[google6450332ca0b2b225.html

quinta-feira, julho 07, 2011

Desapareceu o Códice Calixtino, de valor incalculável


Pode ser considerado o roubo do século. Um dos livros mais importantes do mundo, manuscrito, datado do século XII e de valor incalculável, desapareceu da Catedral de Santiago de Compostela. Este roubo representa uma das maiores perdas de património histórico e artístico de não só de Espanha, mas de todo o mundo.
O livro está normalmente guardado na câmara blindada do arquivo da catedral, de onde foi retirado para ser mostrado pela última vez há cerca de dois meses. O seu desaparecimento foi detectado na terça-feira passada. A informação foi avançada pelo Correo Galego, que explica que os investigadores pensam que pode tratar-se de um roubo realizado por um grupo contratado por algum coleccionador ou traficante de objectos deste tipo. O Códice é o mais antigo e conhecido guia para peregrinos do caminho de Santiago, e é composto por cinco livros e dois apêndices, encadernados desde 1964 num único volume.
Criado para promover a devoção ao apóstolo Santiago, o Códice inclui informação e conselhos para os peregrinos, como possíveis alojamentos, descrições das várias rotas, das obras de arte e patrimoniais que se podiam visitar.
Nos últimos anos foram reforçadas as medidas de segurança para proteger o códice, que estava guardado numa zona dotado com um sistema de alarmes, mas que não controla todos os movimentos. in N, Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário