"HOJE É DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA O TRABALHO INFANTIL
Uma criança que trabalha é uma criança a quem obrigam a crescer depressa, que se esquece de brincar e ter tempo para....ser criança.
A quem se exige QUE NEM SEQUER O APRENDA . É uma criança que não conhece o calor dos braços e dos mimos da mãe...as gargalhadas incontroláveis dadas à mesa quando o pai impõe respeito, que se tem, mas não se consegue mostrar. Que não imagina com os irmãos os primos e os amigos viagens à terra do nunca... E em adulto nunca sabe onde fica a Terra do Nunca! Uma criança que trabalha levanta-se cedo,... e eventualmente, vai à escola. Uma criança que trabalha não é só aquela que "ajuda" uma horinhas, também é aquela que ajuda no trabalho rural e aquela que cuida das crianças mais pequenas, enquanto os pais vão trabalhar...aquela que é utilizada como mão de obra barata e repugnante... Será que é esta a vida de criança...isto é ser criança?...Roubar a uma criança os seus momentos de criança é tão violento como dizer-lhe que não pode beber água se tem sede."
Net, Brasil (não fiz correcção de texto propositadamente)
NOTA DA REDACÇÃO-TAMBÉM AS NOSSAS CRIANÇAS DE HOJE, NOS PAÍSES DA EUROPA DITOS DESENVOLVIDOS,SÃO "CIVILMENTE VIOLENTADAS";NÃO LHES FALTA CONDIÇÕES DE HIGIENE, COMIDA, ESCOLA ETC. MAS CARREGAM MOCHILAS COM UM PESO IMENSO QUE LHES DÁ UM INFANTIL ANDAR CURVADO. COM A ESCOLA A TEMPO INTEIRO, AS ACTIVIDADES EXTRA ESCOLARES, SAEM DE CASA DE MANHÃ E REGRESSAM À NOITE, NÃO TÊM TEMPO PARA DIALOGAR COM OS PAIS, A FAMÍLIA REDUZ-SE AO NÚCLEO DO DIA A DIA -LEVANTAR,COMER,TOMAR BANHO, COMER E DEITAR -, OS AVÓS. OS PRIMOS, OS TIOS VÊEM-SE SÓ NOS DIAS DE FESTA, E O TEMPO DE JOGAR À BOLA, DE SUBIR ÀS ÁRVORES, JOGAR ÀS ESCONDIDAS, OS JOGOS CASEIROS COMO O LOTO, O JOGO DA GLÓRIA, O MONOPÓLIO, SÃO SUBSTITUÍDOS PELA SEMPRE OMNIPRESENTE TELEVISÃO.NÃO SERÁ ISTO UMA VIOLÊNCIA "CIVILIZADA"? O STRESS INFANTIL, JÁ RECONHECIDO COMO DOENÇA PEDIÁTRICA, QUE CONSEQUÊNCIA TERÁ NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO ADULTO'
Sem comentários:
Enviar um comentário