[google6450332ca0b2b225.html

terça-feira, agosto 04, 2009

" Não consigo imaginar a cara dos santos" por Laurinda Alves,


SIZA VIEIRA conta, no seu último livro, "Textos", o desafio que foi realizar um painel de azulejos com episódios da vida de São Pedro e São Paulo para a parede que limita longitudinalmente a galeria de acesso às capelas do Santuário de Fátima. Contagiado pelo entusiasmo de Alexandros Tombazis, de quem partiu o convite, e consciente da responsabilidade, Siza revisitou o painel de azulejos de Matisse na Capela de Vence, em Nice. "Não pude evitar uma sensação de irresponsável atrevimento. Aquele painel de azulejos põe de joelhos qualquer um (...) Senti-me inseguro e incompetente." Siza confessa a insegurança mas também a certeza de partilhar o sentimento de Matisse, quando assumiu que não podia imaginar rostos de santos e, por isso mesmo, reduziu as caras à oval do rosto. Siza deu consigo a cismar sobre a cara dos "seus" santos, realizando que ainda não eram santos quando viveram os episódios que ia retratar. Eram apenas "homens justos com a sua grandeza e as suas dúvidas". Resolveu a coisa mais ou menos da mesma maneira que Matisse. O painel de Siza é maravilhoso e este livro de textos impressionistas, agora editado pela Civilização, é poético e inspirador. Aconselho-o a quem, como eu, gosta de acompanhar as derivas criativas dos artistas."(Laurinda Alves, diário i, hoje)

NOTA DA REDACÇÃO- O SENTIMENTO DE SIZA VIEIRA, O SENTIMENTO DE MATISSE - E DESCONHEÇO SE ALGUM DELES PROFESSAVA OU PROFESSA O CATOLICISMO, CONTRASTA EM MUITO COM A ATITUDE DE ANDY CRADDOCK QUE INVOCANDO "a sua arte" NÃO TEVE PEJO DE, SEM AUTORIZAÇÃO SEQUER, UTILIZAR UMA IGREJA DE CULTO CATÓLICO ANGLICANO DO SÉC. XIII, COMO PANO DE FUNDO PARA AS SUAS FOTOGRAFIAS DE NUS, DESTA VEZ SÓ COM MULHERES.
DO MESMO MODO QUE HÁ UMA SEMANA, NUMA EXPOSIÇÃO PELA EUROPA, FOI EXPOSTA UMA BÍBLIA ABERTA EM QUE OS VISITANTES PODERIAM NELA ESCREVER TUDO O QUE LHES APETECESSE O QUE NÃO EXCLUÍU A FEITURA DE DESENHOS OBSCENOS.
QUANDO NÃO SE SABE RESPEITAR A LIBERDADE DOS OUTROS, NINGUÉM SE PODE ARROJAR A QUERER SER LIVRE !

Sem comentários:

Enviar um comentário