[google6450332ca0b2b225.html

sábado, janeiro 30, 2010

alberto escondido com o rabo de fora....

Têm sido muitas e coloridas as letras que nesta semana enchem os periódicos e versam a dívida da Ma(ma)deira.
Um estudo do BPI reza que a Madeira deve à banca 4.600 milhões de euros, ou seja, 92% do seu PIB.
Dizem as crónicas económicas que, desde o ano 2000, a dívida cresceu 1.000% sendo que a dívida ditecta é de 1.100 milhões e a indirecta de 1.500 milhões.  Feitas as somas, o valor desta mega dívida andará perto dos 6.000 milhões de euros e juros pagos ano de 250m....
Como é possível? Quem andou a jogar cascas de banana e quem urdio a peneira que vai tapando os olhos do povo?
É muito fácil. Vejamos então:
Há anos construiram-se matadouros municipais (ou regionais) em todos os concelhos. Hoje, essas infraestruturas estão abandonadas há meia dúzia de annos ou mais e TODO o gado é abatido no Santo da Serra (por cima do Aeroporto), ou seja, se eu tenho uma vaquinha para abater, dou-lhe um passeio turístico à minha custa do Porto Moniz ao Santo e depois pago o transporte de me devolverem a vaca (nem sei se a minha!) já devidamente pendurada. 
Construiram-se pavilhões gimno desportivos em quase todos os concelhos, cuja utilidade na usa os 50% em média, mas que dá um JEITÃO para as festas-jantares do PDD-PSD. No ano passado foi inaugurado um estádio municipal em Câmara de Lobos, com pompa, circunstância e comes e bebes, 11,5 milhões, que na infraestrutura do lado sul já está a ceder. Os túneis que, sem dúvida alguma facilitaram, qual buraco de queijo, a rede viária, matando as estradas turísticas que nunca mais viram manutenção e até estão fachadas, como a de S.Vicente/Porto Moniz, mas porque foram bras feitas ao ritmo das inaugurações, encerram mazelas e requerem contínua manutenção.
Neste mês, segundo consta no DN Madeira de hoje, o Governo Regional deu mais 250 mil euros ao Jornal da Ma(ma)deira, em que detém 99,97%, sendo este o valor de um duodécimo, sendo um duodécimo o nº a dividir por 12 quer isto dizer que o Jornal da Madeira deverá receber este ano, no mínimo, 3 milhões de euros. Segundo o tribunal de contas em 2008, e até 2007 o GR teria atribuído 23,4 milhões a esse jornal que, nessa altura já apresentada prejuízo acumulado de 33 milhões. E já lá vão dois anos.
Mas, perguntarão talvez, porquê tanto dinheiro para um jornal? Pois, é o jornal que é distribuído gratuitamente à população, que pomposamente se diz ser pertença da Diocese (00,03%) mas que diariamente debita os ódios, as mentiras, as omissões e as pretensas lavagens de cérebro que o (des)governo de AJJ manipula.
Até o próprio grupo parlamentar na Assembleia da República ficou pasmado com os valores divulgados...
E ainda querem comparar a Madeira aos Açores, que sustém 9 Ilhas, muitos mais hospitais, escolas, centros de dia, casas do povo, transportes, aeroportos,  assistência médica, etc, dadas as distâncias geográficas e seus condicionalismos.
tukakubana

1 comentário:

  1. ...então já não se pode fumar um charuto...
    ...e as obras inauguradas há pouco
    já arruinadas!
    fez-se, fez-se e fez-se sem olhar a meios financeiros disponíveis, nem a planeamentos equilibrados e douradouros...
    ...os Açores estão "mais atrazados..."diz-se mas parece que caminham com mais juizo...e sem ofender os representantes do País
    que foram eleitos também.
    Depois querem solidariedade...
    ...Quem semeou ventos colhe tempestades, é o que diz a sabedoria popular
    Até o sr.Silva deve estar-se a rir
    porque o monstro é enorme!
    F.A

    ResponderEliminar