[google6450332ca0b2b225.html

quarta-feira, agosto 12, 2009

Visitar museus virtuais

Se não pode viajar para ver Arte, dizemos-lhe como "entrar" em alguns dos melhores museus do Mundo, sem sair do lugar nem pagar bilhete.

Já experimentou fazer uma visita virtual ao Museu do Louvre, em Paris? Esteja onde estiver, pode, a partir desta janela, observar a vista arquitectónica na perspectiva de quem está presencialmente no museu, visitar as antiguidades egípcias, passear pelas galerias de artes decorativas, admirar as esculturas, a arte islâmica, entre outras possibilidades.

Este museu acolhe algumas das mais célebres obras de arte da História, como é o caso de "Mona Lisa", "Vénus de Milo" e obras primas de pintores de referência como Rembrandt, Goya e Michelangelo.

Também o MoMA - Museum of Modern Art nos deixa dar um salto até Manhattan, Nova Iorque para espreitar as suas exposições. O site, deste que é um dos museus de arte moderna e contemporânea mais relevantes do Mundo, permite escolher a perspectiva com que quer explorar o museu - um estreante, com a família, como estudante, educador, investigador e mais papéis ainda.

Madrid pode até ficar 'aqui ao lado', mas, se mesmo assim, fica fora do seu alcance, faça um clique na galeria virtual do Museo del Prado. Na página web do museu mais célebre da Espanha e um dos mais importantes à escala planetária, pode aceder a duas mil obras da sua colecção, pesquisando pelo nome do artista ou pelo título da obra de arte.

Não é o mesmo que vê-las na sua real dimensão, mas é uma outra forma de conhecer El Greco, Diego Velázquez, Tintoretto, Hieronymus Bosch, Peter Paul Rubens, entre muitos nomes de referência das Artes.

Outro museu espanhol, o Guggenheim, em Bilbao, também oferece uma visita virtual guiada na língua em que escolher - castelhano, euskara, inglês ou francês. O director do museu, Juan Ignacio Vidarte, faz as boas vindas. Depois, pode explorar o edifício desenhado por Frank O. Gehry, tendo uma perspectiva bem real do espaço; girar à volta de "Puppy", escultura de Jeff Koons; ou entrar nas salas de exposições.

O museu nacional de arte moderna do Reino Unido, o Tate, também está mais próximo do que um voo low-cost para Londres. Neste caso, o site permite navegar mediante o nome dos artistas ou das suas obras, mas também explorar, por exemplo, a "Artist rooms", assim como as várias vertentes do Tate - Britain, Modern, Liverpool e St. Ives.

http://www.louvre.fr;

http://www.moma.org;

http://www.museodealprado.es;

http://www.tate.org.uk;

http://www.tate.org.uk

Sem comentários:

Enviar um comentário