[google6450332ca0b2b225.html

sexta-feira, janeiro 29, 2010

Um casal britânico usava um vaso de porcelana chinesa avaliado em 578 mil euros para pousar os guarda-chuvas.

O vaso, com mais de dois séculos e meio, resistiu 50 anos em casa de um casal de idosos, que viu na forma de ânfora o depósito ideal para guardar os guarda-chuva encharcados ao entrar em casa.
Oriundo do período do Imperador Qianlong, terá sido concebido por volta de 1740, na China, quando a porcelana chinesa atingiu o máximo da qualidade, nunca mais superado.
Com mais de dois séculos e meio, o vaso resistiu, com apenas alguma tinta esbatida e uma rachadela. Vai a leilão a 11 de Fevereiro e espera-se que renda cerca 500 mil libras, cerca de 578 mil euros;, poderia valer o dobro se estivesse intacto.
Não se sabe ao certo como e quando o vaso chegou a Inglaterra, mas os primeiros estudos relacionam a peça com o espólio de Florence Nightingale, a pioneira enfermeira de Florença que se radicou em Londres, onde faleceu em 1820.
"É uma descoberta excepcional, de importância considerável", disse Stuart Marchant, da Marchant , empresa líder em Inglaterra no comércio de porcelana chinesa. "A pintura da paisagem é muito requintada", argumentou, em declarações à Sky News.
O vaso vai ser leiloado pela Dukes, de Dorchster, no Reino Unido, e está em destaque na página da leiloeira na internet. Uma imagem interactiva permite rodar e observar o vaso ao pormenor.
in: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário