[google6450332ca0b2b225.html

terça-feira, fevereiro 23, 2010

A menina Luluzinha faz 75 anos

Little Lulu, a popular Luluzinha, criada por Marjorie Henderson Buell, a primeira autora de banda desenhada a ter sucesso nos Estados Unidos, completa hoje, terça-feira, 75 anos. Nasceu como cartoon no "The Saturday Evening Post", a 23 de Fevereiro de 1935.
O "gag" inaugural mostrava-a a lançar cascas de banana à frente de uma noiva que se encaminhava para o altar. Sempre com um vestido vermelho e com cachinhos nos cabelos, tendo entre oito e dez anos, era decidida, teimosa, mandona, inteligente e, por vezes, maliciosa. O seu carácter forte levou--a a protagonizar também uma revista aos quadradinhos (entre 1948 e 1984), uma tira diária de Imprensa (1950-1969) e desenhos animados (a partir de 1943), tendo chegado a rivalizar em popularidade com os principais heróis Disney. Nos Estados Unidos, nas décadas de 1940 e 1950, foi a cara dos lenços Kleenex e da Pepsi e os brasileiros Roberto e Erasmo Carlos inspiraram-se nesta BD para compor a música "A festa do Bolinha".
Com passagem discreta por algumas publicações nacionais, foi popularizada em Portugal através de revistas brasileiras, onde muitos puderam ler as suas aventuras, que decorriam em torno do quotidiano infantil, entre partidas, brincadeiras e zaragatas com os seus amigos, entre os quais se destacavam Tubby (Bolinha), Iggy Inch (Carequinha), Annie (Aninha), o riquinho Wilbur Van Snobbe (Plínio), a bela Glória ou Alvin James (Alvinho). Através deles, os diversos autores que passaram pela série, entre os quais se destacam John Stanley e Irving Tripp, abordavam também questões sociais como as diferenças entre os sexos (através do popular clube dos rapazes "Menina não entra"), pobreza/riqueza, vida escolar ou familiar, sempre com o humor como denominador comum.
Em 2009, foi lançada a revista "Luluzinha Teen e sua Turma", criada por artistas brasileiros, que explora a adolescência das personagens originais.

Sem comentários:

Enviar um comentário