[google6450332ca0b2b225.html

domingo, junho 28, 2009

Primeiros Europeus praticavam o canibalismo

O Homo antecessor, a primeira espécie humana a povoar a Europa há mais de um milhão de anos, comia os seus adversários depois de matá-los em combate e praticava regularmente a antropofagia para se alimentar e não como cerimónia ritual.
A descoberta foi feita por arqueólogos em Atapuerca, perto de Burgos (norte de Espanha), considerado um dos sítios arqueológicos mais importantes da Europa porque já foram aí encontrados sete mil fósseis humanos. Este sítio, onde há escavações há 30 anos, é Património Mundial da UNESCO desde 2000.
José Bermúdez de Castro, sub-director de Atapuerca, afirmou à agência France Press que "este é o primeiro caso de canibalismo bem documentado da história da Humanidade". Os restos fossilizados agora descobertos pertenciam a crianças e adolescentes e estavam misturados com restos de cavalos, rinocerontes e outros animais de caça.
O Homo antecessor é, provavelmente, o antepassado comum à nossa espécie - o Homo sapiens - e ao homem de Neandertal, que viveu na Europa até há 28 mil anos. E, segundo os arqueólogos de Atapuerca, instalou-se nas grutas da região há 800 mil anos, quando a comida era abundante na Península Ibérica, devido ao clima húmido e ameno.
O nosso antepassado terá chegado à Europa vindo do Médio Oriente através do Cáucaso, e fabricava utensílios de pedra muito simples destinados a cortar a carne e os ossos dos animais de caça, bem como - sabe-se agora - dos próprios seres humanos.

NOTA DA REDACÇÃO - HOJE EM DIA O CANIBALISMO PERSISTE, AINDA QUE FEITO DE OUTRA FORMA: A CORRUPÇÃO QUE GRASSA EM TODOS OS PÓLOS DA SOCIEDADE E O CAPITALISMO SELVAGEM QUE AUMENTA O FOSSO ENTRE AS MINORIAS DE RICOS E AS MAIORIAS DE POBRES, SÃO DISSO EXEMPLO.


Sem comentários:

Enviar um comentário