[google6450332ca0b2b225.html

quarta-feira, agosto 18, 2010

Conhecimentos dos estudantes dos EUA

Beethoven é um cão e Miguel Ângelo um vírus informático

Um estudo feito pela Universidade de Beloit revela como é baixo o nível de conhecimentos dos estudantes norte-americanos que estão prestes a entrar na universidade e como as suas referências culturais se resumem às duas últimas décadas.
Para os alunos que deverão concluir os cursos superiores em 2014, Beethoven é apenas sinónimo de um cão retratado em vários filmes norte-americanos, não de uma dos melhores músicos de sempre: Ludwig van Beethoven. Miguel Ângelo, um dos maiores nomes da história da arte, não passa afinal de um vírus informático. A Checoslováquia ou a Jugoslávia não existiram e na África do Sul nunca houve um regime estatal racista denominado de apartheid.
A lista Mindset (modo de pensar) é actualmente uma das listagens anuais mais referidas nos EUA como sendo demonstrativas dos conhecimentos de uma geração. Foi criada em 1998 e tinha como objectivo provar às autoridades da educação norte-americana como as referências culturais se perdem rapidamente.
Foi criada por Tom McBride, professor de Humanidades, e por Ron Nief, ex-relações públicas da Universidade Beloit, com base em referências de factos ocorridos nos anos de nascimento dos participantes nos estudos e começou por analisar a geração que deveria ter terminado a sua formação em 2002.
Esta lista mostra que, para quem nasceu em 1980, só houve um Papa - João Paulo II – e Mike Tyson foi “sempre um delinquente”, nunca chegou a ser figura do boxe mundialmente conhecida. Os de 1981 não sabem que a Jugoslávia existiu e os que nasceram em 1984 desconhecem o que é o apartheid.
Os estudantes nem sequer sabem letra cursiva (estilo de escrita à mão). "Há dois anos, havia alguns estudantes que (disseram) que aprenderam dactilografia numa máquina de escrever", enquanto agora há alguns de 30 anos que não sabem que a IBM foi fabricante de máquinas de escrever, disse Nief à AFP.
Já para os estudantes que terminam o ensino secundário norte-americano neste ano, a Alemanha nunca esteve dividida em dois países, nos Jogos Olímpicos sempre competiram apenas atletas profissionais, os “reality shows” são uma realidade de sempre na televisão e as companhias aéreas nunca permitiram que se fumasse nos aviões.fonte DN, Lisboa


Nota da redacção - Serão só os estudantes norte americanos?

1 comentário:

  1. Se os Americanos sonhassem sequer como anda a Cultura POrtuguesa dos nossos estudantes, concerteza que iriam querer aplicar o seu estudo nos mesmos, a ver qual dos povos era menos (ou mais) sapiente da sua própria cultura... Assim anda o Mundo...

    ResponderEliminar