[google6450332ca0b2b225.html

domingo, julho 10, 2011

Morreu o bailarino e coreógrafo francês Roland Petit

O bailarino e coreógrafo francês Roland Petit, criador de mais de uma centena de bailados, morreu hoje, em Genebra, na Suíça, aos 87 anos, informou a Ópera de Paris.
Em comunicado, a Ópera francesa, onde Roland Petit entrou aos 10 anos, afirma que com a sua morte desaparece "um dos, sem dúvida, mais importantes artistas de dança do século XX". Petit ofereceu à Ópera de Paris "onze criações e dez peças de reportório", adianta o comunicado.
Nascido em 1924, em Villemomble (nordeste de Paris), filho de mãe italiana e pai francês, Roland Petit entrou aos dez anos para a escola de dança da Ópera de Paris, de onde saiu para fundar a sua própria companhia, Ballet des Champs Elysées. Morava há uma dezena de anos em Genebra, com a mulher, Zizi Jeanmaire, e a filha de ambos, Valentine.
Na sua longa carreira, passou pelas companhias de bailado de Paris e Marselha (1972-1998), foi até Hollywood, onde colaborou com as grandes companhias de dança clássica, e colaborou com as célebres Scala de Milão (Itália) e Ópera de Berlim (Alemanha) e com artistas como Pablo Picasso, Georges Simenon, Orson Welles, Rudolf Nureiev, Margot Fontayne e Mijail Bryshnikov.
As suas coreografias apresentam uma concepção teatral do bailado e transformaram-se em clássicos, entrando no reportório mundial. "Carmen" (1949), que fez para a mulher, Zizi Jeanmarie, marcou o início da sua notoriedade.
Nomeado em 1970 director de dança da Ópera de Paris, renunciou rapidamente ao cargo, montando depois grandes espectáculos no Casino de Paris.

Sem comentários:

Enviar um comentário