- factores genéticos: sabe-se que há um forte componente genético que predispõe ao vício. Como em outras drogas, enquanto algumas pessoas conseguem apenas experimentar e/ou beber socialmente, outras ficam viciadas.
- doenças mentais: há frequentes associações entre algumas doenças mentais e o alcoolismo, entre elas: depressão, transtorno do pânico, fobia social e transtorno de personalidade.
- personalidade: não há evidências de um tipo específico de personalidade para os alcoólatras. Alguns traços são comuns, como dependência, hostilidade, egocentrismo e tendência auto agressiva.
- factores culturais e comportamentais: o uso do álcool é muito difundido e estimulado em nossa sociedade. em alguns grupos, o beber pode ser factor decisivo para ser aceito ou não.
CONSEQUÊNCIAS FÍSICAS:
- Aparelho gastro intestinal: gastrites, úlceras, inflamações do esófago, pancreatite e lesões no fígado, que podem levar à cirrose.
- Aparelho cardiocirculatório: enfarto do miocárdio e hipertensão arterial sistémica.
- Aparelho geniturinário: impotência.
- Sistema nervoso: epilepsia e lesões em nervos periféricos.
- Gravidez: o uso de álcool por mulheres grávidas pode levar ao retardo mental e às más formações do feto: coração, membros, crânio e face (síndrome fetal do álcool).
- Embriaguez ou intoxicação aguda: a pessoa pode ficar agitada, falante, eufórica, com falta de coordenação motora, rubor facial. Por vezes o quadro de embriaguez é acompanhado de um esquecimento dos fatos ocorridos durante a embriaguez ("blackout").
- Síndrome da dependência: ocorre com o uso exagerado e contínuo de álcool por muito tempo. Há um desejo intenso de beber e necessidade de quantidades cada vez maiores pra obter o mesmo efeito (tolerância). As actividades da pessoa giram em torno da obtenção de bebidas. Ocorrem prejuízos nas demais actividades, como falta e queda do rendimento no trabalho e problemas no convívio familiar.
- Síndrome da abstinência: ocorre em geral com a interrupção ou redução abrupta da quantidade de bebida ingerida. Caracteriza-se por tremores, sudorese, aumento da pulsação, insónia, náusea ou vómito, ansiedade e agitação.
- "Delirium tremens": é o agravamento do quadro de abstinência com o surgimento de alucinações, em geral na forma de "visões" de animais ou fios na parede ou no ar, e ainda sensação de formigeiro ou de bichos andando pelo corpo. Também é acompanhado de febre, convulsões e confusão mental. O "delirium tremens" é um quadro grave e necessita de tratamento hospitalar.
- Síndrome de Korsakoff: é um quadro de amnésia induzida pelo álcool, caracterizado por esquecimento dos fatos que ocorreram recentemente, falta de coordenação motora, movimentos oculares rítmicos e paralisia de certos músculos oculares, provocando algo parecido com o estrabismo.
IN: AA
NOTA DA REDACÇÃO - TIVE HOJE A GRATA EXPERIÊNCIA DE VISITAR UM CENTRO DE RECUPERAÇÃO DESTES DOENTES.MANIFESTA A SOLIDARIEDADE EXISTENTE ENTRE TODOS, JOVENS E IDOSOS, MULHERES OU HOMENS, A ALEGRIA DE PARTILHA DE HISTÓRIAS, A NOÇÃO DA DOENÇA, A INTER AJUDA, O CONVÍVIO FRANCO...FIQUEI SURPRESA, PELA POSITIVA, ATÉ PELO ACOLHIMENTO CORDIAL QUE TIVE COM TODOS OS QUE CONTACTEI.BOM TRABALHO, PSICOLÓGICO, MÉDICO E ATÉ ESPIRITUAL POIS, NESTES CASOS, TODAS AS AJUDAS SÃO VALIAS.
Sem comentários:
Enviar um comentário