[google6450332ca0b2b225.html

domingo, janeiro 31, 2010

"We are the World"

 

Foi a 28 de Janeiro de 1985 que muitas estrelas pop se juntaram para gravar 'We Are the World', que então contribuiu com vários milhões para a luta contra a fome em África. Quincy Jones vai juntar novas vozes para, em Fevereiro, gravar nova versão, para recolher fundos em favor do Haiti.
Pode uma música mudar o mundo? Há precisamente 25 anos, uma constelação de artistas norte-americanos, mas de dimensão mundial, acreditava que sim. E foi a 28 de Janeiro de 1985 que se realizou a última e definitiva sessão de gravação do histórico We Are the World, concretizando-se assim o sonho de Harry Belafonte, o activista social por trás deste projecto.
Sob o nome USA for Africa, alguns dos artistas mais famosos da altura juntaram-se numa noite num estúdio na Califórnia para gravar este clássico, que contribuiu com 60 milhões de dólares (cerca de 43,2 milhões de euros) para combater a fome em África. Já o single, lançado em Março, vendeu mais de 20 milhões de cópias. O tema escrito por Lionel Ritchie e Michael Jackson acabaria por se tornar no mais emblemático dos singles de solidariedade.
Na altura, Jackson, que morreu a 25 de Junho de 2009, vivia um dos picos da sua carreira. Mas são poucas as estrelas de então que ainda hoje vivem sob o mesmo estatuto. Por exemplo, Cindy Lauper, que foi das mais bem-sucedidas cantoras dos anos 80, vive hoje uma carreira essencialmente focada nos palcos da Broadway. Tina Turner já anunciou, pela segunda vez, a reforma, tendo terminado a última digressão no ano passado. Paul Simon, que viria a gravar um ano depois de We Are the World um dos seus álbuns mais marcantes, Graceland, vê hoje esse mesmo disco a conhecer estatuto de especial influência em muita da nova música da primeira década dos anos zero. Bob Dylan passava por um período de sucesso menor, tendo apenas regressado à ribalta em meados dos anos 90. Lionel Ritchie, então uma estrela global, regressou aos discos em 2009 com alguns nomes da música urbana (Akon e Ne-Yo) em Just Go. Outros, como Diana Ross ou Stevie Wonder, há muito não editam. Kim Carnes ou Kenny Loggins, muito conhecidos nos Estados Unidos anos 80, são hoje figuras quase esquecidas...
E, como este ano se celebram os 25 anos de We Are the World, Quincy Jones, que produziu o tema, já anunciou que vai juntar artistas como Alicia Keys, Justin Timberlake ou Sting para gravarem na primeira semana de Fevereiro uma nova versão deste clássico, cujas receitas vão reverter a favor das vítimas do terramoto que há semanas assolou o Haiti.

Sem comentários:

Enviar um comentário