[google6450332ca0b2b225.html

quarta-feira, julho 22, 2009

Nova Zelândia e Austrália 35cm mais próximas...


Um forte terramoto (7,8 graus) ocorrido esta terça-feira na Nova Zelândia provocou uma deformação em uma das ilhas do país que a aproximou da Austrália em 35 centímetros, segundo um centro de pesquisas do governo neozelandê. O centro GEO Science registou um terramoto de 7,8 graus no sudeste da Nova Zelândia – o mais forte em 80 anos no país. Os cientistas neozelandeses afirmam que foi o tremor de terra mais forte do mundo neste ano. A Nova Zelândia tem duas ilhas principais: a do Norte e a do Sul. Com o sismo, a Ponta Puysegur, na Ilha do Sul, deformou-se, com uma expansão de 35 centímetros em direcção à Austrália. Cientistas afirmam que a aproximação é irrelevante, já que os países continuam a mais de 2,2 mil quilómetros de distância.O tremor aconteceu às 9h22 da noite de terça-feira no horário local, no fiorde Dusky Sound, na ponta sudoeste da Ilha do Sul.«O terramoto eclodiu a cerca de 30 quilómetros de profundidade e movimentou-se para cima até ao sul, concentrando energia fora do litoral», afirma um comunicado da GEO Science.
«O movimento foi mais um rolamento do que um rompimento. [...] Isso explica que os danos tenham sido muito menores do que o esperado para um tremor desta magnitude»
.
«Isso e a localização remota do epicentro significam que a Nova Zelândia teve muita sorte – se este terramoto tivesse acontecido em qualquer outro lugar, ele teria provocado danos imensos»
, refere o documento.

Sem comentários:

Enviar um comentário