[google6450332ca0b2b225.html

sexta-feira, julho 10, 2009

NASA revela diminuição dramática de gelo no Ártico


As plataformas de gelo no Árctico, que costumavam sobreviver a um ou mais Verões, diminuíram 42% entre 2004 e 2008. As conclusões são da Agência Espacial americana NASA e foram publicadas hoje na revista científica "Journal of Geophysical
Research-Oceans". Em comunicado, a NASA diz que a redução na espessura do gelo no Árctico é "dramática" e estabelece novos recordes para a região.

Segundo o trabalho, a espessura das placas de gelo multianuais (permafrost) durante as estações quentes não costuma diminuir para lá dos dois metros. Segundo os registos da NASA, obtidos através da sonda ICESat, em órbita da Terra, as placas de gelo têm reduzido 17 decímetros ao ano, para um total de 60 centímetros nos últimos quatro Invernos.

"O volume de gelo permite-nos calcular a produção anual e dá-nos uma noção da água doce e da massa de gelo armazenada o Áctico", explica Ron Kwok, do laboratório da NASA em Pasadena, na Califórnia. "Mesmo nos anos em que a totalidade de gelo marinho permanece estável ou cresce ligeiramente, a espessura e volume da camada tem continuado a diminuir, tornando-se o gelo mais vulnerável. Estes dados vão permitir aos cientistas perceber a velocidade é que o gelo do Árctico está a diminuir e quão perto estamos de um Verão sem gelo no Árctico", adianta.

Nos últimos anos, a produção do gelo no Inverno não tem conseguido repor os níveis perdidos durante o Verão. "Ficando mais oceano aberto, absorve-se mais calor, o que aquece a água e leva ao aumento do degelo", adianta o comunicado.

Entre 2004 e 2008, o degelo custou perto de 967 mil metros às plataformas geladas do Árctico.

in: Expresso,07 jul 09

Sem comentários:

Enviar um comentário