[google6450332ca0b2b225.html

domingo, janeiro 17, 2010

Cientistas descobriram uma nova espécie de ave no Bornéu


14.01.2010 Público
Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de ave no coração das florestas tropicais do Bornéu, foi ontem anunciado. Agora esperam que o feito consiga ajudar a conservar a natureza naquela ilha.
A pequena ave, cinzenta com riscas brancas, foi avistada a 18 de Junho de 2009 na área protegida do Vale Danum, no estado de Sabah, por um grupo de três investigadores que incluiu o biólogo David Edwards, da Universidade de Leeds, Inglaterra. A espécie ainda não tem nome científico atribuído.
A ave, de uma "beleza subtil", foi observada a alimentar-se das bagas de uma árvore na floresta tropical do Bornéu, contou ao PÚBLICO David Edwards. "Este foi o único local onde esta ave foi avistada. Por isso, conhece-se muito pouco sobre as suas exigências em relação ao habitat", acrescentou.
No entanto, o bíólogo avança que existem, pelo menos, "duas claras ameaças à sua sobrevivência como espécie: abate de árvores no seu habitat, através do desaparecimento das árvores altas das quais depende, e a exploração da floresta para óleo de palma, algo que está a ocorrer a um ritmo alarmante".
As florestas tropicais do Bornéu "são um dos habitats com maior diversidade de espécies em todo o mundo", salientou Edwards, lembrando que "albergam numerosas espécies raras e exóticas". "Esta descoberta volta a mostrar que ainda existem muitas descobertas excitantes para serem feitas nestas florestas".
A má notícia é que, "apesar da sua diversidade esplendorosa, estas são talvez as florestas tropicais mais ameaçadas do planeta e necessitam de protecção urgente", alertou.
A descoberta é públicada hoje na revista "BirdingASIA", do Oriental Bird Club.
Esta segunda-feira foi lançado oficialmente 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade. A iniciativa pretende ajudar a proteger animais e plantas de ameaças como a perda dos habitats devido à expansão das zonas urbanas e das estradas, mas também devido às alterações climáticas e introdução de espécies exóticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário