[google6450332ca0b2b225.html

segunda-feira, agosto 17, 2009

"MAFALDA" de Quino, terá estátua em Buenos Aires

Mafalda, a heroína de BD criada pelo argentino Quino, terá uma estátua no bairro de San Telmo, no centro de Buenos Aires, onde «nasceu» em 1964, noticia a imprensa argentina. Medindo 80 centímetros, feita de fibra de vidro e resina, a escultura, parte de uma homenagem a Quino em Buenos Aires, é da autoria de Pablo Irrgang. Com um vestido verde, Mafalda estará sentada num banco, sozinha, em pose reflexiva. A inauguração, a que Quino assistirá acompanhado de alguns amigos, tem início agendado para as 15:00 do dia 30.
Ainda no quadro da homenagem será descerrada, na casa onde Quino residiu, uma placa com esta legenda: "Nesta casa 'viveu' Mafalda". Em entrevista ao jornal argentino La Nación, Irrgang contou que, antes de se abalançar ao trabalho, releu a banda desenhada
para se inspirar.
«Foi divertido - disse - Há um mês reunimo-nos com Quino para examinar os últimos pormenores. Foi uma experiência muito boa. Quino sabe muito bem o que quer. Sempre teve ideias claras sobre como devia ser a escultura".
Sobre o projecto em si, observou ter achado "muito interessante a ideia de Mafalda sozinha num banco, meditando sobre o mundo" e sendo, "de noite, outra das crianças que dormem ao relento".
No plano técnico, assegurou, a escultura "é muito resistente mecanicamente e as cores estão incluídas no material". "Tudo foi previsto - referiu - para fazer frente a possíveis actos de vandalismo.
A obra, que mede 80 centímetros, não terá medidas de protecção, para que as pessoas possam interagir com a personagem (...) Esperemos que Mafalda desperte bons sentimentos".
in: DN, Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário