[google6450332ca0b2b225.html

quinta-feira, dezembro 10, 2009

refugiados no seu próprio país


Cerca de 120 mil pessoas fugiram do Wazristão Sul, onde um exército paquistanês prossegue uma ofensiva militar contra os talibãs. Adivinha-se uma cride dramática.
Quando em 16 de Outubro o exército paquistanês desencadeou a ofensiva, milhares de pessoas foram surpreendidas. A maioria fez uma arriscada viagem de 3 dias para as montanhas e na cidade fronteiriça de Dera Ismail Khan, vizinha do Estado Indiano do Punjabe, encontram-se mais de 120 mil refugiados. Aqui, os trabalhadores das organizações humanitárias iniciaram já o trabalho de recenseamento, acolhimento e alimentação das populações e prevêem a chegada de mais 200 mil refugiados.
Enquanto isto, os líderes do país estão a salvo, bem instalados. Zardari esconde-se bem longe na sua fortaleza em Islamabad. A população sofre perseguição, as escolas estão fechadas, os atentados são vulgares.
Até quando?

1 comentário:

  1. Por muito que nos doa a alma estes acontecimentos tem a ver com a fé cega e religiosa a que dão obediência e que incentiva os jovens a matarem os seus compatriotas e irmãos por serem mais moderados se calhar mesmo mais Humanos com a estúpida ideia de serem prós-ocidentais. Se pensarmos que trinta mil soldados irão resolver coisa alguma, com tantos sacrifícios e a propria vida em risco. é um fracasso completo! Na sua naturesa têm de ser eles próprios a rever conceitos e educarem-se nos valores mais mais Humanos e lutar por causas mais justas, sem as confusões das religiões.É assustador pensarmos que muitos destes jovens que pensam assim são nossos vizinhos...
    T.OZ

    ResponderEliminar