[google6450332ca0b2b225.html

sábado, julho 17, 2010

Pintura Quadro com autópsia de Nelson Mandela causa polémica

Uma pintura que mostra o corpo de Nelson Mandela a ser submetido a uma autópsia foi condenado pelo partido dominante na África do Sul

O ANC (Congresso Nacional Africano) declarou que a peça, que está a ser completada num centro comercial de Joanesburgo, viola a dignidade de Mandela.
A tela mostra o corpo do líder histórico a ser cortado, enquanto líderes proeminentes se juntam à sua volta.
O artista, Yiull Damaso, diz que o seu objectivo é fazer com que as pessoas enfrentem a morte. «Nelson Mandela é um grande homem mas ele é apenas um homem... A eventual morte de Mandela é algo que teremos de enfrentar enquanto indivíduos, enquanto nação», declarou.
Segundo a correspondente da BBC no país, Pumza Fihlani, conversas sobre a morte de Mandela são tabu e vistas como desrespeitosas devido ao seu estatuto de ícone. fonte: SOL

2 comentários:

  1. Esse tabu todo que cerca a figura de Nelson Mandela é comum em sociedades africanas, onde seus líderes são quase divinizados. Aposto que o pintor é branco, ou então um negro bem inserido na sociedade ocidental. Não falo com desprezo, apenas cito o que é facto... Agora, que Mandela foi um grande homem, firme e forte, isso é indiscutível.

    Parabéns pela belíssima lista de reprodução de músicas de teu blogue. Temos aqui lindas canções! Amo Mariza, amor o Zeca Afonso! Grandes vozes do nosso idioma, com certeza.

    Saudações e bom sábado!

    ResponderEliminar