O quadro de Bartolomé Esteban Murillo, “O casamento místico de Santa Catarina”, doado por Isabel II de Espanha ao rei D. Luís, tinha sido doado pela rainha, 10 anos antes ao Papa Pio IX. Mas o presente que seguiu para o Vaticano era uma cópia, conta o siste da revista "The art newspaper". O quadro pertence hoje à colecção do Museu Nacional de Arte Antiga.O episódio foi revelado pelo investigador português Hugo Xavier, que, num estudo sobre documentos do Palácio Nacional da Ajuda, encontrou dados que revelam a doação feita por Espanha a Portugal, países entre os quais, na segunda metade do século XIX, corriam boas relações políticas. Tão boas que, segundo o investigador, Isabel II de Espanha não queria estragá-las.
Por isso a cópia falsa seguiu para o Vaticano, onde a farsa só foi detectada em 1958. Foi nesse ano, num restauro, que se descobriu que se tratava de uma cópia.
in: Publico on linePor isso a cópia falsa seguiu para o Vaticano, onde a farsa só foi detectada em 1958. Foi nesse ano, num restauro, que se descobriu que se tratava de uma cópia.
Se em 1958 já se sabia que era falso... porque é que as notícias chegam com mais de 5 décadas de atraso?
ResponderEliminar