[google6450332ca0b2b225.html

terça-feira, julho 28, 2009

arte - "The Eternal Idol" - Auguste RODIN


Paris, 1840 - Meudon, 1917
Auguste Rodin tornou-se um dos mais destacados escultores do século XIX, tendo o seu trabalho rompido com as fórmulas rígidas e 0 estilo da escultura académica, introduzindo nessa Arte um sentido novo de energia, imaginação e criatividade.
O objectivo primordial de Rodin era o corpo humano, que ele usava como um instrumento para exprimir emoção e movimento, e não apenas com o propósito de um estudo anatómico
Suas imagens apresentam grande força, delicadeza e erotismo, e "The Eternal Idol", em particular, destaca a plena realização de Rodin na sensualidade da forma humana. Há uma percepção de formas flexíveis e fluídas fundindo-se nessa sensualidade.
Há, também, uma impressão de reverência pelo corpo feminino, quando a imagem masculina ajoelha-se beijando seu amor ternamente sobre o coração. As duas imagens em "The Eternal Idol " expressam absorção completa um no outro. Para Rodin essa intimidade era como um acto de adoração.
Rodin esculpiu várias versões de "The Eternal Idol", em tamanhos e materiais diversos.
Rodin disse: "O que é essencial é emocionar-se, amar, ter esperança, vibrar, viver. Ser um homem antes de ser um artista!"

Sem comentários:

Enviar um comentário