugal ainda não chegaram, pelo menos às maiores cadeias, a Toy 'R'Us e a Imaginarium.Elizabeth, a boneca com síndrome de Down da Downi Creations, causou polémica.Custa 129 € e apresenta cerca de 13 características físicas da doença.A Associação Nacional de Síndrome de Down dos EUA desaprovou, mas muitos pais gostam da idéia.

In: Sábado nº256

Dia Mundial do Teatro - 27 de Março

Retrocedendo no tempo, anterior ao período cristão e que marca o nosso actual calendário, vamos encontrar a Grécia Antiga, palco florescente de todas as artes, em especial a arte cénica. Talvez por falta de um material mais consistente que remonte aos tempos de Téspis, encenador e dramaturgo que se ocupava de uma carroça para concretizar seus espectáculos em praças públicas, de uma cidade para outra, os grandes historiadores do teatro se concentram na tragédia grega como o ponto inicial dessa arte que até hoje sobrevive a todas as guerras e dificuldades.
Para alguns desses historiadores, a tragédia teria nascido de um culto, junto ao altar de algum Deus, e que seria uma das maravilhas espirituais do mundo marcando a união de drama e povo, afirmando e fortalecendo a Grécia de então. Para eles, drama tem o significado de acção e, entre todas as acções dramáticas, a tragédia seria a jóia de maior preço. Dificilmente existirá um poeta, um filósofo, um estadista ou um sábio, que não se tenha detido alguma vez, demoradamente, com seu pensamento, analisando a essência da tragédia, porque com certeza sentiu na própria vida os perigos que enfrentou quando, ao se empenhar em grandes tarefas, cruzou com a incerteza, a contingência de uma ideia em que se empenhara.
Sentiram, que não chega aquilo que na terra nos é oferecido como compensação de aflições íntimas. Sentiram muito mais: a divindade que não responde ao suplicante, por que não se pode colocar em palavras aquilo que ela poderia nos responder, já que as palavras não passam de uma invenção humana, e nada mais são do que metáforas. A divindade nos deixa apenas pressentir que existe, quer seja através das palavras elevadas dos fundadores das várias religiões e dos profetas, da linguagem dos poetas e escultores, da música e seus compositores ou do sucesso de um feito concretizado com coragem e amplitude de responsabilidade, ou mesmo, de um fracasso resultante da extravagância e da irresponsabilidade humana.
Tudo isto alimentou a tragédia antiga, a cujo campo pertencem os conflitos entre a moral e a paixão, a lei e o direito natural, a medida e o orgulho, entre o conhecimento e um impulso inconsiderado que nos tenta levar às estrelas. Da hipertrofia do eu, que resultam as exigências que visam o mundo e raras vezes serão satisfeitas. E, de contrários duros e inexoráveis, nasce a tragédia, a flor escura e turva onde as gotas do orvalho são lágrimas de um Deus compassivo.
Na decorrência desta criação artística do homem, seguiram-se as várias nuances da arte cénica, desenvolvidas através da comédia grega, do teatro greco-romano, dos mistérios medievais, o drama do renascimento e a comédia dell´arte, o drama pastoril e os dramas populares, o drama shakespeariano, o mimo, a ópera barroca, o teatro popular do barroco, a dramaturgia francesa de Racine, Corneille, Moliére, o drama alemão do iluminismo, a dramaturgia revolucionária do romantismo e do realismo, a dramaturgia burguesa, o drama social, o expressionismo e tantas outras vertentes desta arte que retrata o quotidiano das nações e da raça humana.
Pelo tanto de história, e pelo valor que representa na formação e educação cultural da sociedade, brindemos neste 27 de Março a mais um Dia Internacional do Teatro, aproveitando para orar aos nossos governantes no sentido de que, dediquem parte do seu tempo a promover a produção cultural deste país. Como dizia Garcia Lorca, "um povo que não ajuda ou não fomenta seu teatro, se não está morto, está moribundo."

IN: Carlos Pinto

quinta-feira, março 26, 2009

Frase do dia, do mês, do ano e do século

'Portugal é hoje um paraíso criminal onde alguns inocentes imbecis se levantam para ir trabalhar, recebendo por isso dinheiro que depois lhes é roubado pelos criminosos e ajuda a pagar ordenados aos iluminados que bolsam certas leis'.
Autor: Dr.Barra da Costa, criminalista

Pensamento do dia



"Estamos numa época em que o fim do mundo não assusta tanto quanto o fim do mês."

A Voz do Silêncio


"Se queres colher a suave paz e descanço, discípulo, semeia as sementes do mérito nos campos das colheitas futuras. Aceita as dores de nascença.
Afasta-te da luz do sol para a sombra, para dares mais espaço aos outros. As lágrimas que regam o solo árido da dor e da tristeza fazem nascer as flores e os frutos da retribuição cármica. Da fornalha da vida humana e do seu fumo denso, saltam chamas aladas, chamas purificadas, que, erguendo-se alto, sob o olhar cármico, tecem por fim o tecido glorioso das vestes do Caminho." (...)
HELENA BLAVATSKY
- TRADUÇÃO E NOTAS DE FERNANDO PESSOA

Ciência e Saúde


Mares mais ácidos

Muitas espécies de corais, amêijoas e outros moluscos estão já à beira da extinção devido ao aumento da acidez dos oceanos, causada pela poluição gerada na queima de combustíveis fósseis.A revelação foi feita agora no Congresso sobre Mudanças Climáticas, em Copenhaga, Dinamarca.

In: Visão

quarta-feira, março 25, 2009

Iguarias q.b. - Pudim da tia Amélia

250 gr açúcar
1 colher sopa farinha maisena
5 ovos
1,5 dl sumo laranja
5 dl leite
Misture o açucar com afarinha e adicione depois mos ovos inteiros, o sumo de laranja e o leite. Verta numa forma previamente caramelizada, leve ao forno a 160º, em banho maria, 45m. Decore a gosto depois de desenformar frio.

Mais um caso

25 Março 2009 - 00h30
Águeda: PJ deteve violador e identificou jovens que gravaram a cena
Menina violada e filmada Ana, nome fictício, tem 12 anos. Abandonada pelo pai quando ainda era bebé, vivia apenas com a mãe, que apresenta algumas deficiências cognitivas. Também Ana revela um atraso no desenvolvimento, embora frequentasse a escola C+S de uma freguesia periférica de Águeda. Há poucos dias, Ana foi vítima de abuso sexual por parte de um homem de 26 anos. Os actos sexuais foram gravados por outros dois rapazes – que têm 17 e 19 anos e que fizeram circular o vídeo da violação pela escola que a menor frequentava. A gravação foi passando de telemóvel em telemóvel, tornando a situação conhecida de todos.
In: Correio da Manhã

NOTA DA REDACÇÃO - Estes são os jovens (com letra pequena, claro) que frequentam as nossas escolas. Estes são os homens (com letra pequena, claro) de amanhã. Será uma percentagem não mínima porque já atinge os dois dígitos, mas é e sobretudo, uma percentagem preocupante que deve levar os responsáveis pela Educação a criar regras não facilitistas nas Escolas, deixar de ver no aluno "o coitadinho" e mandá-lo mesmo "às urtigas dos Pais" para que o eduquem e aturem porque a Escola é vocacionada para a instrução e não para a educação de base, que deve ser recebida desde o berço.Ah, os pais também não têm, não é o que se ouve? Não será melhor criar, então, Jardins Zoológicos familiares e tentar em terapia comum, incutir algumas normas nestes "chavalos"? Porque há-de o ensino ser deteriorado com quem não quer saber da escola, quer a ignorância e a vida vadia!
Chega de SUSTENTARMOS com os abonos, rendimentos mínimos, de inserção e mais mil e uma directivas de apoio, delinquentes. Aguardemos que a justiça faça justiça, o que eu duvido, mas as sequelas da Menina ninguém as apagará.
QUANDO TIVEREM CONHECIMENTO DE UM CASO, D E N U N C I E M - N O !

Pensamento do Dia

Recados para Orkut

Há coisas

"Há coisas que um bom espírito não estuda,
mas as que ele estudar não devem ser abandonadas
antes que ele as conheça bem.

Há coisas sobre as quais ele não medita,
mas se o faz não as abandona
sem lhes encontrar explicação.

Há coisas sobre as quais ele não as interroga,
mas se o faz não as abandona
sem antes as haver compreendido.

Há coisas que ele não procura distinguir,
mas as que ele quer distinguir não as abandona
sem que lhes tenha fixado a diferença. "

Confucio

terça-feira, março 24, 2009

A Androginia das Almas


É sobretudo na tradição hermética que se encontram referências à androginia das almas:
"Não há (nas almas) machos nem fêmeas; esta disposição só existe nos corpos", responde Ísis ao seu filho Hórus, que lhe pergunta como nascem as almas, se machos se fêmeas (Ménard, pp.203-204). Também entre os gnósticos encontramos alusões tanto à androginia de Deus, de quem as almas são emanação e reflexo. A androginia é ainda atestada nos Evangelhos apócrifos. O que demonstra que nos primeiros séculos da era cristã se respirava um misticismo sincrético bastante semelhante à tendencia hermética que volta a despertar no século dezasseis e se mantém daí em diante
No Evangelho de Tomé, Jesus diz, dirigindo-se aos discípulos: " Quando fizerdes os dois (ser) um, e...o interior como o exterior e o exterior como o interior, e o superior como o inferior...(e) o macho e a fêmea já não seja macho nem fêmea, então entrareis no Reino".
Nota-se a influência do célebre Pimandro de Hermes, em qe se proclama que o que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima; ou seja; que tudo é um.

in: LITERATURA E ALQUIMIA
Y.K.Centeno

E Jesus pediu a reforma ...

Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os dizendo:
- Em verdade vos digo, bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...
Pedro interrompeu:
- Temos que aprender isso de cor?
André disse:
- Temos que copiá-lo para o caderno?
Tiago perguntou:
- Vamos ter teste sobre isso?
Filipe lamentou-se:
- Não trouxe o papiro-diário.
Bartolomeu quis saber:
- Temos de tirar apontamentos?
João levantou a mão:
- Posso ir à casa de banho?
Judas exclamou:
- Para que é que serve isto tudo?
Tomé inquietou-se:
- Há fórmulas? vamos resolver problemas?>
Tadeu reclamou:
- Mas porque é que não nos dás a sebenta e... pronto!?>
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada... ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo:
- Onde está a tua planificação? Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica mediatizada? E a avaliação diagnóstica? E a avaliação institucional?Quais são as tuas expectativas de sucesso? Tens para a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão?Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios? Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem? Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo? E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais? Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes? Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?
Caifás, o pior de todos, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva.
E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos...

Dia Estudante II - no meu tempo era assim e bem divertido!


Eu também "imitava" as profs!

Dia do Estudante-no meu tempo era assim!


LEMBRAS-TE MANELA ?
A Manela (de chapéu) e eu nas Portas do Sol em Santarém,corria o ano da Graça de 1966.
As outras duas em que eu estou com a bata branca OBRIGATÓRIA (UPA!HAVIA DE SER HOJE) consta dos registos de 1962.Mas há-de haver mais....

Para que a Plebe saiba

Para distribuição, tal como a recebi. Não lhe acrescentei nem um ponto. acho que só peca por defeito, pois há muito mais

PARA QUE A PLEBE SAIBA:
Fernando Nogueira:
Antes -Ministro da Presidência, Justiça e Defesa
Agora - Presidente do BCP Angola
José de Oliveira e Costa:
Antes -Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais
Agora -Presidente do Banco Português de Negócios (BPN) e em prisa preventiva
Rui Machete:
Antes - Ministro dos Assuntos Sociais
Agora - Presidente do Conselho Superior do BPN; Presidente do Conselho Executivo da FLAD
Armando Vara:
Antes - Ministro adjunto do Primeiro Ministro
Agora - Vice-Presidente do BCP
Paulo Teixeira Pinto:
Antes - Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros
Agora - Presidente do BCP (Ex. - Depois de 3 anos de 'trabalho', Saiu com 10 milhões de indemnização!!! e mais 35.000€ x 15 meses por ano até morrer...)
António Vitorino:
Antes -Ministro da Presidência e da Defesa
Agora -Vice-Presidente da PT Internacional; Presidente da Assembleia Geral do Santander Totta - (e ainda umas 'patacas' como comentador RTP)
Celeste Cardona:
Antes - Ministra da Justiça
Agora - Vogal do CA da CGD
José Silveira Godinho:
Antes - Secretário de Estado das Finanças
Agora - Administrador do BES
João de Deus Pinheiro:
Antes - Ministro da Educação e Negócios Estrangeiros
Agora - Vogal do CA do Banco Privado Português.
Elias da Costa:
Antes - Secretário de Estado da Construção e Habitação
Agora - Vogal do CA do Banco Santander Totta
Ferreira do Amaral:
Antes - Ministro das Obras Públicas (que entregou todas as pontes a jusante de Vila Franca de Xira à Lusoponte)
Agora - Presidente da Lusoponte, com quem se tem de renegociar o contrato. Etc...etc...etc...
O que é isto? Não, não é a América Latina, nem Angola. É Portugal no seu esplendor .Somem agora as casitas de Lisboa a 35 euritos de renda em média, entregues quase todas a gente muito necessitada. Andam milhares a ver se conseguem pagar os empréstimos, renegociando os spreads, dilantando os prazos de pagamento, etc, e estes ' desgraçados' nem - IMI, Esgotos, Condomínio, Seguros, nada. Não são proprietários , portanto nem rendimentos colectáveis, como se alguém que anda 30 anos a pagar a casa, tenha rendimentos dela. Enfim, acho que isto só lá vai com outro 1755. Já agora no futebol contratam-se técnicos estrangeiros. Não podemos pedir uns técnicos estrangeiros para nos administrarem por uns anos. Logo se via o que conseguiam. Se os resultados, fossem bons ! Como Accionistas que somos, premiavamos os gestores, e como numa regulada economia de mercado, deixavamos o mercado funcionar. ( Sem termos que andar a injectar o nosso dinheiro nestas corjas de abutres, que nada produzem, mas tudo comem) Cunha? Gamanço? ...e depois este ESTADO até quer que se declarem as prendas de casamento e o seu valor. Já é tempo de parar! Não te cales, DENUNCIA!
Passa este e-mail, fá-lo circular.
In: e-mail que circula na net

segunda-feira, março 23, 2009

pensamento Gandhi

Recadoseglitters.com

Originado de: Recados e Glitters - Scraps para orkut

A RESPIRAÇÃO DA TERRA

60 A HORA PLANETA -dia 28 Março

A WORLD WILDLIFE FUND (WWF) lança-nos o desafio de, no próximo dia 28 de Março, entre as 20h30 e as 21h30 colaboirarmos no apagão mundial. Diz a WWF: "Queremos dar uma hora ao Planeta para o REGENERAR, e esperamos poder contar com a participação dos Portugueses que, durante 60 minutos, deverão apagar as luzes dos seus lares". A Câmara Municipal de Lisboa aderiu e, assim, teremos o Cristo-Rei, Ponte 25 Abril, Torre de Belém, MOsteiro dos Jerónimos, Castelo S.Jorge, Padrão das Descobertas, CCB, Museu da Electricidade e os Paços do Concelho durante 1 hora ficarão às escuras. Estima-se que adiram em Portugal 50 mil pessoas MAS, contigo e comigo já somos mais duas!
Em Dezembro realizar-se-á a Cimeira das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, em Copenhaga.Pretende-se então que os líderes mundiais sintam quanto as populações já estão preocupadas e atentas, esperando medidas efectivas.

Antes e Depois

Cais (porto) do Funchal




domingo, março 22, 2009

IGUARIAS q.b. - Delícia de Amêndoa

9 ovos, claras em castelo
375 gr açúcar
1,5dl água morna
1,5dl de óleo
130 gr amêndoa moída
370gr de farinha
1 colher sobremesa fermento

LIGUE O FORNO A 180º. UNTE UMA FORMA ALTA COM MANTEIGA E POLVILHE COM FARINHA.
BATA BEM AS GEMAS COM O AÇÚCAR E ADICIONE A ÁGUA MORNA E O ÓLEO ATÉ OBTER UM PREPARADO CREMOSO.PENEIRE A FARINHA COM O FERMENTO, BATA AS CLARAS E ADICIONE ALTERNADAMENTE AS CLARAS, A AMêNDOA E A FARINHA. ENVOLVA E LEVE A COZER 45 MINUTOS (OU UM POUCO MAIS PARA COZER NO MEIO).
SIRVA POLVILHADO COM AÇÚCAR E ENFEITADO COM FIOS DE OVOS.

Dia Mundial da água - 22 Março

Morrem anualmente 1,6 milhões de pessoas por falta de água
A escassez de água é o tema do Dia Mundial da Água deste ano, efeméride instituída pela ONU em 1992. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 1,6 milhões de pessoas morrem todos os anos por não terem acesso a água de qualidade ou a higiene. De acordo com dados revelados pela OMS, "90 por cento das mortes todos os anos por falta de água registam-se entre crianças com menos de cinco anos, a maior parte nos países em vias de desenvolvimento". "À medida que a água se torna rara, as pessoas são muitas vezes obrigadas a recorrer a fontes de água potável que podem não ser saudáveis", explica a directora-geral da OMS, Margaret Chan, numa comunicação no site da OMS. "Não têm água suficiente para a higiene básica - para se lavarem ou lavarem as roupas, para impedirem doenças, nomeadamente por contaminação da água ou da comida". A directora-geral da OMS lembra ainda que as alterações climáticas levam a que as "secas e inundações sejam cada vez mais frequentes e graves", o que leva à diminuição da qualidade da água e o aumento de doenças como a cólera, a febre tifóide, a malária e dengue.
Pensemos um pouco, sem egoísmos, e temos no nosso dia-a-dia mil e uma maneiras de poupar um pouco de água.Poupamos na água e no seu pagamento.Desde o lavar os dentes, as mãos, a louça, fechando de vez em quando a torneira, ao duche diário e rápido, aproveitando a água de lavar os legumes para deitar nas plantas, enfim...Pensem:vão conseguir colaborar!

sábado, março 21, 2009

Sabedoria

"Quem conhece o outro, é conhecedor.
Quem se conhece a si mesmo, é sábio.
O que conquista o outro, tem força.
O que se conquista a si mesmo, é poderoso
Quem sabe contentar-se, é rico
Quem é firme no seu propósito, tem carácter
O que não perde a sua interioridade, resiste
O que sabe morrer, mas não perece, possui a vida eterna."
Lao Tse

"Deixem-se de fingir"

Deixem-se de fingir de heróis da esquerda,
com bancos e bancas de advogados, redacções,
editoriais, automóvel, bolsas e cátedras,
quintas herdadas, páginas literárias.

Deixem-se de uivar em defesa de ismos
que nenhum vos pertence ou a que pertenceis
a não ser para dançar a dança desnalgada
dos que não têm vergonha do povo português.

O único ismos em consonância com os arrotos
de bem comidos, e rosnidos de instalados
naquilo que criticam disfarçadando-se,
é o relismo - de reles. Nada mais.

15/1/1972 in :"QUARENTA ANOS DE SERVIDÃO" JORGE DE SENA

Discriminação Racial - 21 Março

Um flagelo dos dias de hoje!

O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial é comemorado todos os anos, no dia 21 de março. A data foi instituida pela ONU devido ao Massacre de Sharpeville, ocorrido na cidade de mesmo nome, na África do Sul, em 21 de março de 1960.
In .wikipedia.org/
Nota da redacção- Acabemos com a discriminação racial BRANCA, a começar pelos nossos lados, aprendamos a solidariedade e lembremo-nos de que, quando morrermos, não levamos nada connosco!

Opressão=Discriminação racial

Recados e Imagens - curiosas





Dia Mundial da Poesia



O Dia Mundial da Poesia foi instituído na 30ª Conferência Geral da UNESCO, em 2000, e coincide com o Dia da Árvore e o início da Primavera no hemisfério Norte.


A todos os Poetas que sabem enriquecer o Pensamento, obrigada.


21 Março-Dia Mundial Floresta/Dia da Árvore



A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.
A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913.
Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.
Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.

Fonte: ICN (http://www.icn.pt/).

sexta-feira, março 20, 2009

Antes as Mulheres - Miguel Esteves Cardoso

Só quando os homens chegam a uma certa idade é que podem dizer com certeza que as mulheres são melhores do que eles em tudo – mesmo na bola, a carregar pianos, a lutar com jacarés ou nas outras coisas em que ganhávamos quando éramos mais novos e brutos e fortes.
Quando se é adolescente, desconfia-se que elas são melhores. Nos vintes, fica-se com a certeza. Nos trintas,aprende-se a disfarçar. Nos quarentas, ganha-se juízo e desiste-se. Nos cinquentas, começa-se a dar graças a Deus que seja assim. Os homens que discordam são os que não foram capazes de aprender com as mulheres (por exemplo, a serem homenzinhos), por medo ou vaidade ou estupidez. Geralmente as três coisas.
Desde pequenino, habituei-me que havia sempre pelo menos uma mulher melhor do que eu. Começou logo coma minha linda e maravilhosa mãe, cuja superioridade – que condescendia, por amor, em esconder de vez em quando– tem vindo a revelar-se cada vez mais. As mulheres são melhores e estão fartas de sabê-lo. Mas, como os gatos,sabem que ganham em esconder a superioridade. Os desgraçados dos cães, tal como os homens, são tão insegurose sedentos de aprovação que se deixam treinar.Resultado: fartam-se de trabalhar e de fazer figuras tristes,nas casas e nas caças e nos circos. Os gatos, sendo muito mais inteligentes, acrobatas e jeitosos, sabem muito bem que o exibicionismo vão leva à escravatura vil.
Isto não é conversa de engate. É até um tira-tesões. Mas é a verdade. E é bonita.

Público • Domingo 8 Março 2009 •

Primavera

A Primavera chegou hoje (às 11:44), e vai manter-se até ao dia 21 de Junho, de acordo com informação do Observatório Astronómico de Lisboa. Para 'receber' a Primavera, o céu vai estar limpo ou pouco nublado, apresentando-se contudo temporariamente muito nublado na região Sul e Estremadura, onde poderão ocorrer aguaceiros e trovoadas. O Equinócio que marca o início da Primavera é o instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, corta o equador celeste. "A palavra de origem latina significa 'noite igual ao dia', pois nestas datas dia e noite têm igual duração", explica o Observatório. Este ano, a chegada da Primavera foi antecedida por temperaturas elevadas, tendo-se registado uma onda de calor com mais de 10 dias de duração no interior Centro-Sul de Portugal continental. Foram atingidos valores superiores a 8º graus Celsius em grande parte do território e em particular nas regiões do interior, de acordo com informação do Instituto de Meteorologia. A Primavera vai manter-se até às 06:46 de 21 de Junho, quando começa o Verão. Na sequência da alteração das estações do ano, os relógios vão mudar para a Hora Legal de Verão no último domingo deste mês. No dia 29 de Março, quando for 01:00, os relógios têm de ser adiantados 60 minutos, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira.
In- Diário Notícias, Funchal

DUPLICIDADE (no dia Mundial da Poesia)


SABERÁS que não te amo e que te amo
posto que de dois modos é a vida,
a palavra é uma asa do silêncio,
o fogo tem uma metade de frio.


Eu te amo para começar a amar-te,
para recomeçar o infinito
e para não deixar de amar-te nunca:
por isso não te amo todavia.


Te amo e não te amo como se tivesse
em minhas mãos as chaves da fortuna
e um incerto destino desditoso.


Meu amor tem duas vidas para amar-te.
Por isso te amo quando não te amo
e por isso te amo quando te amo.


Pablo NERUDA in "Cem sonetos de Amor"

Pensamento residual

Recados e Imagens - pensamentos



quinta-feira, março 19, 2009

Como evitar que as Papaias caiam quando estão maduras...

Como evitar que as papaias caiam quando forem grandes
Vejam esta!
QUEM DISSE QUE MOÇAMBICANO NÃO TEM IDEIAS CIENTÍFICAS?
OLHA O QUE EU VI A CAMINHO DE GUAVA, NUM QUINTAL AO LADO DA ESTRADA PRINCIPAL.
A SOLUÇÃO DO PROBLEMA DAS PAPAIAS QUE CAÍAM SEMPRE QUE AMADURECIAM E O DONO RESOLVEU O ASSUNTO.
VEJAM COMO ELE FEZ.
In: e-mail

Mais uma de Alentejanos



Numa reunião da Cooperativa Alentejana:
- Compadres, este ano vamos comprar uma máquina nova para apanhar azeitonas, que faz tudo sozinha, ela recolhe as azeitonas das árvores, separa as folhas e ramos partidos e até retira os caroços. Vamos aumentar imenso a nossa produtividade e poupar muito na mão-de-obra.
- Isso parece realmente muito bom, compadre, mas diga-me lá, essa máquina também faz SEXO?
- SEXO? Oh compadre, claro que nãoooo...
- Antão deixe-se lá dessas modernices, oh compadre, e mande vir as mulheres do ano passado!

Arqueologia- Novos achados em Luxor

Descoberta raridade: um túmulo totalmente pintado e decorado Chamam-lhe já a "Capela Sistina do Antigo Egipto". Uma equipa hispano-egípcia, liderada por José Manuel Galán, encontrou em Luxor, na margem do Nilo, uma câmara funerária pintada há 3500 anos, anunciou o Conselho Superior de Investigações Científicas de Espanha.O túmulo, que faz parte da necrópole de Dra Abu el-Naga, tem as paredes e o tecto completamente pintados com desenhos e hieróglifos do Livro dos Mortos e seria de Djehuty, que foi um escriba real, supervisor do tesouro e dos trabalhos dos artesãos do rei sob as ordens de Hatshepsut, uma das poucas mulheres que foram faraós, filha de Tutmosis I (18.ª dinastia), cujo reinado durou de 1479 a 1457 antes de Cristo."Este é o sonho de qualquer egiptólogo", disse José Manuel Galán, citado pelo El Mundo. "Para além do indubitável valor estético, é importante porque nesta época não se decoravam as câmara funerárias. Só se conhecem outras quatro câmaras assim", explicou durante a apresentação da descoberta à imprensa. "O facto de Djehuty ter decidido pintar o seu túmulo coloca-o entre as figuras mais importantes e influentes da época", explica Galán, o director da equipa que, desde 2004, está a trabalhar em Luxor (antiga Tebas).O túmulo, uma sala quadrada de 3,5 metros de largura e 1,5 metros de altura, terá sido uma dos primeiros a ser completamente decorado com pinturas, dizem os inves-tigadores. A equi- pa encontrou ainda uma entrada para uma outra divisão onde se encontrava um par de brincos de ouro que, provavelmente, pertencia a Djehuty ou a algum dos seus familiares. "Nesta época, os homens importantes da corte adoptaram o costume de se adornar com brincos, moda que pouco depois seria também adoptada pelos próprios faraós", explicou o egiptólogo.Galán esclareceu ainda que as duas paredes que restam do túmulo estão cobertas com passagens do Livro dos Mortos, enquanto no tecto está pintada uma imagem da deusa do céu, Nut, que aparece com os braços abertos para abraçar o corpo do defunto, protegendo-o nesta sua nova existência.A equipa de arqueólogos vai continuar a trabalhar nesta área e espera fazer mais descobertas valiosas. "Mas de nada serve encontrar vestígios desta importância se depois os abandonamos à sua sorte", disse José Manuel Galán. Por isso, a próxima campanha de escavações desta mesma equipa internacional dedicar-se--á, fundamentalmente, à preservação dos vestígios arqueológicos de Luxor.
In: Diário Notícias, Lisboa 18-03-2009

Dia do Pai

O Dia do Pai tem origem na antiga Babilónia, há mais de 4 mil anos.
Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Nos Estados Unidos da América, Sonora Luise resolveu criar o Dia do Pai em 1909, motivada pela admiração que sentia por seu pai, John Bruce Dodd. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia do Pai. Naquele país, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. Dia de S. José, considerado Pai Modelo na Religião Católica.Não sendo a provável data de nascimento de S.José, em 1621 o Papa Gregório XV apontou para ser esta a data da sua morte.
Pio XII, em 1870, proclamou S. José padroeiro universal da Igreja.
No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto, sendo chamado "o dia do Carpinteiro" e a própria ONU designa-o como sendo o"Dia do Artesão". A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Países que celebram no terceiro domingo de Junho e apenas na Bélgica, Espanha e Itália a celebram a 19 de Março.
In: Wikipedia
Nota da redacção - Encontrei esta imagem na net.Guardei-a por achar que este deveria ser o lema de todos os Pais-homens pois, regra geral, é a Mãe que nunca desiste!
No dia em que escrevo estas linhas é notícia de abertura de telejornal A MORTE DE UM BEBÉ DE 9 MESES QUE O PAI ESQUECEU DENTRO DO CARRO, POR 4 HORAS... Foi ainda notícia esta semana, o caso da menina de 9 anos, violada pelo padrasto, que engravidou e esperava GÉMEOS. Por estar de acordo com a lei civil brasileira, porque a Criança não tinha compleição para levar o parto a bom termo e porque a gestação nunca chegaria ao fim, decidiram (E BEM) os médicos interromper aquela imatura gravidez.à criança foi-lhe dito que iria ser hospitalizada por ter uns vírus intestinais. A Igreja Católica brasileira, prontamente EXCOMUNGOU Mãe da criança e os médicos..É no dia 16 deste mês que o "monstro austríaco" que manteve 24 anos a sua filha cativa e a engravidou mais de meia dúzia de vezes, começará a ser julgado.
Nâo são excepções à regra pois os números que permanecem no anonimato são muitíssimos. É caso para pensarmos na Educação e na transmissão de Valores que se incute aos Jovens, valores que roçam a medida da banalidade!
HAJA PAIS!

quarta-feira, março 18, 2009

"O Papa a Solução e o Problema"

Ferreira Fernandes - Diário Noticias, Lisboa, 18 Março 2009
"Distribuir preservativos não é solução", disse o Papa Bento XVI, nos Camarões. A posição da Igreja Católica sobre as relações sexuais é conhecida: ela deve ser praticada só por um homem e por uma mulher que tenham contraído casamento antes. No que diz respeito ao combate à sida, parece de eficácia irrefutável. Se a sida se propaga sobretudo pelas relações sexuais, se estas só se efectuarem entre cada casal, um transmissor de sida só infectará o cônjuge. Caso este morra, o sobrevivente terá de arranjar outro (a) companheiro (a) legítimo (a) para fazer nova vítima. Entretanto, lá no bairro certamente que já se desconfiará deste (a) viúvo (a) a repetições e duvido que haja mais casamentos com ele (a). Quer dizer, com esta posição da Igreja Católica sobre o sexo, a sida haveria de parar bem rápido. Há um porém neste raciocínio. E ele não está na conclusão: sim, a sida pararia se, havendo sexo, só fosse no casamento. O porém está no facto de haver sexo fora do casamento e muito. E como é assim, dizer que o preservativo, que diminui a transmissão, não é solução, passa a ser problema. No combate à sida, é isso que o Papa é: problema.
Nota da Redacção - Na minha opinião pessoal e baseada no conhecimento da Cultura Africana e nos depoimentos de Missionários que operam em África, a monogamia não existe, mesmo nos pretinhos baptizados.É a cultura, a Tradição, a lei da raça e das etnias. Chamar católicos e dizer que a religião aumentou, é uma utopia.Aumentaram os números e, entre eles, os 25 milhões de mortos em África, pela SIDA, da década de 80 para cá. Esta é a realidade que se prende com os Direitos Humanos, com a defesa da Vida. Não sei porque o meu pensamento me levou até ao felizmente deposto George Bush, quando ouvi as declarações do Papa, que incitava a juventude americana a fazer sexo oral para evitar a gravidez na adolescência. Há parvoíces, não lhe posso chamar TABUS porque é a vida humana que periga, que a Igreja Católica já deveria ter ultrapassado e que não têm razão de ser. O Espírito da Fé é o mesmo, através dos séculos, mas a Evangelização tem de ser adaptada, discutida, trabalhada, partilhada e preparada para quem se destina.Nunca à imagem e semelhança do Vaticano. Se assim fosse, não haveria pobreza entre os católicos. A prová-lo, os constantes apelos à solidariedade com as comunidades mais pobres que não devem ser ajudadas só com o dinheiro, medicamentos, sementes e alfaias agrícolas, livros ou roupas:devem ser ajudadas com a compreensão e o respeito!

O nosso maravilhoso cérebro


FIxe os seus olhos no texto e deixe que a sua mente leia correctamente o que está escrito.
De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.
In:net

O que faz a "velhice"...

"Nós não somos os parolos da aldeia como eles pensam", afirmou o deputado regional, actual presidente da FAMA - Fórum de Autonomia da Madeira e ex-presidente da Câmara Municipal de São Vicente. Drumond referiu os passos que, em sua opinião, seriam dados se a Assembleia regional declarasse a independência da Madeira."O Presidente da República convoca o Conselho de Estado e dissolve a Assembleia Legislativa da Madeira por actos contrários à Constituição, vai haver eleições e o povo da Madeira, aí, vai pronunciar-se sobre o que é que quer - se quer continuar nesta linha da independência, ou se quer ficar ligado de vez a Lisboa", afirmou.Gabriel Drumond justificou esta posição por considerar que o Governo da República, liderado por José Sócrates, "tem um ódio ao povo madeirense e atenta contra a unidade nacional e em resposta a isto tem que haver consequências"."É um país que nos trata brutamente, rouba-nos e nos trata à sapatada", disse Drumond sobre Lisboa, referindo que o povo madeirense terá de dizer se quer seguir o seu rumo ou se prefere continuar ligado a Portugal.Gabriel Drumond, que assegurou que vai lutar pela declaração da independência caso os interesses da Madeira não sejam acolhidos na próxima revisão constitucional, responsabilizou o primeiro-ministro José Sócrates por essa eventual declaração, mas também o Presidente da República, Cavaco Silva: "também tem culpa disto" por não ter vetado a Lei de Finanças Regionais que "sufoca o povo da Madeira, devia ter tomado cuidado e as devidas providências".

NOTA DA REDACÇÃO - Pode-se, impunemente, insultar o Primeiro Ministro, o Presidente da República e falar em nome do povo Madeirense. Bom, NÃO renego a minha Kubana naturalidade, que amo e prezo, aliada ao direito sagrado de ser PORTUGUESA.Com todas as "excentricidades" que isso possa conter!
Façam comigo um pequeníssimo pensamento. Se na África do Sul existem 350 mil madeirenses, na Venezuela mais 200 mil, no Continente Português uns milhares, sem falar na Europa que a emigração Madeirense abraçou, se os governantes desses povos falassem dos Madeirenses como certos madeirenses falam de outros, será que a Ilha não afundava?
Necessita a Madeira de arautos independentistas, numa parcela que é a mais endividada do território português onde nem as contas do PSD-Madeira acertam para o tribunal de contas e para vergonha do PSD nacional.
Disse há dois dias o Presidente do Governo Regional da Ma(ma)deira que só quer Continentais cá para trabalhar; estou LIXADA, agora que já estou reformada vou como retornada da Madeira?
E se a Madeira independente cortasse amarras com o Portugal que a descobriu e POVOOU?
E se na verdade Portugal radicalizasse as suas relações com a Madeira? ABRAM OS OLHOS-nesta terra sempre se gastou à tripa forra, constrói-se a preço de ouro, ao calendário das inaugurações seja a que custo for, dá-se aos súbditos obedientes o monopólio de transportes e dos portos, vinga quem tem cartão laranja e abana a bandeirinha. Todos sabemos que isto é verdade! Mas cá como lá, o provérbio "os amigos são para as ocasiões" é o bê-a-bá da oportunidade.
Mas daí a dar ouvidos a um histriónico deputado que, pelo conhecimento pessoal que dele tenho, deve mas é estar senil!