[google6450332ca0b2b225.html

quinta-feira, agosto 12, 2010

Afeganistão: jovem mutilada será operada nos EUA



Aisha, 18 anos, é uma jovem afegã que fez capa na revista Time esta semana e mostrou ao mundo o nariz mutilado como forma de denúncia da crueldade contra as mulheres no território. Agora, uma clínica na Califórnia, EUA, ofereceu-se para lhe reconstruir o nariz e também as orelhas.
Segundo relatou à Time, Aisha foi mutilada pelo marido como punição por ter fugido de casa. A rapariga, que se casou ainda adolescente, fugiu devido aos maus tratos que sofria.
O pai entregou-a a esse homem quando ela tinha dez anos, juntamente com a sua irmã mais nova, para pagar uma dívida de sangue do tio dela.
A aplicação do castigo por ter tentado escapar foi aprovada por um comandante talibã, cujo regime aceita este tipo de punições contra as mulheres que se rebelam contra as suas leis.
Agora Aisha encontrou refúgio numa organização não-governamental e viajou para os EUA onde será operada, conforme anunciou à AFP a presidente da Fundação The Grossman Burn, Rebecca Grossman.
"A intervenção foi doada pelo cirurgião plástico e reconstrutivo Peter Grossman e pela equipe do centro The Grossman Burn, situado no Hospital West Hills", em Los Angeles, informou Grossman, sem dar maiores detalhes sobre a operação.

NOTA DA REDACÇÃO - Esta mesma semana saiu a notícia de que, no Afeganistão, mulheres estão a ser esterilizadas compulsivamente. Sendo o homem o foco disseminador não entendo porque não se ataca o problema na fonte...É hora de as MULHERES acordarem, unirem a voz. Lembrem-se que com a "conquista lenta" muçulmana quem sabe se daqui a décadas o acordar não será mais doloroso no Ocidente!

1 comentário:

  1. Que crueldade. Não posso com fundamentalismos sejam eles de que ordem for. Como diz a Tuka, é tempo de juntarmo-nos todos e lutar contra esta terrível barbaridade. Obrigado pela denúncia oportuna...

    ResponderEliminar