[google6450332ca0b2b225.html

sexta-feira, maio 22, 2009

dia internacional da BIODIVERSIDADE

A vida no Planeta está a alterar-se.As condições climáticas e ambientais são motivo generalizado de preocupação.Ambiente, biodiversidade e sustentabilidade são "palavrões" que estão cada vez mais na ordem do dia. Todos nos queixamos que a Primavera foi fria, o Verão é demasiado quente e que o Verão de S.Martinho já não existe. É legitima a preocupação pois quando se fala que, por ano,várias espécies correm risco de extinção, das grandes chuvas e tornados que se alternam com grandes incêndios, o que obriga a grandes investimentos por parte dos países afectados, afectando a economia..
Aqui entra o desenvolvimento sustentável, na optimização dos recursos hídricos e protecção dos ecossistemas marinhos.
As temperaturas cada vez mais elevadas provocam o efeito de estufa, o aumento da camada de ozono, o degelo e o aquecimento global. Vivo numa zona rural em que o acto de pegar fogo ao mato tirado das terras agrícolas, faz parte do dia a dia.Por mais que eu diga que o apodrecimento desses matos serve para adubo nas terras, não: adubo é de gado e adubo químico!
Mas, se cada um der o seu contributo consciente (ainda que nem sempre seja aceite) o Mundo será mais vivo, mais aprazível, melhor. Apostando na BIODIVERSIDADE (diversidade da Natureza viva), preservamos a variedade genética da população e das espécies, da flora e da fauna, dos fungos e microorganismos.
A biodiversidade refere-se tanto ao nº(riqueza) de diferentes categorias biológicas, quanto à abundância relativa dessas categorias, ou seja, abrange a totalidade dos recursos vivos ou biológicos e dos recursos genéticos e seus componentes.
SEJAMOS POIS, CONSCIENTES.
21.05.2009

Sem comentários:

Enviar um comentário