[google6450332ca0b2b225.html

quinta-feira, março 19, 2009

Dia do Pai

O Dia do Pai tem origem na antiga Babilónia, há mais de 4 mil anos.
Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Nos Estados Unidos da América, Sonora Luise resolveu criar o Dia do Pai em 1909, motivada pela admiração que sentia por seu pai, John Bruce Dodd. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia do Pai. Naquele país, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. Dia de S. José, considerado Pai Modelo na Religião Católica.Não sendo a provável data de nascimento de S.José, em 1621 o Papa Gregório XV apontou para ser esta a data da sua morte.
Pio XII, em 1870, proclamou S. José padroeiro universal da Igreja.
No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto, sendo chamado "o dia do Carpinteiro" e a própria ONU designa-o como sendo o"Dia do Artesão". A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Países que celebram no terceiro domingo de Junho e apenas na Bélgica, Espanha e Itália a celebram a 19 de Março.
In: Wikipedia
Nota da redacção - Encontrei esta imagem na net.Guardei-a por achar que este deveria ser o lema de todos os Pais-homens pois, regra geral, é a Mãe que nunca desiste!
No dia em que escrevo estas linhas é notícia de abertura de telejornal A MORTE DE UM BEBÉ DE 9 MESES QUE O PAI ESQUECEU DENTRO DO CARRO, POR 4 HORAS... Foi ainda notícia esta semana, o caso da menina de 9 anos, violada pelo padrasto, que engravidou e esperava GÉMEOS. Por estar de acordo com a lei civil brasileira, porque a Criança não tinha compleição para levar o parto a bom termo e porque a gestação nunca chegaria ao fim, decidiram (E BEM) os médicos interromper aquela imatura gravidez.à criança foi-lhe dito que iria ser hospitalizada por ter uns vírus intestinais. A Igreja Católica brasileira, prontamente EXCOMUNGOU Mãe da criança e os médicos..É no dia 16 deste mês que o "monstro austríaco" que manteve 24 anos a sua filha cativa e a engravidou mais de meia dúzia de vezes, começará a ser julgado.
Nâo são excepções à regra pois os números que permanecem no anonimato são muitíssimos. É caso para pensarmos na Educação e na transmissão de Valores que se incute aos Jovens, valores que roçam a medida da banalidade!
HAJA PAIS!

Sem comentários:

Enviar um comentário