[google6450332ca0b2b225.html

quinta-feira, julho 01, 2010

Dia Mundial das Bibliotecas

Miranda do Corvo - Um burro para incentivar a leitura

A Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP), de Miranda do Corvo, assinala a 1 de Julho o Dia das Bibliotecas com um burro, o «Biblioburro», carregado de livros a «passear» numa parte da vila para divulgar a leitura.

in: Café Portugal | quarta-feira, 30 de Junho de 2010
«Com esta iniciativa recorda-se simbolicamente o papel pioneiro das primeiras bibliotecas móveis na divulgação da leitura bem com as dificuldades histórias, ao longo da civilização, na divulgação das ideias e na difusão do livro», refere hoje uma nota da instituição.
«Para além do acto simbólico de divulgação da leitura, pretende-se também homenagear todos os que antigamente e, ainda hoje, o fazem dessa maneira, de aldeia em aldeia, em zonas inacessíveis ao transporte automóvel», acrescenta o documento.
Assim, um burro com alforges carregados de livros vai partir da Quinta da Paiva pelas 10h00 rumo à Praça José Falcão, junto à Câmara Municipal, onde alunos da Universidade Sénior da instituição irão ler contos e histórias aos mais pequenos.
Denominada «Biblioburro», a iniciativa conta com a participação do Parque Biológico da Serra da Lousã, Biblioteca Itinerante, Universidade Sénior, Centro Infantil e crianças do Centro de Actividades de Tempos, todas valências da Fundação ADFP.
Segundo a instituição, «a iniciativa pretende também cultivar o convívio inter-geracional entre os seniores e os mais pequenos, despertando nestes o gosto pela leitura», ao mesmo tempo que homenageia um animal «estigmatizado como teimoso e pouco inteligente».
«Mas este burro da serra da Lousã carregado de livros também é uma crítica às bibliotecas onde se distribuem revistas, jornais e jogos para crianças e jovens, mas onde não se promove o livro e o prazer da leitura», lê-se na nota da ADFP.
Desde 2001 que a instituição mantém uma biblioteca itinerante em funcionamento, com um fundo bibliográfico de cerca de 30 mil livros e uma viatura que visita regularmente 62 localidades dos concelhos de Coimbra, Góis, Miranda do Corvo, Penacova, Penela e Lousã.
Nota da redacção - O "indivíduo" que preside à Câmara Municipal do Porto Moniz decidiu deixar cair um projecto, comparticipado a 100% pela União Europeia, que previa a construção de uma biblioteca e videoteca no Concelho e que ficaria integrada na Rede Nacional de Bibliotecas. Projecto trabalhado e batalhado há meia dúzia de anos. Chamar burro a quem assim pensa? Não, é uma ofensa para a simpática raça asinina.  O epíteto apropriado só em português vernáculo!

4 comentários:

  1. com um burro credo em cruz nao havia melhor coisa?

    ResponderEliminar
  2. Bela iniciativa. Essa de deixar cair um projecto tão interessante e importante para o Porto Moniz, só pode ter vindo de gente que tem cabeça carregada de vazio. É assim na terra onde se dança o bailinho em dias de festa e não só. A cultura da burrice não dá tráguas. Obrigado pela denúncia oportuna.

    ResponderEliminar
  3. Pensando bem a AvoGi tem razão: o burro é um animal nobre...Se calhar certos presidentes de Câmara seriam mais apropriados....

    ResponderEliminar